Nutrição e Dietética

Description

Mapa mental Macro e Micronutrientes
Carla Eduarda Krutsch Fernandes
Mind Map by Carla Eduarda Krutsch Fernandes, updated more than 1 year ago
Carla Eduarda Krutsch Fernandes
Created by Carla Eduarda Krutsch Fernandes over 3 years ago
99
0

Resource summary

Nutrição e Dietética

Annotations:

  • Atividades relacionadas à alimentação e nutrição, visando auxiliar o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis e na reeducação alimentar dos pacientes.
  1. Macronutrientes

    Annotations:

    • Carboidratos, Proteínas e Lipídeos.
    1. Classificação dos nutrientes

      Annotations:

      • Construtora ou Plástica: Constroem e reparam todos os tecidos do organismo (proteínas, cálcio, fósforo e ferro). Reguladora:Regulam o organismo (proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras alimentares). Energética: fornecem calorias para o organismo (carboidratos,lipídios e proteínas).   
      1. Carboidratos

        Annotations:

        • Classificação dos Carboidratos: Monossacarídeos:São chamados de açúcar simples, não podendo ser hidrolisados a compostos mais simples. Dissacarídeos:São açúcares simples formados a partir de dois monossacarídeos combinados, solúveis em água, que necessitam ser hidrolisados para serem absorvidos. Polissacarídeos:Chamados de açúcares complexos, os polissacarídeos são formados por vários monossacarídeos ligados entre si, e por meio da hidrólise podem se tornar carboidratos mais simples, visto que a maior parte deles é composta de glicose. Fibras alimentares: São polissacarideos constituintes de todos alimentos de origem vegetal.
        1. Proteínas

          Annotations:

          • Substância composta de cavernoso hidrogênio, oxigênio, nitrogênio mais (enxofre, fósforo e cobalto). A base da estrutura da proteína são os aminoácidos que podem ser essenciais, não essenciais ou condicionalmente essenciais. Os aminoácidos ligam-se uns aos outros (ligação peptídica) para formar uma molécula de proteína. CLASSIFICAÇÃO DOS AMINOÁCIDOS: Essenciais: aqueles que devem ser fornecidos pela alimentação. Não Essenciais: aqueles que podem ser sintetizados pelo organismo a partir da presença de aminoácidos essenciais. Condicionalmente Essenciais: aqueles que podem se tornar essenciais para bebes prematuros ou em algumas situações clinicas especificas.
          1. Lipídeos

            Annotations:

            • São substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal insolúveis em água e solúveis em solvente a orgânicos. Classificação em relação a sua essencialidade:   Ácidos graxos essenciais: devem ser consumidos pela alimentação. Ácidos graxos não essenciais: são sintetizados no organismo a partir do consumo dos ácidos graxos essenciais. Exemplo: oleico e araquidônico. Classificação em relação a sua saturação: - Ácidos graxos saturados: encontrados em produtos de origem animal e alguns óleos vegetais (óleo de coco e dendê̂). São geralmente sólidos à temperatura ambiente. Ácidos graxos insaturados: encontrados em produtos de origem vegetal. Fontes alimentares dos lipídeos: » Animais: creme de leite, manteiga, toucinho, banha, nata, queijos amarelos, ovos, carnes, gema de ovo.  » Vegetais: margarina, óleos, azeitona, chocolate, frutas oleaginosas, gordura vegetal hidrogenada.
            1. Água

              Annotations:

              • Substância insípida e inodora que não fornece calorias a dieta, transporta nutrientes e substâncias que serão utilizados ou eliminados pelo organismo agem como solvente regula temperatura corporal.   
            2. Micronutrientes

              Annotations:

              • São fundamentais para as funções metabólicas, embora sejam requeridos em pequenas quantidades. Se dividem em vitaminas e minerais.   
              1. Vitaminas Lipossolúveis

                Annotations:

                • A, D, E e K, que são dissolvidas e armazenadas na gordura.   
                1. Vitaminas Hidrossolúveis

                  Annotations:

                  • Complexo B e vitamina C, solúveis na água.   
                  1. Sais Minerais

                    Annotations:

                    • São nutrientes que fornecem substâncias importantes como sódio, potássio, cálcio e ferro.   
                    1. Macrominerais

                      Annotations:

                      • Aqueles cujas necessidades diárias superam os 100 mg. Nesse grupo encontram-se o cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre.   
                      1. Microminerais

                        Annotations:

                        • Aqueles que a necessidade diária é inferior a 100 mg. Nesse grupo, podemos destacar o ferro, cobre, zinco, manganês, iodo, selênio e flúor.   
                    2. Fontes Alimentares

                      Annotations:

                      • A fonte alimentar é derivado de duas origens; Origem animal e origem vegetal ambas fundamentais para alimentação está que é fator determinante para a sobrevivência das variadas espécies. Dentro da origem vegetal temos como exemplo; frutas,legumes,verduras,cereais e azeites. Este sendo consumidos no cotidiano trarão uma alimentação rica em vegetais qual previne doenças e traz inúmeros benefícios ao organismo. Já na origem animal temos as carnes bovinas,suínas, ovos ,peixes, aves ,mariscos e mel. Alimentação rica de origem animal traz grandes fontes de potássio, ferro, iodo, cálcio e Zinco ,vitaminas D, K, A e B que ajudam o metabolismo com proteínas e na manutenção do sistema nervoso. Vale ressaltar deve haver cautela, pois o consumo exagerado pode ser prejudicial podendo acarretar doenças cardiovasculares e elevação do colesterol, dentre outros.   
                      1. Funções alimentares

                        Annotations:

                        • Proteína: Atua na reparação e construção do tecido. Aminoácidos: Base da estrutura da proteína através da junção deste se dá origem da mesma. Considerada a principal função da proteína atua na construção e manutenção dos tecidos, formação de hormônios e enzimas e anticorpos. Carboidratos: Primordial fonte de energia, encontrado em abundância em massas ,grãos, etc.   Fibras: Principal regulador intestinal, encontrado em abundância em alimentos de origem vegetal. Polissacarídeos: encontrados nos alimentos vegetais, que não são digeríveis pelo organismo humano.   
                        1. Digestão e Absorção

                          Annotations:

                          • DIGESTÃO: Os seres humanos consomem três diferentes categorias bioquímicas de alimentos ricos em energia: carboidratos, proteínas e gorduras. ABSORÇÃO: No intestino delgado, a digestão é concluída e a maior parte da absorção ocorre;
                          1. Sistema Digestório

                            Annotations:

                            • A principal função do sistema digestório é transferir nutrientes, água e eletrólitos dos alimentos que ingerimos para o ambiente interno do organismo, o sistema digestório realiza quatro processos digestivos básicos. MOBILIDADE: refere-se às contrações musculares que misturam e movimentam o conteúdo do trato digestório, existem dois tipos: movimentos propulsores: movimentos propulsores impulsionam ou empurram o conteúdo para frente no trato digestório. - movimentos de mistura têm uma função dupla. Primeiro, promovem a digestão dos alimentos ao misturá-los com os sucos digestivos.  SECREÇÃO: Diversos sucos digestivos são secretados no lúmen do trato digestório por glândulas exócrinas ao longo do caminho, cada um com seu produto secretório específico.   DIGESTÃO: Os seres humanos consomem três diferentes categorias bioquímicas de alimentos ricos em energia: carboidratos, proteínas e gorduras.  ABSORÇÃO: No intestino delgado, a digestão é concluída e a maior parte da absorção ocorre.
                            1. Digestão e Absorção dos Carboidratos

                              Annotations:

                              • Maioria dos carboidratos é ingerida sob a forma de amido, o qual é um polissacarídeo longo de glicose; Os açúcares mais comumente ingeridos são:  Sacarose: açúcar de cozinha, um dissacarídeo constituído por glicose e frutose.   Lactose: açúcar do leite, um dissacarídeo constituído por glicose e galactose.  Metabolismo da Glicose: chama-se de glicogênese o processo de transformação da glicose em glicogênio. A glicose armazenada no fígado ou nos músculos recebe o nome de glicogênio.
                              1. Digestão e Absorção das Proteínas

                                Annotations:

                                • A digestão das proteínas começa no estômago, onde algumas proteínas são quebradas em proteoses, peptonas e polipeptídeos grandes.
                                1. Digestão e Absorção dos Lipídeos

                                  Annotations:

                                  • Apenas uma pequena quantidade de lipídios é digerida na boca pela enzima Lípase Lingual; No estômago a Lípase Gástrica também digere apenas uma pequena parte do lipídios; a digestão propriamente dita, ocorre no duodeno, com ação das enzimas biliar e pancreática.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Macro e Micronutrientes
                        Natalia Malagueta
                        PROTEÍNAS
                        Carolinne Neves
                        Cuidados de enfermagem na nutrição parenteral
                        priscillab
                        NUTRIÇÃO
                        liviadamaso
                        VITAMINAS E MINERAIS
                        Fernanda Motta
                        Desnutrição protéico-energética
                        jack.lour
                        Inflamação
                        Maria K Luzzi
                        Vitaminas e minerais
                        Giovana Vechi
                        MAPA MENTAL
                        Kamila Trainotti
                        Lípidios
                        thainara dalposso
                        INFLAMAÇÃO
                        Orence Couthon