Tolueno em colas

Description

Criado por Ana Júlia Siteneski, Carlos Eduardo dos Santos, Fernanda Japur Ihjaz, Helen Deuner Ferreira e Lênisson Nasiloski Bebber.
Helen Deuner Ferreira
Mind Map by Helen Deuner Ferreira, updated more than 1 year ago
Helen Deuner Ferreira
Created by Helen Deuner Ferreira over 3 years ago
69
0

Resource summary

Tolueno em colas
  1. Todos os tipos de cola usam a propriedade adesiva de certos polímeros (naturais ou sintéticos) para manter as coisas unidas. Estes polímeros se ligam uns aos outros e as partes que se deseja unir, colando-as.
    1. As colas com base em água são formuladas com polímeros, naturais (goma arábica, presente na borda de envelopes e no verso de selos) ou sintéticos (acetato de polivinila, ou PVA, o componente encontrado na cola escolar), dissolvidos em água.
      1. As colas com base em solvente (como a cola de sapateiro e as colas acrílicas) são formuladas com polímeros sintéticos (acrílico, policarbonato, poliestireno, policloropreno) que não são solúveis em água. Por isso, eles são dissolvidos em um solvente orgânico.
        1. As colas “químicas”, do tipo superbonder são formuladas com compostos que reagem quimicamente e formam polímeros em contato com a umidade do ar. O polímero formado enrijece rapidamente.
        2. Os primeiros registros de cola são de 6 mil anos atrás, quando os egípicios usavam algo parecido. O material adesivo era extraído de ossos de búfalo, da borracha e de uma proteína do leite. Em 1750 saiu a primeira patente, na Inglaterra. Era uma cola feita de pele e ossos de peixe.
          1. O sistema respiratório é a principal via de exposição ao tolueno, pois, ao ser inalado, ele é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea. O início dos efeitos após a aspiração é bastante rápido, em 15-40 minutos eles iniciiam.
            1. Os riscos dependem da intensidade da exposição ao tolueno. Em menor grau, pode ocorrer irritação dos olhos e garganta. Em algumas pessoas, pode provocar processos alérgicos pelo contato com a pele ou pela inalação. Efeitos de intoxicação, como cefaleia, confusão e tonturas, podem ocorrer se a exposição for prolongada.
              1. Com doses abusivas, pode-se observar sintomas mais graves, como náusea, anorexia, confusão, hilariedade, perda do autocontrole, perdas momentâneas de memória, nervosismo, fadiga muscular, insônia e até efeitos de intoxicação aguda, como alucinações, desorientação e, em doses abusivas, pode levar à narcose.
                1. O toluol é tóxico para os seres humanos principalmente porque é quase insolúvel em água. Como tal, ele não pode ser removido do corpo por nenhuma via excretora tradicional e deve ser metabolizado.
                  1. O tolueno também é usado como droga psicoativa.
                    1. Eles tornam o coração humano mais sensível à adrenalina, o que faz o número de batimentos cardíacos aumentar (taquicardia). Essa adrenalina é liberada toda vez que o corpo humano tem de exercer um esforço extra do padrão ataque/defesa. Assim, se uma pessoa inala um solvente e logo depois faz um esforço físico seu coração pode sofrer.
                      1. Além disso, pessoas que usam solventes apresentam-se apáticas, têm dificuldade de concentração, déficit de memória e são extremamente pessi­mistas. Os solventes praticamente não atuam em outros órgãos, a não ser no cérebro.
                      2. Consoante a Ficha de Segurança de Produto Químico da PetroquímicaUnião S.A.19, o tolueno, apesar de ser biodegradável, em certas concentrações na atmosfera, forma misturas explosivas etóxicas, É prejudicial à vida aquática, e pode contaminar o lençol freático. O tolueno é facilmentedecomposto por microorganismos no solo. No ar, a substância combina-se com o oxigênio formando benzaldeido e cresol, que pode ser prejudicial à saúde das pessoas.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        PROPRIEDADES COLIGATIVAS
                        Yani
                        Dicionário de Química
                        Alessandra S.
                        Princípios da Química
                        GoConqr suporte .
                        REAÇÕES QUÍMICAS
                        alessandra
                        Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
                        GoConqr suporte .
                        TERMOQUÍMICA
                        Yani
                        CINÉTICA QUÍMICA
                        Yani
                        Endotérmico ou Exotérmico?
                        Andrea Borges
                        Molaridade
                        Alessandra S.
                        Classificação Periódica dos Elementos
                        Mariana Nogueira
                        GEOMETRIA MOLECULAR
                        Yani