Principais Agravos em Saúde Bucal SUS

Description

7 gravidades
Regina Santos
Mind Map by Regina Santos, updated more than 1 year ago More Less
Regina Santos
Created by Regina Santos almost 4 years ago
Regina Santos
Copied by Regina Santos almost 4 years ago
6
0

Resource summary

Principais Agravos em Saúde Bucal SUS
  1. Edentulismo

    Annotations:

    • O edentulismo é resultante de diversos e complexos determinantes, tais como: as precárias condições de vida, a baixa oferta e cobertura dos serviços, o modelo assistencial predominante de prática mutiladora aliadas às características culturais que exercem significativa influência sobre o modo como a perda dentária é assimilada.
    1. Principais Fatores de Risco
      1. O edentulismo é uma marca da desigualdade social, uma vez que ser morador da zona rural em municípios com menos de 10 mil habitantes.
        1. falta de acesso a tratamentos básicos e especializados da cárie e da doença periodontal.
        2. Abordagem
          1. Coletiva

            Annotations:

            • Para a prevenção desse agravo em saúde bucal recomenda-se a mudança do modelo de oferta dos serviços odontológicos, buscando a incorporação e a universalização das tecnologias preventivas das principais doenças bucais (cárie e doença periodontal) que causam o edentulismo e de procedimentos reabilitadores que preservem os elementos dentais, por meio da organização de uma rede de cuidados progressivos em saúde bucal, conforme as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal.
            1. Individual

              Annotations:

              • Para diminuir o grande contingente de dentes perdidos por seqüelas da cárie e doença periodontal na população brasileira, faz-se necessário a organização e qualificação dos serviços odontológicos realizados na atenção básica, proporcionando: • A incorporação e a universalização de tecnologias preventivas individuais e coletivas para as doenças bucais mais comuns. • A universalização e acesso precoce da população da área de abrangência aos procedimentos de controle coletivo da cárie e doença periodontal, como por exemplo, Tratamento Restaurador Atraumático, tratamento clínico-restaurador básico e controle da doença periodontal. • Oferta de procedimentosreabilitadores de baixa complexidade como ostratamentos endodônticos conservadores em dentes permanentes, com grande impacto no sentido de preservar e manter o maior número possível de elementos dentais. • Oferta de próteses dentárias com o objetivo de construir uma política de inclusão social de adultos e idosos edêntulos, minimizando as seqüelas da prática odontológica mutiladora, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. • Organização da rede progressiva de cuidados odontológicos, como estabelecimento dos fluxos de referência e contra-referência para as diversas especialidades dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) com o objetivo de buscar a integralidade da atenção à saúde bucal.  
          2. Traumatismos dentários

            Annotations:

            • Apesar da existência de poucos estudos de base populacional sobre prevalência de traumatismo na dentição permanente, no Brasil, os crescentes índices de violência (agressões, espancamentos), os acidentes de trânsito e outros provocados por diversas causas externas, como as atividades esportivas e brincadeiras realizadas em ambientes pouco seguros e sem o uso dos equipamentos de proteção, têm transformado o traumatismo dentário em um problema freqüente em saúde pública.
            1. Fatores de Risco
              1. Fatores ambientais da vida familiar

                Annotations:

                • áreas de residência, trabalho, escola, tipos de diversão, área de lazer e condição sócio-econômica que predisponham aos acidentes. 
                1. Fatores humanos

                  Annotations:

                  • Condições físicas (como o trespasse horizontal acentuado e a hipotonia labial); condições comportamentais (como o hábito do uso dos dentes como ferramenta para prender ou cortar objetos), personalidade hiperativa, falta de uso de instrumentos de proteção contra acidentes (cintos de segurança, protetores bucais e faciais na prática de esportes, capacetes, uso de assentos especiais para crianças pequenas)
                2. Abordagem
                  1. Coletiva
                    1. Individual
                  2. Fluorose dentária

                    Annotations:

                    • A fluorose é uma anomalia do desenvolvimento e ocorre por ingestão prolongada de flúor durante o período de formação dos dentes e maturação do esmalte. É caracterizada por aumento da porosidade do esmalte, fazendo com que este pareça opaco. 
                    1. Principais Fatores de Risco
                      1. Presença de flúor em teores acima do recomendado nas águas de abastecimento público, originado do processo de fluoretação ou naturalmente existente nos mananciais;
                        1. Uso concomitante de duas ou mais formas de ingestão de flúor (sistêmico). Ex: água fluoretada e uso de medicamentos contendo flúor
                          1. Ingestão de creme dental na fase de formação dentária em locais com água fluoretada
                            1. Ausência de sistema de vigilância dos teores de flúor nas águas de abastecimento público e nas águas minerais embaladas
                            2. Abordagem
                              1. Coletiva

                                Annotations:

                                • Organização das Ações de Vigilância à Saúde com Ênfase para Prevenção e Detecção da Fluorose. Ações de Promoção à Saúde (intersetoriais e educativas)
                                1. Individual

                                  Annotations:

                                  • Diagnóstico:  Clinicamente a fluorose dentária apresenta desde finas linhas brancas, que podem tornar-se amareladas ou marrons pela impregnação de corantes dos alimentos, até várias formas de erosão. A severidade da fluorose está na dependência da dose (teores e quantidade), da idade em que ocorreu a ingestão, tempo de exposição e pode levar a perdas de partes do esmalte com deformidade anatômica dos dentes. Tratamento:Formas mais graves de fluorose dentária podem, às vezes, ser consideradas um incômodo estético para o paciente, sendo indicando o tratamento das manchas. Esse tratamento consiste em lixar o esmalte poroso externo até que a mancha, provocada pela impregnação do esmalte poroso por pigmentos da alimentação, seja removida.
                              2. Doença periodontal

                                Annotations:

                                • A doença periodontal deve ser vista como um processo de desequilíbrio entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente, que tem como principal determinante a placa bacteriana, a partir das diferentes respostas dadas pelo hospedeiro. 
                                1. Principais Fatores de Risco
                                  1. Fatores culturais e sócio-econômicos; Diabetes; Fumo; Ausência de controle de placa; Imunodepressão e stress
                                  2. Abordagem
                                    1. Coletiva
                                      1. Organização das ações de vigilância

                                        Annotations:

                                        • sobre os sinais de risco em saúde bucal: risco social, falta de acesso à escovação, sangramento/secreção gengival, diabetes mellittus, imunodepressão e fumo.
                                        1. Ações de promoção à saúde

                                          Annotations:

                                          • (ações intersetoriais e ações educativas) principalmente associadas aos grupos de cuidado com diabetes mellittus, fumo, gestantes, cardiopatas entre outros.
                                        2. Individual

                                          Annotations:

                                          • No tratamento da doença periodontal é importante uma abordagem integral, envolvendo as ações de promoção à saúde e prevenção (para controle da atividade da doença e dos seus fatores de risco), e de tratamento cirúrgico-reabilitador, que cada vez mais está se tornando um procedimento raro em face da resolutividade do tratamento sobre a causa.
                                          1. Gengivite.

                                            Annotations:

                                            • A gengivite é uma manifestação inflamatória da gengiva marginal desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana supra gengival e rompimento do equilíbrio agressão/defesa
                                            1. Diagnóstico

                                              Annotations:

                                              • • Avaliação do controle de placa. • Avaliação da presença de sangramento. • Avaliação da saúde da mulher. • Avaliação de alterações sistêmicas ou presença de tabagismo que possam estar influenciando no estado periodontal.
                                              1. Tratamento

                                                Annotations:

                                                • Remoção ou tratamento de fatores retentivos de placa. • Raspagem e polimento supra gengival profissional. • Ações educativas para controle de placa. • Utilização de controle químico da placa (apenas quando necessário e por um tempo limitado). • Monitoramento e controle dos fatores de risco como diabetes, gravidez, alterações hormonais, entre outros. Em caso da gengivite estar relacionada com fatores sistêmicos ou medicamentosos, deve ser avaliada a possibilidade de intervenção sobre esses fatores. • O progresso do tratamento deve ser avaliado por meio da avaliação do controle de placa e da atividade de doença, e poderá ter alta o usuário com ausência de sangramento gengival aliada com uma quantidade mínima de placa, compatível com o seu estado de saúde periodontal.
                                              2. Periodontite

                                                Annotations:

                                                • As condições inflamatórias presentes na gengivite favorecem o surgimento da placa bacteriana subgengival, mais virulenta, que causa a inflamação dos tecidos de suporte.
                                                1. Diagnóstico

                                                  Annotations:

                                                  • Está ligado à avaliação da presença da doença ativa, do tipo de progressão e dos fatores causais e modificadores: • Determinação da atividade da doença: definida pela perda de inserção aliada a sinais inflamatórios (sangramento, secreção). • Avaliação do controle de placa. • Avaliação das condições sistêmicas, tabagismo e consideração do risco sócioeconômico e uso de medicamentos.
                                                  1. Tratamento

                                                    Annotations:

                                                    • O tratamento irá consistir basicamente de ações ligadas a uma FASE DE CONTROLE DA DOENÇA, e de uma FASE DE TRATAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: • Tratamento da Gengivite, como descrito anteriormente, incluindo as ações educativas. • Tratamento da Periodontite, por meio do controle da placa subgengival. O controle da placa subgengival é feito através da raspagem e alisamento subgengival (RASUBS). As RASUBS funcionam independente da profundidade e devem ser realizadas sempre como primeira opção. Em caso da periodontite estar relacionada a fatores sistêmicos ou hábitos nocivos, deve ser avaliada a possibilidade de intervenção sobre esses fatores.
                                            2. Câncer de boca

                                              Annotations:

                                              • O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causa de óbito por neoplasias. Representa uma causa importante de morbimortalidade uma vez que mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença.
                                              1. Principais Fatores de Risco
                                                1. Fatores culturais e socioeconômicos; Tabagismo; Etilismo; Exposição à radiação solar; Má higiene bucal; Uso de próteses dentárias mal-ajustadas; Deficiência imunológica (adquiridas ou congênitas).
                                                  1. Abordagem
                                                    1. Coletiva
                                                      1. Desenvolver intervenções centradas na promoção da saúde
                                                        1. Realizar exames periódicos em usuários com maior vulnerabilidade
                                                          1. Integrar a Equipe Saúde Bucal aos programas de controle do tabagismo.
                                                            1. Informar sistematicamente a população sobre locais de referência para exame.
                                                            2. Individual
                                                              1. Diagnóstico Precoce

                                                                Annotations:

                                                                • O diagnóstico precoce de lesões de mucosa e do câncer de boca deve ser uma ação desenvolvida sistematicamente pelas equipes de saúde bucal na atenção básica. O estabelecimento do diagnóstico precoce é fundamental para que se assegurem medidas preventivas e um prognóstico favorável na abordagem da doença
                                                                1. Tratamento

                                                                  Annotations:

                                                                  • O impacto do câncer bucal para o indivíduo, sua família, seu trabalho e sua comunidade em geral é muito grande. O tratamento não se reduz à cirurgia ou radioterapia, mas depende de um complexo trabalho inter e multidisciplinar. O tratamento cirúrgico e radioterápico deverá ser feito em nível de média e alta complexidade, sempre com acompanhamento da Equipe Saúde Bucal da atenção primária. O controle de recidivas, bem como o controle dos fatores de risco para o câncer e outras doenças fazem parte da gama de cuidados a serem oferecidos pelo serviço de saúde bucal na fase de acompanhamento. 
                                                                  1. Reabilitação

                                                                    Annotations:

                                                                    • Corresponde a todos os procedimentos cirúrgicos e protéticos destinados a repor as perdas estéticas e funcionais causadas pela doença.
                                                                    • Corresponde a todos os procedimentos cirúrgicos e protéticos destinados a repor as perdas estéticas e funcionais causadas pela doença.
                                                            3. Cárie dentária

                                                              Annotations:

                                                              • A lesão cariosa é considerada como manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário, e o desequilíbrio nesse processo pode causar uma progressão da desmineralização do dente com conseqüente formação da lesão de cárie
                                                              1. Principais Fatores de Risco
                                                                1. Fatores culturais e sócio-econômicos; Falta de acesso ao flúor; Deficiente controle mecânico do biofilme (placa bacteriana); Consumo excessivo e freqüente de açúcar; Xerostomia.
                                                                2. Abordagem
                                                                  1. Coletiva
                                                                    1. Ações de Vigilância sobre Risco e de Necessidades em Saúde Boca

                                                                      Annotations:

                                                                      • A cárie, por ser uma doença multifatorial, é afetada pelas condições sócio-econômicas. Assim, as ações de saúde para controle da cárie devem ser direcionadas à população sob risco social, oportunizando acesso aos tratamentos e ao uso do flúor (água fluoretada, dentifrício fluoretado). 
                                                                      1. Ações de Promoção à Saúde

                                                                        Annotations:

                                                                        •  Para controle e prevenção da cárie na população destacam-se medidas de saúde pública intersetoriais e educativas, que possibilitem acesso à alguma forma de flúor, redução do consumo do açúcar e disponibilidade de informação sistemática sobre os fatores de risco e autocuidado.
                                                                        1. Ações Educativas e Preventivas

                                                                          Annotations:

                                                                          •  São realizadas com grupos de pessoas e, por isso, usam os espaços sociais (creches, escolas, locais de trabalho, comunidade) e espaços da unidade de saúde. As crianças em idade pré-escolar e escolar podem ser alvo dessas ações, pelo impacto de medidas educativas e preventivas nessa faixa etária e pela importância da atuação na fase de formação de hábitos
                                                                          1. Universalização do Acesso à Escova e ao Dentifrício Fluoretado

                                                                            Annotations:

                                                                            •  Pela importantíssima participação da escovação com dentifrício fluoretado na prevenção da cárie, garantir o seu acesso de forma universalizada por parte dos usuários da área de abrangência deve ser considerada uma política importante entre as ações de saúde bucal. 
                                                                          2. Individual
                                                                            1. Diagnóstico

                                                                              Annotations:

                                                                              • O diagnóstico para a identificação da lesão de cárie é visual, feito por meio de exame clínico, podendo ser complementado com radiografias. 
                                                                              1. Tratamento

                                                                                Annotations:

                                                                                • O tratamento da doença cárie ativa tem como objetivo restabelecer o equilíbrio entre os processos de desmineralização e remineralização das estruturas dentárias, paralisar ou reduzir a progressão das lesões, e promover a restauração/reabilitação quando necessário.
                                                                                1. Restauração/Reabilitação

                                                                                  Annotations:

                                                                                  • A decisão sobre a restauração do dente deve ser conservadora, evitando-se a intervenção sempre que possível. As lesões restritas ao esmalte dentário devem ser monitoradas, não sendo indicada também a abertura de sulcos escurecidos, pois, são característicos de lesões de cárie crônica
                                                                                  1. Manutenção

                                                                                    Annotations:

                                                                                    • O retorno para manutenção deve ser instituído como rotina, ter freqüência definida pela avaliação da atividade de doença e fatores de risco individuais e ser agendado de acordo com cada situação. Nas consultas de manutenção, as ações educativo-preventivas devem estimular a autonomia no cuidado à saúde. 
                                                                              2. MÁ OCLUSÃO

                                                                                Annotations:

                                                                                • A má oclusão é a deformidade dento-facial que, na maioria das ocasiões, não provêm de um único processo patológico específico. Mas é uma variação clínica significativa do crescimento normal, resultante da interação de vários fatores durante o desenvolvimento, tais como a interação entre influências ambientais e congênitas
                                                                                1. Abordagem
                                                                                  1. Coletiva

                                                                                    Annotations:

                                                                                    •  Ações de Vigilância Sobre os Sinais de Risco em Saúde Bucal.  Ações de Promoção à Saúde (intersetoriais e educativas).
                                                                                    1. Individual

                                                                                      Annotations:

                                                                                      •  O diagnóstico deve ser o mais precoce possível com identificação dos fatores de risco e a redução dos mesmos. Prevenir é antecipar, preparar, evitando que uma má oclusão se instale. O tratamento para o problema da má oclusão ou anomalias dento-faciais pode ser classificado em preventivo, interceptativo e corretivo, ou por níveis de complexidade, que dependem da formação profissional ou da opção por uma técnica. 
                                                                                    2. Principais Fatores de Risco
                                                                                      1. Hereditariedade (padrões de crescimento dentofacial, tamanho dos dentes, potência da musculatura facial).
                                                                                        1. Defeitos de desenvolvimento de origem desconhecida.
                                                                                          1. Enfermidades sistêmicas (distúrbios endócrinos, síndromes) e/ou enfermidades locais (obstrução nasal, tumores.
                                                                                            1. Hábitos nocivos(sucção de bicos, de dedos, de lábio, uso de mamadeira, onicofagia, respiração bucal, quadros infecciosos de repetição).
                                                                                    Show full summary Hide full summary

                                                                                    Similar

                                                                                    Questionário - Sistema Nervoso
                                                                                    Letícia Pereira
                                                                                    MUCOCELE
                                                                                    g_moura12
                                                                                    Antibióticos
                                                                                    Carollina Rodrigues
                                                                                    Fraturas Faciais
                                                                                    Carollina Rodrigues
                                                                                    Questionário - Sistema Digestivo/ Orgãos anexos ao sistema digestivo
                                                                                    Letícia Pereira
                                                                                    ASB - Cirurgia
                                                                                    Yandra Oliveira
                                                                                    Método para diagnóstico de cárie
                                                                                    caio leite
                                                                                    Efeitos do envelhecimento no sistema respiratório
                                                                                    Rebeca Marreiro
                                                                                    Anomalias de Desenvolvimento
                                                                                    Cézar Augusto Meira Carmo