Sete Povos das Missões

Description

Mapa mental sobre os Sete Povos das Missões.
Ana Laura dos Santos
Mind Map by Ana Laura dos Santos, updated more than 1 year ago
Ana Laura dos Santos
Created by Ana Laura dos Santos over 3 years ago
7
0

Resource summary

Sete Povos das Missões
  1. Origens:
    1. Os Sete Povos foram fundados na derradeira onda colonizadora jesuíta na região,depois de serem fundadas dezoito reduções em tempos anteriores,todas destruídas pelos bandeirantes brasileiros e exploradores portugueses.Dentre as causas apontadas pelos historiadores para o retorno estão a abundância de gado na região e o desejo da coroa espanhola de assegurar a posse daquelas terras,em virtude da crescente presença portuguesa no sul.Contudo,essas teses são controversas.
      1. Seja como for,a partir de 1682 os Jesuítas começaram a voltar para as suas antigas terras,e neste mesmo ano foi fundado o primeiro dos Sete Povos : São Francisco de Borja,seguido por São Nicolau,São Luiz Gonzaga e São Miguel.
    2. Na Cultura:
      1. Os Sete Povos fazem parte de um importante capítulo da história do Rio Grande do Sul.Deram origem a cidades prósperas,auxiliaram na delimitação de fronteiras,e foram tema para a formação de um grande folclore regionalista de tom heroico em torno das figuras dos padres e dos índios,dentre os quais em especial Sepé Tiaraju.A cultura desenvolvida nestes centros chegou a alto nível de complexidade em termos de arte,urbanismo e harmonia social
        1. Os sinais deixados pelos Sete Povos das Missões foram fortes e permanecem em formas de ruínas,marcas arquitetônicas,fronteiras,costumes e lendas da região.Suas relíquias ainda podem ser vistas nos sítios arqueológicos e nos museus regionais.Sua importância é digna da atenção da UNESCO,e o acervo de estatuária que se preservou e está espalhando em coleções privadas e públicas é hoje patrimônio nacional tombado pelo IPHAN.
        1. Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis na Região do "Rio Grande de São Pedro",atual Rio Grande do Sul,composto pelas reduções de São Francisco de Borja,São Nicolau,São Miguel Arcanjo,São Lourenço Mártir,São João Batista,São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio.
          1. Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais,por estarem localizados a leste do Rio Uruguai.Com os ataques dos bandeirantes,os jesuítas espanhóis fugiram da área do Guairá.
            1. ANA LAURA T.54
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Projeto Med 2015: História e Geografia
            elisacoltro
            2º Guerra Mundial
            João Gabriel
            História do Brasil - Período Colonial
            alessandra
            Períodos da História do Brasil
            GoConqr suporte .
            A CIVILIZAÇÃO ROMANA
            Lucas Villar
            Mercantilismo
            Professor Junior
            Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
            Professor Junior
            SEGUNDO REINADO
            Lucas Villar
            Feudalismo
            Malu Miralha
            Hebreus, Fenícios e Persas
            Júlia Flores
            República Velha
            Vitor Gomes