As tecnologias e as Tecnologias da Informação e Comunicação.

Description

MAPA CONCEITUAL
JOAO BATISTA DE SOUZA SOUZA
Mind Map by JOAO BATISTA DE SOUZA SOUZA, updated more than 1 year ago
JOAO BATISTA DE SOUZA SOUZA
Created by JOAO BATISTA DE SOUZA SOUZA over 1 year ago
5
0

Resource summary

As tecnologias e as Tecnologias da Informação e Comunicação.
  1. Na década de 1960, Marshall McLuhan afirma que as ferramentas são extensões do próprio homem.
    1. Rosenblueth (1980, apud SANCHO 1998, p. 31),classifica em:
      1. 1. a) Materiais – Físicas: engenharia civil, elétrica, eletrônica, nuclear e espacial; Químicas: inorgânica e orgânica; Bioquímica: farmacologia, bromatologia; Biológicas: agronomia, medicina, bioengenharia).
        1. 2. b) Sociais – psicológicas: psiquiatria e pedagogia, psicossociológicas, psicologia industrial, comercial e bélica; Sociológicas: sociologia e ciências políticas aplicadas, urbanismo e jurisprudência; Econômicas: ciências da administração, pesquisas operacionais e bélicas.
          1. 3. c) Conceituais – Informática
            1. 4. d) Teorias de sistemas – teoria de autômatos, teoria da informação, teoria dos sistemas lineares, teorias do controle, teorias da otimização, etc.
    2. QUATRO CORRENTES DE ESTUDOS NO SECULO XX,
      1. 1) A teoria instrumental. Corresponde a visão do senso comum, segundo a qual as tecnologias são ferramentas que têm objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso.
        1. 2) A teoria substantiva. A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: esse é o seu impacto “substantivo.”
          1. 3) A teoria crítica. A tecnologia seria um “campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria um parlamento das coisas em que formas alternativas são debatidas e discutidas” (CARVALHO, 2007).
            1. 4) A teoria construtivista. Para essa corrente de pensamento, não há como separar tecnologia de sociedade,[....] pois o processo de criação e produção é, de cada sociedade.
              1. Analisando essa classificação, podemos concluir que existem dois campos: tecnologias dos materiais (duras) e tecnologias dos processos de gestão (flexíveis)
                1. As primeiras referem-se aos processos técnicos de produção dos instrumentos utilizados pelo homem, desde os artefatos mais simples até o mais sofisticado
                  1. As segundas designam os processos de gestão e controle das relações que se estabelecem na sociedade, desde as mais superficiais e circunstanciais, até as mais complexas e sofisticadas.
                2. “[...] com a escrita, as representações perduram em outros formatos que não o conto ou a narrativa, tendência ainda maior quando se passa do manuscrito ao impresso e à medida que o uso dos signos escriturários torna-se mais intenso e difundido na sociedade” (LÉVI, 1999, p. 89 e 92).
                  1. A telecomunicação e a comunicação via tecnologias digitais encurtaram distâncias e comprimiram o tempo. A nova noção de espaço e tempo, gerada pela velocidade das alterações tecnológicas aplicadas aos processos informativos e comunicativos, é uma realidade e uma das alterações mais significativas.
                    1. Essa cultura, ou essas culturas, vêm modificando também os sistemas de funcionamento da produção material e de conhecimento dessas sociedades, afetando diretamente os mecanismos de controle da produção, as políticas públicas, o mercado de trabalho, a produção científica entre outros. E esse é um processo que avança não apenas nas sociedades desenvolvidas, mas também nas sociedades em desenvolvimento, nos lugares mais longínquos e imaginados.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Google Apps for Education
                  Mitue Souza
                  Como a escola pode ajudar no combate às “Fake News”?
                  Juliana Felipe
                  Modelo Gamificado
                  Kauana Guimarães
                  Bem-vindo ao ExamTime!
                  GoConqr suporte .
                  5 Steps to GCSE Learning Success
                  Landon Valencia
                  Modelo Gamificado
                  Triade Aprovação
                  Google Apps for Education
                  ISAIAS PIGNATON JUNIOR
                  Refluxo gastroesofágico
                  Bruna Lima
                  Refluxo gastroesofágico
                  Bruna Lima
                  Interactive Multimodal Learning Environments
                  patricia rodrigues
                  Auxílio-Reclusão
                  Samylle Oliveira