Oriente Médio

Description

Mind Map on Oriente Médio, created by carolinazaghi on 04/07/2015.
carolinazaghi
Mind Map by carolinazaghi, updated more than 1 year ago
carolinazaghi
Created by carolinazaghi almost 9 years ago
21
2

Resource summary

Oriente Médio
  1. GUERRA NA SÍRIA
    1. A guerra civil na Síria já é considerada pela ONU a maior tragédia humanitária em décadas. O conflito ameaça desestabilizar a região, porque o governo alauita da Síria forma, junto com o Irã e o Hezbollah do Líbano, um "arco xiita" que faz oposição a Israel, ao Egito e às monarquias sunitas do Golfo Pérsico. Como a guerra síria opõe o regime alauita-xiita a uma rebelião sunita, os poderes reginais transformaram a Síria em um campo de batalha de influência dessas duas tendências no Oriente Médio.

      Annotations:

      • Mundialmente o primeiro conjunto alinhou-se desde a G.F. com a Rússia e, indiretamente com a China, enquanto o segundo tem o apoio dos EUA e UE.
      1. No Conselho de Segurança da ONU, os EUA, a França, e o Reino Unido defendem a derrubada de Bashar, porém descartam fazer um ataque militar; não conseguem sequer impor sanções internacionais porque os votos são vetadas por China e Rússia. Os russos são tradicionais aliados e fornecedores de armas para a Síria, além de fazer várias advertências para que não haja um ataque militar do Ocidente ao país.
        1. O ditador da Síria, Bashar al-Assad, pertence ao grupo social e religioso alauita (vertente xiita do islamismo) e reprimiu com violência os protestos pacíficos por democracia na Síria. Isso levou a população, de maioria islâmica, a pegar em armas para derrubar o governo. Passados três anos, o país está imerso em uma guerra civil entre as forças do regime que o apoiam e milícias rebeldes.
        2. PAÍSES ÁRABES ENVOLVIDOS
          1. De um lado, Catar e Arábia Saudita, com governos autoritários sunitas alinhados aos EUA, fornecem armas aos rebeldes, além da Turquia, república também sunita, que possuiu áreas na fronteira em que os rebeldes se refugiam.Para o Irã, a manutenção da ditadura síria torno-se uma questão chave: sua queda significaria perder influência regional e seu maior aliado.

            Annotations:

            • A facção local da Al-Qaeda, que é sunita, insufla a luta contra o governo pró-xiita. 
          2. Pela primeira vez na história de várias nações árabes, multidões tomaram as ruas e desafiaram seus ditadores, para exigir abertura política, respeito aos direitos humanos e melhores condições de vida em economias estagnadas. Mas o conflito na Síria e o golpe de Estado militar no Egito, os dois países de maior expressão nas revoluções evidenciam os enormes obstáculos à construção de regimes políticos liberais em nações com graves problemas sociais e nenhuma tradição democrática.
            1. A evolução mais recente no conflito sírio é o combate de rebeldes islâmicos armados entre si. As brigadas extremistas (defensora de um Estado Islâmico) romperam com as facções moderadas (pró-democracia).
              1. A facção da Al Qaeda (Iraque) abriu uma nova frente de batalha na Síria, onde infiltrou milhares de militantes estrangeiros e luta para implantar um Estado Islâmico transnacional. A crescente influência desses grupos traz uma nova dimensão ao colocar os EUA e o regime de Bashar diante de um inimigo em comum: a Al Qaeda, de Osama bin Laden.
                1. O regime sírio aceitou participar, em janeiro de 2014, das primeiras conversações com a oposição para tentar uma solução política para o conflito. Mas o encontro, em Genebra, terminou sem acordo sobre a formação de um governo de transição.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Retrospectiva de abril 2017
              Luís Felipe Mesiano
              Oriente Médio: conflitos no Irã, Iraque e Afeganistão.
              Lucas Villar
              Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
              Alessandra S.
              Atualidades
              Larissa Guimarães
              Atualidades Brasil e Mundo
              Alessandra S.
              Atualidades
              GoConqr suporte .
              Atualidades Vestibular Enem 2
              GoConqr suporte .
              ATUALIDADES
              Graciela Dias
              Atualidades Enem e Vestibular - 1
              GoConqr suporte .
              Temas de Redação
              Marina Faria
              Marco Civil da Internet
              Alessandra S.