METODOLOGIA DE ENSINO EM FOCO - PRÁTICAS E REFLEXÕES

Description

AUTORES: ANA LUISA MADRUGA DE RODRIGUES CRISTINA LUÍSA CONCEIÇÃO OLIVEIRA JOHANNES DOLL MARIA APARECIDA BERGAMASCHI MARIA ISABEL ZEN PATRÍCIA MOURA PINHO RAQUEL BEATRIZ CALLEGARI PACHECO RUSSEL TERESINHA DUTRA ROSA SERGIO LULKIN SONIA MARIA DOS SANTOS MARQUES
Paula  Mota
Mind Map by Paula Mota, updated more than 1 year ago
Paula  Mota
Created by Paula Mota about 9 years ago
15
0

Resource summary

METODOLOGIA DE ENSINO EM FOCO - PRÁTICAS E REFLEXÕES
  1. Planejamento e sua organização em questão: o projeto "OS MARGINALIZADOS " - PATRÍCIA MOURA PINHO
    1. Docente relata sua prática pedagógica numa escola da periféria de Canoas/RS e sua vivência na organização do ensino através da prática de Projetos de Trabalho.
      1. Prof. já utilizava em sua prática docente intervenções com o objetivo de saber o que os alunos já conheciam sobre o assunto, organizava seu planejamento através de uma temática integradora, interdisciplinar.
        1. Uma questão que incomodava Patrícia, ela não tinha certeza se todas estas ações realmente eram significativas e de real interesse para os aluno.
          1. Ao realizar sua prática em um projeto que possuIa a temática central: diferenças percebeu no diálogo com os alunos uma preocupação com os margizalizados: bêbados, crianças de rua, os ladrões. Então sua dúvida era como problematizar estas falas? Assim a docente em busca de uma metodologia que atendesse esta necessidade pesquisou e estudo a proposta de Trabalho por Projetos e aos pouco foi integrando os conceitos em sua ação docente.
            1. Após pesquisa sobre a metodologia e acreditando que está daria conta de suas questões, a docente iniciou um trabalho de investigação sobre quem eram estes marginalizados para os alunos e para isso elaborou atividades investigativas. Dessa proposta a turma elencou o que queriam saber e como fariam para saber sobre os "margizalizado".
              1. Autora menciona os resultados alcançados com esta proposta na alfabetização e sensibilização com este grupo da sociedade e como algumas rupturas foram rompidas com a metodologia de projetos, percebeu que este trabalho desenvolveu estratégias e habilidades na busca e organização das informações , a proposta favorece a tomada de consciência, estrutura o espaço/tempo de outra forma.
                1. A proposta foi encerrada com a investigação junto aos pais e cuidadores sobre suas percepções em relação a aprendizagem e o que estes notaram foram:uma maior independência nas tarefas e uma capacidade de lembrara o que foi realizado em sala de aula, relação do que foi trabalhado em aula com o cotidiano.
                  1. Está experiência de planejamento deixou a autora esperançosa com a proposta em uma escala maior, ou seja, numa tentativa de envolver toda a escola.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Meriya Pinales & Malika Hurt
    hurtmalika
    Gothic vocabulary
    lizzie.lambrou
    Databases
    Dean Whittle
    Global History Regents Review Notes (Europe)
    Jen Molte
    CPA Exam Topics and breakdown
    joemontin
    Chemistry Keywords
    John Appleseed
    Nervous System
    4everlakena
    B3, C3, P3
    George Moores
    Biology B2.1 Cells, tissues and organs
    Corey Meehan
    NSI Test First day
    Adedipe Odunayom
    1PR101 2.test - Část 20.
    Nikola Truong