Mind map
Primeira República Brasileira (1889-1930)
Map content
Primeira República Brasileira (1889-1930)
Causas
- Modelo antecessor ultrapassado
- Popularidade baixa do imperador
- Polpularidade do modelo liberal
- Guerra do Paraguai
- A guerra do Paraguai deixou o Marechal Deodoro popular.
- CAUSAS INDIRETAS
- REVOLUÇÃO FRANCESA
Consequências
- Segunda constituição Brasileira 1891
- Voto do cabresto
- Presidente-governador-prefeito CORONEL
- oligarquia
- Voto do cabresto
- República da espada
- Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
- Modelo liberal
- Separação da Igreja com o estado. Poder democrático. Em contraposição com o modelo Americano Oligarquia.
- Segunda constituição Brasileira 1891
Revoltas
- Guerra de canudos
- 1896-1897 -- Antonio conselheiro -- Euclides da Cunha--
- Revolta da chibata
- Marinheiros - Negros - 1910
- Revolta da vacina
- Oswaldo Cruz -- 1904
- Revolta do contestado
- 1913 - A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar. Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro.
- Greve Geral
- A Greve Geral de 1917 é o nome pela qual ficou conhecida a paralisação geral da indústria e do comércio do Brasil, em Julho de 1917, como resultado da constituição de organizações operárias de inspiração anarcosindicalista aliada à imprensa libertária. Esta mobilização operária foi uma das mais abrangentes e longas da história do Brasil. O movimento operário mostrou como suas organizações (Sindicatos e Federações) podiam lutar e defender seus direitos de forma descentralizada e livre, mas de forte impacto na sociedade.
- Guerra de canudos
Mundo
- Guerra mundial 1914
- A GRANDE DEPRESSÃIO
- New Deal
Artes
- literatura
- Machado de Assis
- Cronista e contrário a Republica pois se instalaria um governo de Oligarcas
- REALISMO - NATURALISMO - PARNASIANISMO
- Modernismo - SEMANA DE ARTE MODERNA
- MONTEIRO LOBATO
- Critica a Anita Mafalti
- Manuel Bandeira
- MONTEIRO LOBATO
- Modernismo - SEMANA DE ARTE MODERNA
- MARIO DE ANDRADE
- ÓDIO AO BURGUÊS
- Machado de Assis
- literatura
Economia
- Campos Sales escolheu como prioridade econômica a negociação de um acordo com a Inglaterra para a suspensão de pagamento de juros da dívida.
- Borracha e Café
- Crescimento da borracha através da indústria automotiva e bicicleta. E queda após seringueiras na Asia.
- Industria
- São Paulo
- Capital Econômica
- São Paulo
Geografia
- BRASIL RURAL
- URBANIZAÇÃO
- Vinda de Imigrantes
- VINDA DE ITALIANOS, ALEMÃES, UCRANIANOS
Information
- Description
- Mind Map on Primeira República Brasileira (1889-1930), created by Michael Souza on 13/06/2015.
- Created by
- Michael Souza
- Views
- 127
- Rating