Cristianismo

Description

Mind Map on Cristianismo, created by Ana Carolina Siqueira on 05/09/2020.
Ana Carolina Siqueira
Mind Map by Ana Carolina Siqueira, updated more than 1 year ago
Ana Carolina Siqueira
Created by Ana Carolina Siqueira over 3 years ago
10
1

Resource summary

Cristianismo
  1. O que é:
    1. o cristianismo é a fé em que Deus se revelou em Jesus de Nazaré e que, por meio deste, a humanidade é presenteada com a possibilidade de viver em plena comunhão consigo mesma, com o mundo e com Deus. Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania.
    2. Ramos:
      1. Protestantismo
        1. Tem início no século XVI, com o padre católico alemão Martinho Lutero. A religião protestante recebe esse nome porque teve origem nos protestos às atitudes da igreja católica.
        2. Catolicismo
          1. As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo. Além disso, o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma.
          2. Igreja Ortodoxa
            1. Para a Igreja Ortodoxa o Espírito Santo provém do Pai, mas não está ligado ao Filho; o purgatório não existe. Na estrutura clerical, apenas os bispos são obrigados a manter o celibato, os padres são liberados para o matrimônio, desde que este se dê antes da sua ordenação.
          3. Origem:
            1. O cristianismo se iniciou como uma seita judaica e, como tal, da mesma maneira que o próprio judaísmo ou o islamismo, é classificada como uma religião abraâmica. Após se originar no Mediterrâneo Oriental, rapidamente se expandiu em abrangência e influência, ao longo de poucas décadas; no século IV já havia se tornado a religião dominante no Império Romano. Durante a Idade Média a maior parte da Europa foi cristianizada, e os cristãos também seguiram sendo uma significante minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Depois da Era das Descobertas, através de trabalho missionário e da colonização, o cristianismo se espalhou para a América e pelo resto do mundo.
            2. Jesus:
              1. Outro ponto crucial para os cristãos é o da centralidade da figura de Jesus Cristo. Os cristãos reconhecem a importância dos ensinamentos morais de Jesus, entre os quais salientam o amor a Deus e ao próximo, e consideram a sua vida como um exemplo a seguir. O cristianismo reconhece Jesus como o Filho de Deus que veio à Terra libertar e salvar os seres humanos do pecado através da sua morte na cruz e da sua ressurreição, embora variem entre si quanto ao significado desta salvação e como ela se dará. Para a maioria dos cristãos, Jesus é completamente divino e completamente humano.
              2. Salvação:
                1. O cristianismo acredita que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna. «Pois Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                CRISTIANISMO
                Clenilson Campos
                Pensamento Cristão Filosofico
                Pedro Pazello
                DIREITOS FUNDAMENTAIS
                Alisson Gabriel Costa
                Pecaminosidade e humanidade
                davidelima
                Pecado contra o Espírito Santo
                Tércio Máximo
                O povo expressa sua fé
                Guilherme Nisiyama
                Diversidade do cristianismo
                Marina Lima
                Iniquidade dos dias de Noé
                davidelima
                O Homem e a Religião Cristã
                Clenilson Campos
                O Mundo Romano
                Augusto Rodrigues
                Conhecimentos das Religiões Abraâmicas
                REINALDO LEÃO