Desigualdades

Description

HISTORIA - MODULO 2
manur _
Mind Map by manur _, updated 2 months ago
manur _
Created by manur _ about 3 years ago
19
0

Resource summary

Desigualdades
  1. Desigualdades econômicas
    1. Desigualdade econômica é a disparidade de renda e riqueza distribuída entre classes sociais. Ela fica bem nítida ao observar que uma pequena parcela da população concentra a maior parte do dinheiro.
      1. Isso enquanto boa parte da sociedade é pobre e passa por diversas consequências advindas da instabilidade financeira.
        1. As principais causas dessa desigualdade são má distribuição de renda, acesso à educação deficitário., administração ruim dos recursos públicos., investimentos governamentais insuficientes. e não garantia de serviços básicos.
    2. Desigualdades regionais
      1. As desigualdades regionais referem-se às desigualdades entre as regiões, entre estados e entre cidades. As desigualdades no Brasil não ocorrem somente dentro das cidades, mas também entre as regiões do país.
        1. A desigualdade leva ao aumento da pobreza, da má qualidade da alimentação e à fome. Com isso, também há más condições de moradia, falta de saneamento básico, saúde precária, alta taxa de mortalidade infantil, violência e desemprego.
          1. No cenário brasileiro, as regiões que apresentam as maiores taxas de desigualdade são as seguintes: sudeste e nordeste. Há potencial para reduzir a desigualdade regional fazendo boas políticas públicas em outras áreas e a principal delas é a educação. Ao invés de subsidiar empresas para irem para o Norte e Nordeste, é preciso investir nas pessoas do Norte Nordeste para elas terem capacidade de gerar renda.
      2. Desigualdades sociais
        1. A desigualdade social se refere à distribuição desigual de recursos e oportunidades entre diferentes grupos da sociedade, como renda, educação, saúde e emprego.
          1. A desigualdade social por aqui é um legado do período colonial, que se deve à influência ibérica, à escravidão e aos padrões de posses latifundiárias.
            1. Aspectos como racismo estrutural, discriminação de gênero, alta tributação de impostos e o desequilíbrio da estrutura social só agravam a desigualdade brasileira..
        2. Desigualdades raciais
          1. A desigualdade racial é um fenômeno social que se refere à disparidade e injustiça sistemática entre diferentes grupos étnico-raciais em termos de oportunidades, acesso a recursos, poder e trabalho. É fruto de preconceitos arraigados, discriminação e racismo, alguns até institucionalizados.
            1. O racismo estrutural é um dos principais impulsionadores dessa disparidade, pois está enraizado nas estruturas sociais, políticas e econômicas, perpetuando a discriminação racial.
              1. O que pode ser feito para diminuir a desigualdade racial? A promoção da diversidade e representatividade em diferentes áreas, como mídia, política e mercado de trabalho, é essencial para combater a discriminação racial.
          2. Desigualdades de gênero
            1. É uma desigualdade de poder, de acesso, de oportunidades, de liberdade de escolha, de valoração, de prestígio etc. produzida nas relações de gênero, ou seja, nas expectativas atribuídas ao ser masculino e ser feminino.
              1. Com forte desigualdade racial, os critérios analisados apontam que mulheres negras sofrem muito mais, tendo, por exemplo, menor acesso à escolaridade e ocupando profissões não especializadas e que pagam menos.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Projeto Med 2015: História e Geografia
            elisacoltro
            Iluminismo
            Priscila Reinaldo
            História do Brasil - Período Colonial
            alessandra
            Períodos da História do Brasil
            GoConqr suporte .
            A CIVILIZAÇÃO ROMANA
            Lucas Villar
            Hebreus, Fenícios e Persas
            Júlia Flores
            Mercantilismo
            Professor Junior
            Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
            Professor Junior
            SEGUNDO REINADO
            Lucas Villar
            Feudalismo
            Malu Miralha
            República Velha
            Vitor Gomes