Eugenia: como movimento para criar seres humanos 'melhores' nos EUA influenciou Hitler

Description

Mind Map on Eugenia: como movimento para criar seres humanos 'melhores' nos EUA influenciou Hitler, created by Gustavo Oliveira Lopes on 20/06/2020.
Gustavo Oliveira Lopes
Mind Map by Gustavo Oliveira Lopes, updated more than 1 year ago
Gustavo Oliveira Lopes
Created by Gustavo Oliveira Lopes almost 4 years ago
11
0

Resource summary

Eugenia: como movimento para criar seres humanos 'melhores' nos EUA influenciou Hitler
  1. Muita gente associa a palavra 'eugenia' aos nazistas e ao Holocausto. Mas isso está errado. Na verdade, Hitler aprendeu com o que os EUA haviam feito.
    1. Tudo começou com as ideias de Francis Galton, cientista que era primo de Darwin. Mas o que lhe fascinava acima de tudo era a genialidade e a herança biológica.
      1. Ele acreditava que, se conseguíssemos encontrar a maneira de quantificar essa hereditariedade, poderíamos controlá-la e produzir humanos melhores. E Através desse plano ele pensava que poderia criar um processo de reprodução seletiva que o permitia tomar as rédeas da evolução.
        1. A ideia de Galton estava se disseminando pelo mundo. Começou a enraizar-se nos Estados Unidos em parte porque nessa época as pessoas estavam preocupadas com o que estava acontecendo com suas cidades. Seus apoiadores tinham uma tendência de ser "da classe média, brancos e bem educados, que se sentiam perturbadas com as favelas industriais".
          1. Devido a isso desde a Revolução Industrial, a partir de meados do século 19, os camponeses começaram a ir para as cidades em busca de trabalho nas fábricas. Foi uma das primeiras vezes na história que os Estados Unidos tiveram de enfrentar problemas sociais urbanos.
            1. Com o aumento dos problemas sociais o número de Crimes, prostituição, alcoolismo, pobreza também começou a aumentar. Além dos camponeses, os imigrantes também estavam chegando em grandes ondas vindos do sul e do leste da Europa fez com que o efeito fosse maior ainda.
              1. A teoria dos que estavam aterrorizados com o que viam nas ruas uma estrutura biológica para a compreensão da situação: tudo se resumia a problemas hereditários.
                1. Foi nos Estados Unidos que a eugenia ganhou contornos mais negativos: o controle de quem se reproduziria e quem não teria esse direito. "Isso acontecia porque os Estados Unidos pareciam estar se 'degenerando'.
                  1. O início das pesquisas sobre as características.
                    1. Eles estavam interessados em todo tipo de característica: desde a cor dos cabelos e olhos até o daltonismo e a epilepsia, além de curiosidades como "o amor pelo mar", algo que chamavam de "ciganismo", "genes de guerreiros", até outros menos exóticos, como a promiscuidade, controle moral, "vagabundagem" e sobriedade.
                      1. Contudo por causa dessa ideia muitas pessoas com defeitos ou deformações tiveram de ser esterilizadas, por não estarem de acordo com os padrões de eugênia. De acordo com eugênia pessoas com doenças ou até pobres devem ser esterilizados por serem um obstaculo na sociedade.
                        1. Contudo Mark Bold pressionava os legisladores de vírginia para que compensem as vítimas Finalmente, seu trabalho surtiu efeito: o Estado aceitou pagar US$ 25 mil (R$ 77mil) para cada uma. "Não sei como colocar um preço quando te tiram o direito de ter filhos, por isso é arbitrário.
                          1. Mas o Estado não foi o único culpado a ciência também foi diz keyles
                            1. A ciência deveria tomar mais cuidados com as perguntas que eles fazem pois podem ser frutos de seu preconceito
                              1. Exemplos:'As meninas são melhores em matemática do que os meninos ou as pessoas de cor são menos inteligentes do que as outras.
                                1. Keyles conclui: "Devemos ter muito mais cuidado e não 'genetizar' ou 'medicalizar' as condições humanas que nos assustam, nos incomodam e nos custam".
      2. Nome:Gustavo de oliveira Lopes Série: 2º B
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        OCR GCSE Latin Vocab flash cards - all
        jess99
        Geography - Unit 1A
        NicoleCMB
        SSAT Verbal Questions (Analogies)
        philip.ellis
        B2, C2, P2
        George Moores
        Biological Psychology - Stress
        Gurdev Manchanda
        GCSE REVISION TIMETABLE
        Joana Santos9567
        The Berlin Crisis
        Alina A
        Procedimientos Operacionales
        Adriana Forero
        Cells and the Immune System
        Eleanor H
        2PR101 1.test - 10. část
        Nikola Truong
        SFDC App Builder 1 (176-200ish)
        Connie Woolard