Primeira Guerra Mundia

Description

Mapa mental sobre a primeira guerra mundial
Katy Martins
Mind Map by Katy Martins, updated more than 1 year ago
Katy Martins
Created by Katy Martins about 3 years ago
26
1

Resource summary

Primeira Guerra Mundia
  1. Resumo
    1. A Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da humanidade. Esta foi a primeira guerra no século 20 e o primeiro conflito em estado de guerra total. Nessa guerra, um país mobilizou todos os recursos para viabilizar a batalha. Foi prorrogado de 1914 a 1918 e foi o resultado das mudanças ocorridas na Europa, que chocaram diversos países. O resultado da Primeira Guerra Mundial foi um grande trauma. Uma geração de jovens foi traumatizada pelo medo da guerra. A frente, especialmente a frente ocidental, é caracterizada por massacres e 10 milhões de mortes durante a guerra. Os erros da Primeira Guerra Mundial levaram a uma nova guerra em 1939.
    2. Causa
      1. Na questão imperialista, o enfoque pode ser dado ao temor que a ascensão da Alemanha gerou em nações como Rússia, França e Grã-Bretanha. A questão dos nacionalismos envolveu diferentes nações. A Alemanha encabeçava um movimento conhecido como pangermanismo. Esse movimento nacionalista servia como suporte ideológico para o Império Alemão defender os seus interesses de expansão territorial no começo do século XX. O pangermanismo ainda se expressava nas questões econômicas, pois os alemães pretendiam colocar-se como a força econômica e militar hegemônica da Europa. Na questão nacionalista, havia também o revanchismo francês. Essa questão envolvia os ressentimentos que existiam na França a respeito do desfecho da Guerra Franco-Prussiana, conflito travado entre Prússia e França em 1870 e 1871. Após o fim desse conflito, a Prússia autoproclamou-se como Império Alemão. A questão nacionalista mais complexa envolvia os Bálcãs, região no sudeste do continente europeu. A grande tensão nos Bálcã
      2. Envolvidos
        1. Como mencionado no texto, os dois grupos que lutaram entre si na Primeira Guerra Mundial ficaram conhecidos como Tríplice Aliança e Tríplice Entente . Em 1915, a Itália aderiu à Tríplice Entente. No lado da Entente, países como Grécia, Estados Unidos, Canadá, Japão e até mesmo o Brasil entraram no confronto.
        2. Onde ocorreu
          1. A maior parte dos combates na Primeira Guerra Mundial ocorreu no continente europeu. Na Europa, destacou-se a frente ocidental onde os alemães lutaram contra os franceses e britânicos e a frente oriental onde os alemães lutaram contra os sérvios e russos. Durante a guerra, houve combates também no Oriente Médio, que também está sob o controle do Império Otomano.
          2. Conclusão
            1. A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que ocorreu entre 1914 e 1918. O cenário principal da guerra ocorreu no continente europeu. Isso é o resultado de vários fatores, como competição econômica, insatisfação com eventos passados ​​e questões de nacionalismo. Este foi o gatilho para o assassinato do grão-duque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia em Sarajevo, Bósnia, em junho de 1914. Ele se estendeu por dois estágios diferentes e durou quatro anos: guerras de movimento e guerras de trincheiras. A fase final é bem conhecida por ser a mais longa (de 1915 a 1918) e se caracteriza pela alta taxa de mortalidade dos militares envolvidos. Como resultado do conflito, cerca de 10 milhões de pessoas foram mortas e a Europa mudou completamente.
            2. Concequências
              1. Como consequência do armistício e da derrota alemã, foi assinado em junho de 1919 o Tratado de Versalhes. A assinatura desse tratado aconteceu exatamente no mesmo local onde os franceses haviam ratificado sua derrota em 1871. Dessa vez, os derrotados eram os alemães, que assinavam um tratado que impunha termos duríssimos à Alemanha. Delegações reunidas durante a assinatura do Tratado de Versalhes na Galeria dos Espelhos, em 1919. A rigidez dos termos do Tratado de Versalhes é entendida pelos historiadores como a porta que deu abertura para o surgimento e crescimento do nazismo.
              2. Períodos
                1. Acesse também: Saiba como era a vida dos soldados na trincheira O espaço entre as trincheiras era conhecido como «terra de ninguém» e era preenchido com sacos de areia, arames farpados e tudo que fosse necessário para garantir a proteção das tropas e para informar que tropas inimigas aproximavam-se. Durante a guerra de trincheiras, foram utilizadas pela primeira vez armas químicas. A violência da guerra também foi destacada durante os combates que aconteceram na Sérvia. A Primeira Guerra também registrou combates aéreos e uma disputa acirrada entre alemães e britânicos no mar. Em 1917, os Estados Unidos, presididos por Woodrow Wilson, entraram na guerra quando uma embarcação britânica foi atacada por alemães, causando a morte de mais de uma centena de americanos. Nesse mesmo ano, os russos, fragilizados por tantas derrotas e por uma crise econômica duríssima, retiraram-se da guerra, e a Revolução Russa consolidou o socialismo no país. A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resul
                2. Nacionalismo
                  1. Nacionalismo é uma ideologia surgida no século XIX quando se afirmavam os Estados-Nações na Europa. O Nacionalismo surge após Napoleão conquistar grande parte da Europa.
                  2. Neocolonialismo
                    1. O neocolonialismo é um processo de governo político e econômico estabelecido pelas potências capitalistas emergentes (Grã-Bretanha, Arábia e Bélgica, Estados Unidos, Prússia, França e Itália) na África, Ásia e Oceania e ao longo do século XIX e início do século XX.
                    2. Pangermanismo
                      1. Um dos fatos que marcaram a ascensão das hostilidades entre os países que participaram da I Guerra Mundial foi o nacionalismo. Nesse sentido que surgiram alguns grandes movimentos nacionalistas que iriam influir na I Guerra Mundial. Essa proposta iria levar à eclosão da guerra dos Balcãs em 1912-1913, acirrando os sentimentos nacionalistas contra a dominação do Império Austro-húngaro na região. O resultado disso foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, dando motivos para o início da I Guerra Mundial. Como os sérvios declararam guerra ao Império Austro-húngaro, o czar russo, Nicolau II, decidiu intervir no conflito para ajudar os sérvios, que são de etnia eslava como os russos. Esse discurso do pangermanismo foi um dos argumentos utilizados pelo kaiser Guilherme II para a participação da Alemanha na I Guerra Mundial, fundamentando assim sua política expansionista. Na guerra Franco-Prussiana de 1870-1871, os prussianos venceram os franceses e anexaram ao seu território a ri
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      Períodos da História do Brasil
                      GoConqr suporte .
                      Projeto Med 2015: História e Geografia
                      elisacoltro
                      Iluminismo
                      Priscila Reinaldo
                      História do Brasil - Período Colonial
                      alessandra
                      A CIVILIZAÇÃO ROMANA
                      Lucas Villar
                      Hebreus, Fenícios e Persas
                      Júlia Flores
                      Mercantilismo
                      Professor Junior
                      Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
                      Professor Junior
                      SEGUNDO REINADO
                      Lucas Villar
                      Feudalismo
                      Malu Miralha
                      República Velha
                      Vitor Gomes