O mundo urbano

Description

Parte 4
João Frigeri
Mind Map by João Frigeri, updated more than 1 year ago
João Frigeri
Created by João Frigeri over 4 years ago
4
0

Resource summary

O mundo urbano
  1. Favelização
    1. A favelização é um fenômeno que acompanhou o processo de urbanização, prinpamente nas grandes cidades. Nos países em desenvolvimentos, a expansão dos centros urbanos ocorre em um contexto em que a apropriação e o uso econômico de áreas mais valorizadas pelas parcelas mais ricas da população, aliadas à falta de intervenção e planejamento por parte do poder público, deslocou as populações migrantes para áreas periféricas, menos dotadas de equipamentos e serviços públicos.
      1. Normalmente nas favelas os objetos de infraetrutura urbana estão ausentes e as condições de vida são muito precárias. Segundo o relatório da ONU o estado das cidades do mundo 2006-2007, "as condições de moradia afetam quem vive nas favelas, eles passam mais fome, têm menos educação, menos chances de trabalho nas cidades.
    2. Formação das megacidades e megalópoles
      1. As cidades populosas possuem grandes mercados consumidores e reservas de mão de obra. Seu crescimento populacional é estimulado pela implantação de fábricas e pela ampliação de comércio, estes impulsionam o desenvolvimento dos transportes, das comunicações e dos serviços. Desse modo, bancos são instalados, configurando um setor financeiro de crescente complexidade, bem como infraestruturas ferroviárias e rodoviárias, energéticas e telefônicas servem às novas atividades econômicas.
        1. As megalópoles são aglomerações urbanas constituídas da articulação física e econômica entre duas ou mais metrópoles. O imenso eixo urbano polarizado por Boston, Nova York, Novas Jerseym Filadélfia, Baltimore e Washington forma Bos-Wash, a primeira megalópole a se constituir. Ela se localiza na costa leste dos Estados Unidos, ocupa áreas de dez estados e inclui centenas de governos municipais.
          1. A população e a produção industrial, no Japão, encontram-se em grande parte concentradas no litoral sudeste, onde se formou o aglomerado de Tokaido, megalópole cujos extremos são as metrópoles de Tóquio, Yokohama e Osaka, abrangendo ainda os grandes centros urbanos de Nagoya, Kobe e Kyoto.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Períodos geológicos
          Alessandra S.
          Projeto Med 2015: História e Geografia
          elisacoltro
          O Clima - Geografia
          GoConqr suporte .
          Simulado Geografia
          Marina Faria
          Geografia do Brasil
          JOISSE DE OLIVEIRA
          Geografia - Mapa do Brasil
          GoConqr suporte .
          Blocos econômicos
          Ighor Ferreira
          CLIMA GEOGRAFIA
          Alice Sousa
          Revolução Industrial século XVIIl e XIX
          izabelamendeslop
          Geografia- ENERGIA
          jpedrohenriques
          Geografia - Cartografia
          Jessica Caroline de Macedo