Judaísmo

Description

Mind Map on Judaísmo, created by Anna Leticia Rodrigues Silva on 15/09/2020.
Anna Leticia Rodrigues Silva
Mind Map by Anna Leticia Rodrigues Silva, updated more than 1 year ago
Anna Leticia Rodrigues Silva
Created by Anna Leticia Rodrigues Silva over 3 years ago
204
1

Resource summary

Judaísmo
  1. O judaísmo foi fundado por Abraão no século XVIII a.C. A religião se desenvolveu com a civilização hebraica, através de Moisés, Davi e Salomão. Na visão judaica, Deus é o criador do universo e é quem influencia a sociedade humana. Os judeus seguem os ensinamentos da Torá e da Bíblia Hebraica. Segundo a tradição judaica, a Torá teria sido escrito por Deus e nunca deve ser modificado. Para eles, o judeu pertence a uma linhagem com um pacto eterno com esse Deus.
    1. O começo do judaísmo como uma religião estruturada acontece com a transformação dos judeus em um povo influente através de reis como Saúl, Davi e Salomão, que construiu o primeiro templo em Jerusalém.
    2. Segundo os judeus, existe somente um Deus, todo-poderoso que criou o universo e tudo o que nele há. Eles acreditam que Deus tenha uma relação especial com o seu povo
      1. O local de culto dos seus cultos é a sinagoga. O líder religioso de uma comunidade judaica é chamado de rabino. Ao contrário de líderes de outros credos religiosos, o rabino não é um sacerdote e não goza de status religioso especial.
      2. Analistas definem a essência de ser judeu como participar de uma comunidade judaica e viver de acordo com as tradições e leis judaicas. O judaísmo é um modo de vida fortemente associado a um sistema de fé e convicções religiosas
        1. Os judeus acreditam que os seres humanos foram feitos à semelhança de Deus. Obedecer a "lei" é fazer a vontade de Deus e demonstrar respeito e amor por Deus. É por isso que judeus religiosos seguem certas práticas espirituais sem precisar de razões extra-religiosas para obedecer as regras.
        2. Simbolos Judaicos: Estrela de Davi, “estrela dos judeus”, é um símbolo de proteção, que também representa a união dos opostos.
          1. A Torá, ou a Bíblia hebraica que é chamada pelos cristãos de Velho Testamento, reúne especialmente os cinco primeiros livros da Bíblia cuja autoria é atribuída a Moisés, o chamado Pentateuco.
          2. A ética Judaíca baseia-se nos conceitos e ensinamentos fundamentais do judaísmo; estes estão contidos, embora não em fórmulas sistematizadas, na literatura judaica. Como a preocupação da teologia judaica é coletar os dados espalhados por toda essa vasta literatura, e interpretar a partir deles o sistema subjacente de crença e pensamento, assim é dá ética judaica extrair da vida dos judeus e da literatura do judaísmo a princípios reconhecidos como obrigatórios e de fato regulando a conduta dos adeptos do judaísmo.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            GÊNESIS
            Caio Hermínio
            O povo expressa sua fé
            Guilherme Nisiyama
            Diversidade do cristianismo
            Marina Lima
            RELIGIÕES
            Giovanna De Britto
            Judaísmo
            Miqueias Filho
            Conhecimentos das Religiões Abraâmicas
            REINALDO LEÃO
            Religiões na Antiguidade
            RENATA COSTA CRUZ
            Judaismo inicio
            Guilherme Sousa
            Untitled
            diana santos
            “In gaining knowledge, each area of knowledge uses a network of ways of knowing.” Discuss this statement with reference to two areas of knowledge
            Julianapabab