HISTÓRIA DAS AGRICULTURAS NO MUNDO

Description

Nutrição Mind Map on HISTÓRIA DAS AGRICULTURAS NO MUNDO, created by Ana Vasconcelos on 06/03/2020.
Ana Vasconcelos
Mind Map by Ana Vasconcelos, updated more than 1 year ago
Ana Vasconcelos
Created by Ana Vasconcelos about 4 years ago
23
0

Resource summary

HISTÓRIA DAS AGRICULTURAS NO MUNDO
  1. PRÉ-HISTÓRIA
    1. -A princípio, a agricultura ocupava uma função complementar na alimentação, sendo assim colocada como outra via de sobrevivência paralela à caça e a busca de frutos ou plantas. -Após a última glaciação, por volta de 10000 anos a.C., foi que as alterações do clima foram dando maior espaço para o desenvolvimento da técnica agrícola.
      1. -Enquanto os homens saiam para caçar, as mulheres ficavam esperando, geralmente comendo frutas. E ao cuspir as sementes no chão, com o passar do tempo descobriram que as plantas germinavam e com isso deixaram de ser nômades e passaram a cultivar.
        1. -As primeiras tribos passaram a ser comandadas por um patriarca. Liderando a população tribal e garantindo a organização das colheitas. As colheitas eram preparadas com a força de trabalho de todos os indivíduos. A economia possuía um caráter eminentemente subsistente, impossibilitando o acúmulo de excedentes.
      2. PERÍODO NEOLITICO
      3. IDADE ANTIGA
        1. -A prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. -Ocasionalmente, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.
          1. -As técnicas agrícolas desenvolvidas foram se tornando mais complexas. O domínio sobre os períodos de chuva e estiagem, as técnicas de irrigação e o invento do arado-semeador aumentaram significativamente a produção agrícola. Com isso, as populações aumentaram e as primeiras trocas comerciais começaram a surgir a partir dos excedentes gerados pelas melhores colheitas. Com isso, as primeiras diferenciações sócio-econômicas surgiam no interior dessas sociedades.
        2. IDADE MÉDIA
          1. O período de mil anos entre a queda de Roma, no século V, e o começo do Renascimento no século XV, é conhecido como a Idade Média.
            1. -Os arados, as enxadas, as foices e outras ferramentas fabricadas com o ferro e o aço provenientes dos novos fornos, combinados com o aumento da população rural livre, provocaram um decisivo aumento da produção agropecuária. Desta forma, puderam-se lavrar os solos pedregosos dos altos planaltos, os sopés das montanhas e os terrenos puderam ser desflorestados. O aço das novas ferramentas da lavoura acabava com todos os obstáculos.
              1. -A sociedade medieval baseou a sua economia num tipo de agricultura de subsistência bastante primitiva face à produção agrícola moderna.
                1. -A agricultura tornou-se mais produtiva, porque novas terras foram cultivadas e porque houve uma melhoria nas técnicas de plantação e na variedade das safras. Pouco a pouco as instituições de uma sociedade feudal levaram a uma economia de capital. -Os trabalhadores e servos do campo começaram a ganhar pequenos salários. O trabalho no feudalismo era exclusivo dos servos que não eram escravos,
                  1. -Na Idade Média a economia esteve praticamente centrada na agricultura em que os feudos produziam grande parte dos produtos que necessitavam de consumir. -A Idade Média foi também responsável por importantes avanços, sobretudo no que diz respeito à produção agrícola: inventaram-se o moinho, a charrua (um arado mais eficiente) e técnicas de adubamento e rodízio de terras.

                    Annotations:

                    • -Umas das técnicas agrícolas surgidas na Idade Média consistia na alternância dos campos utilizados de forma a, garantir a recuperação da fertilidade das diferentes áreas de cultivo. -A produção agrícola medieval foi deveras influênciada pelos mionhos de vento e água. Pois, tais elementos permitiam um acréscimo de produtividade agrícola não negligenciável, especialmente no que concerne à produção de farinhas o que em última análise poderia fazer a diferença entre o povo/servos passarem fome ou não. -Um outro elemento/ferramenta que contribuiu de forma decisiva para o incremento da produtividade agrícola medieval foi a invenção do arado de ferro que permitiu pela primeira vez que, solos ditos "pesados" pudessem ser cultivados.
                    1. -O sistema medieval de produção agrícola baseava-se em duas faixas nas quais uma era utilizada para o plantio de um cereal e na outra faixa plantavam-se legumes da família das ervilhas ou dos feijões.
                2. Porém, numa sociedade agrícola sem máquinas (pré-industrializada), pouco instruída, extremamente dependente do clima e das vontades e desejos das classes sociais dominantes (nobreza e o clero) a "fome" , a "doença" e a "morte" escureciam o cenário da Idade a que muitos designaram por "Idade das Trevas".
                3. IDADE MODERNA
                  1. -Os monges, em particular os beneditinos, dedicaram-se com inventividade a seus campos, drenando pântanos, elaborando novas técnicas e plantando seus próprios cereais, pomares e vinhedos. Além disso, copiaram e conservaram muitos documentos antigos e contemporâneos sobre a agricultura.
                    1. -A agricultura de Flandres, no final da Idade Média, deu um exemplo altamente expressivo do que pode o esforço humano ante condições adversas. Os solos dessa região ou eram arenosos ou eram argilosos, pesados, difíceis de trabalhar pelo arado e duros na estação seca.
                      1. -Não obstante, desde o século XIV aboliu-se o sistema de rotação trienal em Flandres, e as terras de pousio foram substituídas por pastos artificiais e culturas de nabos. Os lavradores aplicavam toda espécie de adubo a seu alcance: a lama dos canais, restos de comida, estrume de gado e sobretudo dejetos humanos adubo tão representativo de Flandres quanto da China. Assim, no século XVII, às culturas de verão (cereais ou linho) sucediam as culturas de inverno, constituídas sobretudo de raízes, como o nabo e a cenoura.
                        1. -Enquanto a Europa central e a ocidental nem sequer vislumbravam um rompimento com a tradição da rotação trienal, já a agricultura intensiva dos Países Baixos apresentava um mosaico de campos de beterraba, linho, fumo, chicória, favas, feijão, batata, entremeados de ricas pastagens para gado leiteiro.
                          1. -A decadência do sistema de rotação trienal da Idade Média teve como causa básica a industrialização urbana, iniciada com a criação de manufaturas. A burguesia mercantil que nelas se apoiava passou a adquirir madeira, lã e outros produtos do campo em quantidades cada vez maiores. Os nobres interessaram-se em participar dos negócios explorando diretamente as florestas, impedindo que os camponeses aí cortassem lenha e caçassem, e começaram a tomar e a cercar os pastos.
                            1. -Na Inglaterra, onde o processo se evidenciou, a nobreza se interessou em vender lã às manufaturas de Flandres e, mais tarde, à burguesia do próprio país. O fechamento dos campos comuns, que deu origem na Inglaterra às chamadas enclosures, teve uma evolução rápida: 121.500 hectares foram cercados de 1710 a 1760, e desse ano até 1840 cercaram-se aproximadamente 2.800.000ha. Com isso se consolidava o latifúndio, um dos marcos no estabelecimento da agricultura moderna.
                              1. -Intensificando-se a exploração da terra, na Idade Moderna, intensificaram-se também as preocupações científicas em relação à vida das plantas e ao melhor aproveitamento do solo. Já em meados do século XVI, o naturalista e ceramista francês Bernard Palissy projetou-se como pioneiro da agronomia ao enfatizar que os cuidados com o solo e a adubação eram essenciais à racionalização dos cultivos. Em palestras e escritos que marcaram época, Palissy procurou converter em leis o saber de ordem prática que os lavradores detinham; assinalou por exemplo como as cinzas da palha queimada restituíam à terra os sais que as plantas tinham extraído para com eles nutrir seu crescimento. Grande influência sobre o progresso agrícola teve também Olivier des Serres, que substituiu em sua granja-modelo de Pradel os métodos tradicionais de pousio pela adubação verde.
                                1. -Teorias como a dos "sucos próprios da terra", sustentada por Jan Baptista van Helmont e Francis Bacon, segundo a qual o nutriente mais importante das plantas era a água, foram difundidas na mesma época.
                  2. IDADE CONTEMPORÂNEA
                    1. -O fenômeno historicamente conhecido como revolução industrial foi o impulso que gerou a modernização da agricultura inglesa, a partir da segunda metade do século XVIII. Ao mesmo tempo, deu em linhas gerais o modelo de produtividade em constante fomento que seria o grande trunfo do ocidente moderno e em etapas graduais se aplicaria às regiões mais diversas. -Sob o aspecto do imediatismo da prática, a indústria nascente influenciou a agricultura ao fornecer-lhe as primeiras máquinas realmente eficazes. Sob o aspecto econômico, forneceu-lhe mercados urbanos em expansão, não só pelo número maior de habitantes, mas também por seu poder aquisitivo igualmente maior.

                      Annotations:

                      • O campo, com a introdução de novas máquinas, tornou-se mais dependente da cidade
                      1. -Na mesma época, outras inovações foram concebidas no próprio meio rural, como a substituição do boi pelo cavalo na tração do arado. -Em Norfolk fazia-se a correção dos solos arenosos com argila e marga. A rotação de culturas usual era a quatro termos: nabo, cevada, trevo e trigo, com variações. Na essência, faziam-se cultivos sucessivos de cereais de inverno (sobretudo trigo, centeio ou cevada), raízes (beterraba, nabo ou batata) e forragens (como o trevo). Evitava-se que duas colheitas de cereais se sucedessem imediatamente. Entre uma colheita e o plantio seguinte, o solo era arroteado e adubado com esterco ou composto.
                        1. -Após a Revolução Industrial no mundo houve a entrada dos maquinários e o avanço da tecnologia na agricultura, possibilitando ter produções agrícolas em alta escala, pois havia uma preocupação com o aumento da população no mundo e como os alimentar. A tecnologia nos propiciou a ter plantas com maior resistência aos fatores climáticos, pragas, doenças e plantas com maior rentabilidade de produção e diminuição de perdas. Hoje com a utilização de tecnologia ela nos permite cultivar produtos praticamente o ano todo, com a utilização de técnicas de cultivo protegido, plantio direto e agricultura de precisão.
                          1. -A agricultura de precisão é uma técnica que vem se destacando no agronegócio, que é a utilização de tecnologia e maquinários na agricultura, seja na adubação, plantio, pulverização e colheita
                            1. -Hoje o Brasil é considerado o celeiro do agronegócio do mundo, sendo um dos maiores exportadores de grãos do mundo, as perspectiva para daqui alguns anos é que o Brasil seja responsável por abastecer o mercado alimentício do mundo, pois o Brasil possui um grande território para cultivo e um clima favorável.
                              1. -Os benefícios que a tecnologia e a utilização de maquinários trouxeram para o agronegócio foram muitos, mas também houve conseqüências, pois com a entrada da agricultura mecanizada, a demanda por mão-de-obra diminui, pois uma máquina faz o trabalho de vários homens, obrigando o trabalhador rural a se deslocar para os centros urbanos.

                                Annotations:

                                • O que se observa ao longo dos anos é que quanto mais se moderniza o cultivo mecânico na agricultura, a demanda por mão-de-obra é menos necessária para realizar as atividades rurais. O êxodo rural aumenta a taxa de desemprego nas cidades, aumenta o surgimento de favelas, ocasionando a falta de saneamento básico para a população.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    PROTEÍNAS
                    Carolinne Neves
                    Cuidados de enfermagem na nutrição parenteral
                    priscillab
                    NUTRIÇÃO
                    liviadamaso
                    VITAMINAS E MINERAIS
                    Fernanda Motta
                    Desnutrição protéico-energética
                    jack.lour
                    Inflamação
                    Maria K Luzzi
                    Vitaminas e minerais
                    Giovana Vechi
                    MAPA MENTAL
                    Kamila Trainotti
                    Lípidios
                    thainara dalposso
                    INFLAMAÇÃO
                    Orence Couthon
                    PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
                    Jaine Bezerra Costa