Teorias Motivacionais

Description

Motivação
Patricia Queiroz
Mind Map by Patricia Queiroz, updated more than 1 year ago
Patricia Queiroz
Created by Patricia Queiroz almost 3 years ago
11
0

Resource summary

Teorias Motivacionais
  1. Para Bergamini (1990) a motivação é uma força propulsora que leva o indivíduo a satisfazer as suas necessidades e desejos, uma energia interna, algo que vem de dentro do indivíduo, fazendo com que este se coloque em ação
    1. Robbins (2005), a motivação possui três propriedades que a regem, uma é a direção, o foco da pessoa em sua meta e como realizar, outra é a intensidade, se o objetivo proposto é feito como algo que vai lhe trazer satisfação ou será realizado por obrigação, e a permanência
      1. Para Bergamini (1990) a motivação é uma força propulsora que leva o indivíduo a satisfazer as suas necessidades e desejos, uma energia interna, algo que vem de dentro do indivíduo, fazendo com que este se coloque em ação.
        1. Cunha et al. (2007), a motivação é um: “conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo quer fora dele, e que dão origem ao comportamento de trabalho, determinando a sua forma, direção, intensidade e duração”
          1. Motivação: aquilo que impulsiona o indivíduo a realizar uma atividade, agir de determinada maneira ou emitir certo comportamento.
            1. A motivação é específica. Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para estudar ou vice-versa. Não há um estado geral de motivação, que leve uma pessoa a sempre ter disposição para tudo (MAXIMIANO, 2007, p.250)
              1. As teorias motivacionais são importantes para a gestão pública e privada, pois sem conhecê-las se torna difícil obter uma organização eficiente e eficaz, visto que a eficiência ocorre através das atividades do ser humano dentro da organização e a eficácia é o resultado de todas as ações dos indivíduos para o meio externo para a empresa
            2. Teoria da Hierarquia das Necessidades de MaslowTeoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
              1. Maslow foi um psicólogo famoso entre 1940 e 1950 principalmente pela sua pesquisa acerca da hierarquia das necessidades humanas. Maslow organizou as necessidades humanas em cinco grupos diferentes, concluindo que quanto mais forte uma necessidade for, mais motivado um indivíduo se sente para conseguir saciá-la, no entanto, quando satisfeita a necessidade se passa para o nível superior daquela necessidade.
                1. Conforme Chiavenato (2003), Maslow apresentou uma teoria que afirma que as necessidades humanas estão organizadas e colocadas em níveis, em uma hierarquia de importância. Essa hierarquia foi organizada em uma pirâmide, na qual em sua base estão as necessidades básicas do ser humano e no topo estão as necessidades consideradas mais “sofisticadas”.
                  1. Na hierarquia das necessidades de Maslow, a pirâmide se dá da seguinte maneira: na base estão as necessidades fisiológicas, que são aquelas relacionadas com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie. Em seguida estão as necessidades de segurança, que constituem o segundo nível das necessidades humanas e estão relacionadas com fato do indivíduo se sentir seguro, fugir do perigo, seja em um abrigo, emprego, casa, relações, etc. No terceiro nível das necessidades humanas estão as necessidades sociais, que são as necessidades de afeto, de amor, de relacionamento, de convivência com os outros, de se sentir pertencente a um grupo. Em seguida aparecem as necessidades de Estima, que são aquelas necessidades ligadas ao reconhecimento das próprias capacidades, e de estima e de reconhecimento das outras pessoas. No topo da pirâmide estão as Necessidades de Autorrealização que são as necessidades que não são preenchidas por completo, sempre há algo para se buscar suprir.
                2. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
                  1. “Herzberg formulou sua teoria após entrevistar profissionais da área industrial de Pittsburgh. Essas entrevistas tinham como objetivo identificar os fatores que determinavam, no ambiente de trabalho, o grau de satisfação ou insatisfação dos trabalhadores (PORTAL EDUCAÇÃO, 2018)”.
                    1. O primeiro tipo de fatores são os chamados Fatores Higiênicos, que desagradam. Estes fatores são necessários para que o funcionário não fi que insatisfeito em sem ambiente de trabalho, ou seja, são fatores extrínsecos ao indivíduo, e segundo Herzberg, o oposto de satisfação não é insatisfação, mas nenhuma satisfação.
                      1. Os Fatores motivacionais ou Intrínsecos (que causam satisfação), ou seja, estão dentro de algo, dentro do indivíduo, estão relacionados com a atividade do indivíduo, com o que a pessoa faz e desempenha no ambiente de trabalho. Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas, à necessidade de reconhecimento pessoal, de crescimento profi ssional e pessoal.
                  2. Teoria de ERG de Adelfer
                    1. A Teoria de ERG é uma teoria mais recente das necessidades humanas, tendo sido desenvolvida pelo psicólogo americano Clayton Paul Alderfer. Esta teoria pode ser considerada uma revisão da Teoria das Necessidades de Maslow, uma vez que Alderfer condensou as cinco necessidades da pirâmide de Maslow em três categorias, a saber: Existência (Existence), Relacionamento (Relatedness) e Crescimento (Grow).
                      1. As necessidades de Existência estão relacionadas aos dois primeiros níveis da pirâmide de Maslow, que são as necessidades Fisiológicas e de Segurança, como: alimentação, abrigo e água.
                        1. As necessidades de Relacionamento se enquadram nos níveis de Relações Sociais e Autoestima, relacionamento com amigos, família, autorrealização.
                          1. As necessidades de crescimento estão no nível de autorrealização, desejo de crescimento pessoal, de ser produtivo, de criação.
                    2. Teoria X e Y de McGregor
                      1. A primeira teoria, a Teoria X, considera o lado negativo do homem, afirma que o funcionário é preguiçoso, relaxado, e evita fazer o máximo de esforço. Já a teoria Y afirma o oposto, uma vez que enxerga o indivíduo como alguém que gosta de responsabilidades, que se esforça e gosta do trabalho.
                        1. A teoria X revela um estilo de administração dura e rígida, não enxergando o homem como um ser humano em um todo, com suas características de um ser pensante e com opiniões e vontades próprias
                          1. A teoria Y aborda um conceito mais moderno da motivação humana, pois esta revela o que é possível ver hoje, ou seja, pessoas que são criativas e que buscam se aprimorar cada vez mais, que se esforçam e que não levam o trabalho como algo árduo e pesado, mas sim como uma ferramenta para se desenvolver
                      2. Teoria das Expectativas de Vroom
                        1. A teoria das Expectativas de Vroom, ou Expectância, considera que as pessoas possuem expectativas sobre resultados que poderão vir de suas escolhas, em consequência de suas ações.
                          1. De acordo com Vroom (2018), o processo de motivação ocorre através dos objetivos de cada pessoa, e de sua visão da recompensa que esta terá em virtude de suas ações, ou seja, cada indivíduo agirá conforme a expectativa em alcançar seu objetivo.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Mitos e Verdades: Salário X Motivação
                        Liliane Tubino
                        Como definir um grande líder com uma palavra?
                        Emmanuela Pimenta
                        Teorias da Motivação
                        Hugo de Sena
                        Mensagem para a turma!
                        Fabrícia Assunção
                        8 Citações motivacionais para Estudantes
                        GoConqr suporte .
                        Funções da ADM = PODC
                        Michele Fiorentino
                        Gestão estratégica
                        Luana Melo
                        Perfil do Empreendedor
                        Rafael Camargo
                        LIDERANÇA
                        Bruna Maiara Silva
                        Principais pontos necessários para utilizar a motivação como um fator crítico de sucesso
                        claudiseia MILAK