Trabalhadores Invisíveis.

Description

Mapa Mental sobre "Trabalhadores Invisíveis", texto de Felipe Araújo.
Emilly Fernanda Coelho
Mind Map by Emilly Fernanda Coelho, updated more than 1 year ago
Emilly Fernanda Coelho
Created by Emilly Fernanda Coelho about 3 years ago
2
0

Resource summary

Trabalhadores Invisíveis.
  1. Trabalhadores invisíveis são profissionais com funções sociais fundamentais, porém desvalorizadas. Fazem parte deste grupo tanto trabalhadores informais quanto registrados.
    1. A invisibilidade de tais indivíduos ocorre devido ao seu poder aquisitivo diminuto, aos direitos relativizados e devido ao preconceito por parte de uma parcela da classe alta.
      1. Garis, entregadores, camelôs, ascensoristas, cobradores, jardineiros, faxineiros, coletores, gandulas, entre outros, são considerados trabalhadores invisíveis. Além de sua invisibilidade como prestadores de serviços, não são notados em relação às condições econômicas e materiais.
        1. Um dos principais problemas referente aos trabalhadores invisíveis não ocorre somente por sua falta de notabilidade em um ambiente. A maior dificuldade da invisibilidade é o não atendimento de suas reivindicações como profissional perante às empresas.
          1. Cartazes humanos: Os trabalhadores invisíveis mais emblemáticos são os chamados cartazes humanos. São cidadãos que se alugam como espaço para propagandear serviços. Geralmente, são vistos nas regiões centrais das cidades usando coletes com inscrições como “compro ouro”, entre outras chamadas para serviços. Normalmente, o interessado volta-se ao “cartaz humano” e então é levado até a empresa onde pode efetuar uma negociação de compra ou venda.
            1. Entregadores de panfletos: Os entregadores de panfleto representam os trabalhadores invisíveis devido a sua não absorção pelo mercado de trabalho formal. Assim, aceitam ficar durante várias horas por dia, sem qualquer assistência, entregando panfletos ou propagandas impressas dos serviços oferecidos por seus contratantes. A remuneração é baixa, e os entregadores de panfleto mais comuns são vistos em faróis oferecendo os materiais pelas janelas dos carros ou parados na rua distribuindo cartões.
              1. Estudo de campo: Fernando Braga, psicólogo formado pela Universidade de São Paulo, fez um estudo de campo sobre os trabalhadores invisíveis, que se transformou em sua dissertação de mestrado e depois foi publicado como livro. O profissional passou oito anos como gari no sentido de entender como se dava a invisibilidade desta classe profissional, além de poder experimentar as reações de outras pessoas perante à profissão.
                1. Entre os relatos encontrados no livro “Homens Invisíveis – relatos de uma humilhação”, Braga descreve situações interessantes. Os garis, ao descobrirem que ele não pertencia àquela classe social, tiveram atitudes marcantes durante o convívio. Alguns passaram a protegê-lo por meio de atos como deixar que sempre usasse a vassoura mais nova, não permitir que realizasse tarefas com a pá ou a enxada, além de não possibilitarem que ele viajasse na caçamba da caminhonete, reservando a cabine. O psicólogo conta ainda que um de seus ritos de passagem para ser aceito entre os garis foi beber café em uma latinha de refrigerante achada no lixo e cortada ao meio. Depois deste episódio, o convívio passou a ser pleno e despido de preconceitos.
                2. O ideal é que as companhias apresentem políticas de valorização destes trabalhadores por meio do reconhecimento financeiro, pessoal e acompanhamento de suas necessidades como prestadores de serviço remunerado.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Períodos da História do Brasil
                  GoConqr suporte .
                  Projeto Med 2015: História e Geografia
                  elisacoltro
                  Iluminismo
                  Priscila Reinaldo
                  História do Brasil - Período Colonial
                  alessandra
                  A CIVILIZAÇÃO ROMANA
                  Lucas Villar
                  Hebreus, Fenícios e Persas
                  Júlia Flores
                  Mercantilismo
                  Professor Junior
                  Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
                  Professor Junior
                  SEGUNDO REINADO
                  Lucas Villar
                  Feudalismo
                  Malu Miralha
                  República Velha
                  Vitor Gomes