ATITUDES EMPREENDEDORAS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Description

Módulo introdutório
ROSALIA MARIA CARVALHO
Mind Map by ROSALIA MARIA CARVALHO, updated more than 1 year ago
ROSALIA MARIA CARVALHO
Created by ROSALIA MARIA CARVALHO almost 9 years ago
54
0

Resource summary

ATITUDES EMPREENDEDORAS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Annotations:

  •    OBJETIVO GERAL:  Promover o conhecimento sobre as teorias das Atitudes Empreendedoras para o Mercado de Trabalho, possibilitando melhor desempenho pessoal e profissional do educando.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS: § Identificar a relevância do mundo do trabalho para a formação dos alunos. § Orientar aos educandos sobre os benefícios de posturas éticas, pessoal e profissional, comportamento individual e grupal, cidadania, educação e trabalho. § Identificar a importância de se estabelecer a comunicação adequada nas diferentes situações sociais. § Desenvolver a capacidade empreendedora estimulando a criatividade e a aprendizagem proativa para o mercado de trabalho. Auxiliar aos discentes a traçar metas, definir objetivos e saber onde se quer chegar  para alcançar os objetivos em suas escolhas profissionais.
  1. NOÇÕES DE COMUNICAÇÃO

    Annotations:

    • Comunicação:   É a transmissão de uma mensagem que ocorre entre Duas ou  Mais  Pessoas.  Comunicar-se bem é ter habilidade de transmitir uma mensagem de maneira clara.  
    1. OBJETIVOS

      Annotations:

      •   Construir no aluno um “conceito” sobre Comunicação e reconhecer a importância das Formas e os elementos da Comunicação, bem como a Elaboração de Documentos e os Tipos de Correspondências.
      1. OBJETIVO 1

        Annotations:

        • Transferir para o aluno conhecimentos sobre as principais ferramentas utilizadas  na Comunicação e suas aplicabilidades.  
        1. OBJETIVO 2

          Annotations:

          • Inserir o aluno no contexto do desenvolvimento da Comunicação dentro e fora do ambiente de trabalho.
        2. JUSTIFICATIVA

          Annotations:

          • Esta disciplina está inserida nos cursos de qualificação profissional do SENAI-PI, como elemento e contribuição para o desenvolvimento de habilidades e competências, e assim estabelecer  nos educandos à importância do contexto da Comunicação humana nas diferentes situações sociais.   
          1. AVALIAÇÃO

            Annotations:

            •  A avaliação será articulada de forma diagnóstica, formativa e somativa para a construção da aprendizagem significativa. Sendo aplicada de forma contínua e através da várias atividades de verificação, seguindo os seguintes critérios: participação, assiduidade, envolvimento nos trabalhos em grupo e estabelecimento de relações conceituais, argumentação consistente e coerência teórica.   Será composta por dois instrumentos: atividades Individuais e/ou em grupo e avaliações  (Individual).
            1. ETAPAS

              Annotations:

              •  1 - EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO ATRAVÉS DE SLIDES (POWERPOINT) ABRANGENDO: NOÇÕES BÁSICAS DE COMUNICAÇÃO  História e origem comunicação humanaDefinição e alguns conceitos FORMAS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Processo de comunicação Comunicação verbal e não verbal Problemas da comunicação  Barreiras à comunicação INSTRUMENTOS DA COMUNICAÇÃO Redação; Ata; Carta comercial; Correspondências: (particular, oficial e empresarial); Memorando; Ofício; Contrato e contrato social; Requerimento; E-mail; Mala direta; Intranet; Internet. 2 - Distribuição dos textos para debate e reflexão:  A importância da Comunicação – Censo de Natalidade; Falha na Comunicação – O cometa Halley e o E-mail errado.3 - Trabalho em dupla: Fazer um resumo (redação) sobre a apresentação do vídeo de Charles Chaplim (cinema mudo) – abordagem da comunicação não verbal. 4 – Avaliação individual com questionários sobre Comunicação.  
              1. RECURSOS/MATERIAIS
                1. RECURSO 1

                  Annotations:

                  •  § Aulas presenciais, expositivas e interativas; § Dinâmicas reflexivas em grupo; § Leituras de textos com mediação; § Atividades escritas, recorte e colagem. § Debates educativos; Trabalho em grupo. § Teste de conhecimento da disciplina: Comunicação  (Avaliação individua via webl)   
                  1. RECURSO 2

                    Annotations:

                    • § Quadro branco; Pinceis, revistas, cola, cartolinas, papel A-4., Apostilas;  § Multimídia (Data-show, caixa de som, computador; internet, etc)
                  2. BIBLIOGRAFIA

                    Annotations:

                    • MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação sem  Complicação: como simplificar a prática da comunicação nas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. NASSAR, Paulo. O que é Comunicação Empresarial. Paulo Nassar/Rubens Figueiredo São Paulo: Brasiliense. Coleção Primeiros Passos, 2004. http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-redacao/exercicios-sobre-os-elementos-comunicacao.htm
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  O Clima - Geografia
                  GoConqr suporte .
                  FORMAS GEOMÉTRICAS E CORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
                  DANIELA FARIA
                  FORMAS DE INICIAR O INQUÉRITO POLICIAL
                  carolcavalheiro
                  Elementos da obrigação tributária
                  Aimê Vale
                  FORMAS GEOMÉTRICAS
                  DANIELA FARIA
                  Miguens (1) cap 1/ Cap 2
                  Hegner Machado
                  FORMAS FARMACEUTICAS
                  Maíra Canuto
                  3. Elementos constitutivos da obrigação
                  Jonatas Pinheiro
                  Tabela Periódica
                  Ribamar Miranda
                  Elementos de um mapa conceptual
                  Armando Oliveira
                  Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica.
                  Monique Alves