GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Figuras de Linguagem

Joao Pedro Groppo Portuguese

Map content

Figuras de Linguagem

  1. Figuras de construção

    • Elipse: Ela é utilizada para omitir termos em uma sentença que não forem mencionados anteriormente. No entanto, esses termos são facilmente identificáveis pelo interlocutor. Ex: Estávamos em um restaurante. (Tem mais de uma pessoa)
    • Zeugma: Ele é considerado um tipo de elipse, mas diferente da elipse no zeugma o termo omitido já teria sido mencionado antes. Ex: Anne comprou banana, eu, maçã. (Comprei)
    • Anacoluto: Ele é caracterizado por alterar a sequência lógica da estrutura da frase por meio de uma pausa no discurso. Ex: Portugal, quantas lembranças tenho.
    • Polissíndeto: Quando os conectivos coordenativos(adição) são repetidos. Ex:"e corre, e vive, e sorri, e cai, e come, e dorme, e voa"
    • Anáfora: Seria uma repetição no início de um verso ou de uma frase com o intuito de intensificar uma expressão. Ex: "Era uma estrela tão alta! Era uma estrela tão fria! Era uma estrela sozinha Luzindo no fim do dia"(Manuel Bandeira)
    • Hipérbato: Acontece quando a ordem da frase é invertida para destacar alguma parte da frase, diferente do anacoluto o hipérbato não é marcado por uma pausa, e sim pela inversão sintática dos termos da frase. Ex: Está pronta a comida. (Na ordem direta: a comida está pronta)
    • Pleonasmo: Quando se usa a repetição de um termo para reforçar a mensagem, sem usar a mesma palavra. Ex :Descer para baixo.
  2. Figuras sonoras

    • Onomatopeia: É a representação de sons pela escrita. Ex: Tic Tac Ti Tac. ( som do relógio)
    • Aliteração: É o recurso que se utiliza da repetição de sons consonantais para criar um efeito sensorial. Ex: O rato roeu a roupa do rei de roma. (repetição de /r)
    • Paronomásia: É uma figura de linguagem caracterizada pela utilização de palavras com significados diferentes que se escrevem e se pronunciam de forma parecida. Ex: Durante seu descanso o peão jogava pião com seus colegas.
    • Assonância: Figura sonora que é caracterizada pela repetição harmônica de sons vocálicos (vogais) em uma frase. Ex: Borboletinha tá na cozinha fazendo chocolate para a madrinha. (repetição de /a)
  3. Figuras de pensamento

    • Antítese: Ocorre quando ideais contrárias são aproximadas em uma frase. Ex: O amor é nada, o respeito é tudo
    • Gradação: Tem o intuito de enfatizar as ideias numa sentença de ritmo crescente, até atingir o clímax (grau máximo). Ex: Ele chorou, gritou e esperneou
    • Paradoxo: Ocorre quando realidades opostas constituem em uma situação fora da lógica. Ex: Entrar na água e não se molhar.
    • Prosopopeia: É quando encontramos características humanas em animais ou em objetos. Ex: o passarinho cantou amanhã toda. (Cantou)
    • Eufemismo: Substituição de palavras ou expressões desagradáveis por menos agressivas. Ex: ele partiu dessa para uma melhor. ( Ele morreu)
    • Hipérbole: Exagero intencional do locutor. Ex: Estou com fome de leão.
    • Apóstrofe: É caracterizada pelas expressões que envolvem invocações, chamamentos e interpelações de um interlocutor (seres reais ou não). Ex: Ó Deus! Ó Céus! Porque não me ligou?
    • Ironia: Produz um efeito contrário com intenção sarcástica, maliciosa e/ou de crítica, uma vez que as palavras são utilizadas em sentido diverso ou oposto. Ex: Ele é um santinho mesmo!
  4. figuras de palavras

    • Comparação: Acontece uma comparação quando se estabelece uma relação entre dois elementos que se identificam., tem de conectivos comparativos . Ex:
    • Metáfora: Comparação entre o sentido normal da palavra e seu sentido figurado,O conectivo comparativo fica subentendido na frase. Ex: o personagem do filme tem coração de pedra
    • Antonomásia : Quando um nome próprio (de uma pessoa, cidade, país) é substituído por um nome comum. Ex: Rei do futebol (Pelé)
    • Catacrese : Ocorre quando na falta de um termo específico, utilizamos outro por empréstimo a partir de uma semelhança de conceito. Ex:pé da cadeira
    • Metonímia: Quando substituímos um termo por outro termo segundo a relação de contiguidade e/ou afinidade estabelecida entre duas palavras, conceitos, ideias. Ex:Meu pai adora tomar nescau com leite. (chocolate em pó)
    • Sinédoque: Faz uma substituição de um termo por outro, ocorrendo uma diminuição ou ampliação do sentido desse termo utilizado. Ex: O Brasil jogou bem nas olimpíadas.. (O Brasil como representação do time brasileiro)
    • Sinestesia: A sinestesia é uma figura de linguagem que consiste na união de termos que expressam diferentes percepções sensoriais. Ex:cheiro doce. (Olfato e paladar)
  5. João Pedro Groppo 1°D

Information

Description
Mind Map on Figuras de Linguagem, created by Joao Pedro Groppo on 30/06/2020.
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?