INTEGRAÇÃO METABÓLICAS

Description

Mapa mental referente ao tema INTEGRAÇÃO METABÓLICAS
Fredy  Ikaro
Mind Map by Fredy Ikaro, updated more than 1 year ago
Fredy  Ikaro
Created by Fredy Ikaro almost 4 years ago
223
0

Resource summary

INTEGRAÇÃO METABÓLICAS
  1. Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem nas células, sendo que essas atividades celulares são coordenadas por diversos sistema multienzimáticos para a obtenção de energia química (degradação de nutrientes); conversão de moléculas dos nutrientes em moléculas de características próprias da célula; formação macromoléculas (proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos) a partir de precursores monoméricos, as quais vão atividades específicas nas células; sintetização e degradação biomoléculas necessárias para determinadas funções celulares.
    1. O metabolismo é dividido em duas partes, catabolismo: obtenção de energia e poder redutor a partir dos nutrientes. E anabolismo: produção de novos componentes celulares, em processos que geralmente utilizam a energia e o poder redutor obtidos pelo catabolismo de nutrientes.
      1. O metabolismo em humanos atua em diversas vias metabólicas, sendo as mais importantes, a glicólise que é a oxidação da glicose e a fim de obter ATP; ciclo de krebs é a oxidação do acetil-CoA A FIM de obter energia; fosforilação oxidativa sendo a eliminação dos elétrons liberados na oxidação da glicose e do acetil-CoA, a forma de ATP; via das pentoses-fosfato sendo a síntese de pentose e obtenção de poder redutor para reações anabólicas; ciclo da ureia é a eliminação de NH4 sob formas menos tóxicas; b-oxidação é a transformação de ácidos graxos em acetil-CoA, para posterior utilizando pelo ciclo de Krebs; gliconeogênese é síntese de glicose a partir de formação de novas moléculas de glicose a partir de precursores não-carboidratos, ocorre no fígado.
      2. Metabolismo em diferentes condições fisiológicas
        1. Período Pós Absortivo: no estado alimentado, quando você está comendo, os níveis de insulina são elevados. Durante esse tempo, faz sentido extrair sua energia dos alimentos que você está comendo. Então, o que acontece é que interrompemos a queima de energia armazenada sob a forma de gordura e glicogênio. ... Os níveis de insulina caem. Com isso Período Pós Absortivo tem intensa remoção de glicose circulante pelos tecidos, permitida para alta relação insulina e glucagon no período absortivo reduz gradativamente a glicemia. Através da degradação do glicogênio hepático a glicemia será mantida, com a contribuição crescente da gliconeogênese.
          1. Regulação de metabolismo: a regulação metabólica envolve a regulação enzimática de cada uma das vias; regulação alostérica; perfil metabólico característico de cada controle hormonal; expressão gênica, regulação enzimática por alteração covalente ou transporte por membrana; esteroides, tireoidianos, catecolaminas e peptídicos (insulina e glucagon).
          2. Mecanismo de ação hormonal: o termo hormônio refere-se a qualquer substância num organismo que carregue um sinal, gerando algum tipo de alteração a nível celular, sendo que as funções são moduladas pelas ações combinadas dos hormônios:
            1. adaptação a condições de estresse ou estímulos ambientais nocivos; regulação do crescimento e maturação; regulação da produção metabólica de energia a partir dos nutrientes ingeridos; regulação do crescimento e maturação; regulação da função reprodutiva regulação do volume de líquido extracelular; controle do metabolismo do cálcio e do fosfato e desenvolvimento ósseo; modulação das funções digestivas.
            2. Regulação dos níveis de glicose sanguínea pela Insulina e Glucagon
              1. O glicogênio é mobilizado e convertido em glicose por gliconeogênese quando a concentração de glicose sanguínea é baixa. A glicose também pode ser produzida de precursores não carboidratos, tais como piruvato, aminoácidos e glicerol, por gliconeogênese. É a gliconeogênese que mantém as concentrações de glicose sanguínea, por exemplo, durante inanição e exercício intenso. A secreção de insulina é aumentada pelas elevadas concentrações de glicose sanguínea, hormônios gastrintestinais e estimulação Beta adrenérgica. A secreção de insulina é inibida pelas catecolaminas e somatostatina. A insulina e o glucágon trabalham sinergicamente para manter as concentrações de glicose sanguínea normais. A Insulina é uma elevada concentração de glicose sanguínea resulta na secreção de insulina: a glicose é transportada nas células do corpo. A absorção de glicose pelo fígado, rim e células do cérebro é por difusão e não requer insulina. Já os efeitos do glucágon são opostos àqueles da insulina.
                1. Desta forma Integração Metabólica se baseia nas informações bioquímicas da alimentação para entender os processos fisiológicos que acontecem no ser humano, sendo as principais vias catabólicas são glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Bioquímica
                Luíza Cristina
                BIOQUÍMICA CELULAR
                paulo.ximendes
                Posologia
                Letícia Silva
                FATORES DE CRESCIMENTO MICROBIANO
                Bianca Melo
                Carboidratos (glicídios, açucares, hidratos de carbono)
                Beatriz Avanzi
                Proteínas - Composto Orgânico
                Daiana GM
                Portaria 344/98
                Dayseanne Bugarim
                Metabolismo de Carboidratos I
                Juliana Alfer
                Sais Minerais - Compostos Inôrganicos
                Daiana GM
                Vias de Administração
                Amélia Ferruccio
                Bioquimica cards
                Leatrice Barros