Formação das Monarquias Nacionais

Description

Formação das Monarquias Nacionais na europa
Iohan Silva
Mind Map by Iohan Silva, updated more than 1 year ago
Iohan Silva
Created by Iohan Silva over 3 years ago
52
0

Resource summary

Formação das Monarquias Nacionais
  1. A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental.
    1. As principais monarquias nacionais foram a portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.
      1. As monarquias nacionais podem ser chamadas de Estado Absolutista ou Monarquias Absolutistas.
      2. O processo ocorreu de maneira similar nos países europeus, mas em tempos distintos. Em Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha (ou Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis.
        1. Na Espanha ocorreu a partir da união dos reinos de Aragão e Castela e seu apogeu ocorreu durante o reinado dos Habsburgo. Ambos os países, Portugal e Espanha, começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos mouros (muçulmanos).
          1. Na França, considerada exemplo máximo do absolutismo europeu, esse processo se deu ao longo do reinado das Dinastias Capetíngia e Valois. No entanto, será a Dinastia Bourbon que consolidará os monarcas absolutistas da França.
            1. Por fim, na Inglaterra, através das Dinastias Plantageneta e Tudor.
              1. Importante observar que tanto na Espanha, quanto na França e na Inglaterra, a formação dos Estados Nacionais tiveram início no século XV.
        2. O crescimento demográfico, o surgimento da burguesia e o desenvolvimento do comércio, a partir da expansão das rotas marítimas, fizeram com que o modelo feudal já não funcionasse como antes.
          1. Desta maneira, o novo desenvolvimento econômico precisava de outro modelo político. Assim, os países europeus foram centralizando o poder nas mãos de um rei e este se torna uma das figuras importantes ao lado da Igreja e da nova classe que surgia: a burguesia. A burguesia e o Estado Nacional
            1. Junto a isso, os ideais mercantilistas conquistam os mercadores, comerciantes e profissionais burgueses. O dinheiro passa a ser mais importante que a terra e isto origina o nascimento de um novo sistema econômico: o capitalismo.
          2. foram criados os Estados Nacionais, também chamado de Estado Moderno, com fronteiras definidas e um exército nacional (com o fim dos exércitos particulares dos senhores feudais). No âmbito econômico, as monarquias nacionais visavam a unificação dos padrões monetários e também um sistema de cobrança dos impostos.
            1. Esse aumento de poder ao Monarca foi obtido pelo apoio de parte da nobreza e, sobretudo, dos burgueses, a nova classe social que enriquecia com o desenvolvimento do comércio.
              1. Com o surgimento da burguesia, esta passou a lutar pela autonomia das cidades que ainda eram dominadas pelos senhores feudais. Este movimento ficou conhecido como Movimento Comunal e era um compromisso entre várias cidades de constituir uma defesa única frente um ataque.
                1. Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais. Assim, foram se extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            O Governo-Geral Brasil colônia
            jacson luft
            Iluminismo
            Priscila Reinaldo
            Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)
            Isadora Borges
            Idade Média
            Duda moschen
            Historia - Feudalismo
            Maria Clara Ferreira
            O Governo-Geral Brasil colônia
            THIAGO GIRALDI FONSECA
            Filosofia Medieval
            Artur B. Linhares
            Antiguidade Oriental
            Izadora Sulzbacher
            Independência do Brasil.
            Marina Amaral
            HISTÓRIA DA LITERATURA
            Thais Meira
            Antiguidade Clássica: Grécia II
            Bruno Fernandes3682