Novas Tecnologias e Construção de Conhecimento: Reflexões e Perspectivas

Description

Mind Map on Novas Tecnologias e Construção de Conhecimento: Reflexões e Perspectivas , created by Bianca De Conti on 20/04/2019.
Bianca De Conti
Mind Map by Bianca De Conti, updated more than 1 year ago
Bianca De Conti
Created by Bianca De Conti almost 5 years ago
54
0

Resource summary

Novas Tecnologias e Construção de Conhecimento: Reflexões e Perspectivas
  1. Construcionismo
    1. O Construcionismo é uma teoria educacional (ou de aprendizagem) desenvolvida pelo matemático Seymour Papert, a qual procura explicar o que é conhecimento e como ele é desenvolvido pelas pessoas em diferentes momentos de sua vida.
      1. Tecnologia
        1. Mídias estas que priorizassem a interação dos alunos com objetos e a realização de projetos que fossem ricos em termos de mobilizar o potencial de aprendizagem dos estudantes.
          1. A importância do computador e das novas tecnologias para a educação está ampliada atualmente, pois num mundo globalizado e cada vez mais complexo, embora haja muito mais o que se aprender, há muito mais é melhores maneiras de se aprender, graças às novas tecnologias.
          2. Papert utilizou os resultados de Piaget para repensar a educação, ou seja, valeu-se de uma teoria epistemológica para elaborar uma teoria educacional - o que é bastante coerente, pois pensar sobre a educação depende das concepções que se tem sobre conhecimento, embora muitas vezes isso seja relegado por educadores.
          3. Espiral de Aprendizagem
            1. É justamente por esse motivo que a programação de computadores, especialmente em Logo, é um dos aspectos mais enfatizados pelos construcionistas, pois possibilita visualizar e manipular as estratégias e idéias empregadas na solução de um problema. A atividade cognitiva de um aprendiz ao programar o computador pode ser representada por uma espiral, formada pelas ações de descrição-execução-reflexão-depuração, que auxilia o entendimento de como se dá o processo de construção de conhecimento (VALENTE, 2002).
              1. A ação de descrição corresponde à explicitação das idéias, conceitos e estratégias que o aprendiz usa para elaborar seu programa (projeto), e oferece ao professor a oportunidade de "ver" o processo de raciocínio do aluno e entender o que está sendo feito, os problemas conceituais etc.
              2. Estudos Realizados
                1. Estudo 1 Envolveu a produção de websites sobre temas diversos. Nesta pesquisa foi criado um ambiente de aprendizagem construcionista que tinha por contexto a criação de páginas da web, que é uma atividade que impõe restrições tanto a ação quanto a de execução, pois diferentemente da programação, o aluno não necessita descrever todas as suas idéias sobre o design da da página enquanto seleciona uma determinada informação ou mídia na qual ela será apresentada, é o computador executa a sequência de informações, não as informações.
                  1. Estudo 2 Envolveu a produção de jogos eletrônicos, foi desenvolvido em uma escola pública com oito alunos da 6° série do ensino fundamental. Estes alunos se dividiram em dois grupos e criaram dois jogos sobre o tema Números Inteiros- conteúdo que ainda não haviam trabalhado de maneira formal na disciplina de Matemática. Os jogos eram do tipo RPG, modalidade de jogo que se utiliza da representividade como fator determinante.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Social Influence
                  smita089
                  Geometry Formulas
                  Selam H
                  Maths C4 Trig formulae (OCR MEI)
                  Zacchaeus Snape
                  Biology- Genes and Variation
                  Laura Perry
                  AQA GCSE Physics Unit 2.2
                  Matthew T
                  A Christmas Carol Quotes
                  0serenityrose0
                  Unit 1: Business Studies GCSE
                  Libby Rose
                  Marriage and Family Life - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
                  nicolalennon12
                  Maths GCSE - What to revise!
                  livvy_hurrell
                  AQA GCSE Physics Unit 2
                  Gabi Germain
                  RadioTelefonia
                  Adriana Forero