Pré-história

Description

Mapa mental sobre a Pré-história
Gabriel Marconato Ferrari
Mind Map by Gabriel Marconato Ferrari, updated more than 1 year ago
Gabriel Marconato Ferrari
Created by Gabriel Marconato Ferrari almost 4 years ago
21
0

Resource summary

Pré-história
  1. Nômades
    1. Homo erectus
      1. Ele viveu entre 1,8 milhão e 50 mil anos atrás e foi a primeira espécie homo a migrar da África para a Ásia e a Europa, chegando até na Oceania. Essa migração ocorreu a mais ou menos 130 mil anos atrás. Eles eram muito mais altos do que os Australopithecus com os homens dessa espécie podendo chegar até 1,70 metros e as mulheres 1,60. Essa foi a primeira espécie a dominar o fogo desse jeito eles não precisavam mais comer carne crua, além disso eles já viviam em pequenas comunidades.
          1. Representação do Homo erectus fazendo fogo em uma pequena comunidade.
        1. Australopithecus
          1. É o nosso ancestral mais antigo descoberto até agora, era muito parecido fisicamente com os chipanzés, mas era muito mais inteligente, usava as mãos para jogar pedras e agarrar frutos. Ele viveu entre quatro milhões e um milhão de anos atrás
              1. Representação facial de Lucy e seu esqueleto
            1. Homo habilis
              1. Foi o sucessor do Australopithecus, ele viveu na África a cerca de dois milhões e 780 mil anos atrás. Seu nome quer dizer homem hábil e foi escolhido por causa de capacidade de criar ferramentas. Os homens tinham em média 1,55 metros e as mulheres 1,20 metros.
                  1. Representação de Homo habilis criando ferramentas com pedra.
                1. Os nômades eram os hominídeos que estavam sempre se locomovendo, nunca ficando no mesmo lugar, eles andavam a procura de abrigo e alimento. Os hominídeos que fazem parte disso são chamados de caçadores coletores.
                  1. Homo neanderthalensis
                    1. Ele viveu na Ásia e na Europa entre 300 mil e 30 mil anos atrás. Ele também é conhecido como Homo Neandertal porque seus primeiros fósseis foram encontrados no Vale de Neander, na Alemanha . Seu cérebro tinha um tamanho muito parecido com o nosso e sua laringe projetada fez com que ele fosse a primeira espécie a ter uma linguagem própria, se comunicando pela fala. Eles viviam em cavernas com suas famílias, faziam pinturas rupestres e já tinham até rituais funerários e usavam a pele dos animais como proteção contra o frio.
                        1. Representação dos Homo neandertal em cavernas.
                      1. Homo sapiens
                        1. Ele é a única espécie de hominídeo que está viva até hoje, no início eles era nômades, mas depois, por volta de 11 mil anos atrás eles viraram sedentários com a descoberta da agricultura. Eles viviam na África a 300 mil anos atrás e se deslocaram para a Europa a cerca de 200 mil anos atrás.
                            1. Representação de Homo sapiens
                        2. Sedentários
                          1. Com a descoberta da plantação os homens não precisavam mais sair para buscar alimento, eles cuidavam da plantação e depois a colhiam sem precisar se locomover muito para ter alimento, assim eles começaram a fazer residências fixas. Isso começou no Oriente Médio.
                            1. Homo sapiens sapiens
                              1. Eles são a espécie moderna, a qual fazemos parte. Seu desenvolvimento cognitivo e intelectual garantiu seu sucesso.
                            2. Momentos da Pré-história
                              1. Paleolítico
                                1. Vênus de Willendorf
                                  1. Ela foi criada a 23 mil anos e ainda não se sabe o real significado dela, mas existem três hipóteses, a primeira é que ela representava a fertilidade, a segunda hipótese
                                      1. Mulher de Willendorf
                                    1. A idade da pedra lascada aconteceu aproximadamente entre 3 milhões e 10 mil a.C. Esse período recebe esse nome pelo fato dos Homo habilis e os Homo erectus usarem ferramentes de pedra, eles batiam as pedras umas contra as outras produzindo pedras com pontas cortantes e os Australopithecus usavam instrumentos como paus, pedras e ossos, mas não os adaptavam, mantendo as formas naturais dos objetos. Os hominídeos que viveram nessa época eram nômades e dependiam muito da caça para realizar suas tendas além de ter comida. Nesse período que foram criadas as Vênus de Willendorf. Uma das conquistas mais significativas e importante desse período foi a descoberta do fogo, isso deu mais segurança ao Homo erectus além de os permitir assar as carnes. As pinturas rupestres começaram a ser usadas no final do Paleolítico, nessa época os hominídios começaram a morar em cavernas e desenhar em suas paredes.
                                    2. Neolítico
                                      1. Também conhecido como Idade da Pedra Polida esse período iniciou no ano de 10 mil a.C e foi até 3,5 mil a.C (quando o ser humano criou a escrita). Ele leva esse nome porque o Homo sapiens começou a polir pedras, criando assim machados, lanças e etc. Essas ferramentas facilitaram muito a caça e a pesca, assim a quantidade de alimento aumentou. Nesse período ocorreu uma grande mudança climática no planeta, o nível do mar subiu, desertos foram criados e as temperaturas ficaram mais amenas, com isso a flora e a fauna mudaram, alguns hominídeos continuaram sendo caçadores coletores, mas outros resolveram se arriscar mais dando início a revolução agrícola.
                                        1. Não se sabe ao certo como isso começou, mas a teoria mais aceita é que as mulheres , responsáveis pela coleta e o preparo dos alimentos deixavam as sobras em locais próximos de onde o grupo estava e observaram que onde elas colocavam as sobras cresciam novas plantas e desse jeito começaram a cultivar produtos naturais eles também criaram novas ferramentas além de criar animais. Eles começaram viver em locais fixos, se tornando sedentários
                                    3. Chegada à América
                                      1. Alguns pesquisadores acreditam que eles vieram pelo estreito de Bering há cerca de 15 mil anos atrás, no período de glaciação em que a Ásia e a América, esse caminho de gelo que ligava a ponta da Rússia ( parte que atualmente é o Alasca ) até a América do Norte. Essa passagem tinha no mínimo 85 quilômetros de extensão e é chamada de estreito de Beríngia, porém outra teoria fala que os nossos antepassados chegaram até a América navegando, eles teriam saído da costa asiática ou da Oceania e atravessado o Oceano Pacífico chegando até a América do Sul, há cerca de 6 mil anos.
                                          1. Vinda dos hominídeos à América.
                                        Show full summary Hide full summary

                                        Similar

                                        Projeto Med 2015: História e Geografia
                                        elisacoltro
                                        História do Brasil - Período Colonial
                                        alessandra
                                        Períodos da História do Brasil
                                        GoConqr suporte .
                                        A CIVILIZAÇÃO ROMANA
                                        Lucas Villar
                                        Hebreus, Fenícios e Persas
                                        Júlia Flores
                                        Mercantilismo
                                        Professor Junior
                                        Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
                                        Professor Junior
                                        SEGUNDO REINADO
                                        Lucas Villar
                                        Feudalismo
                                        Malu Miralha
                                        República Velha
                                        Vitor Gomes
                                        2º Guerra Mundial
                                        João Gabriel