Mitos e Verdades: Salário X Motivação

Description

Flashcards desenvolvidos para o fórum de discussão do curso de Gestão de Pessoas nas Organizações
Liliane Tubino
Flashcards by Liliane Tubino, updated more than 1 year ago
Liliane Tubino
Created by Liliane Tubino over 7 years ago
440
16

Resource summary

Question Answer
Mitos e Verdades MotivaçãoXSalário SPITZER, Dean. R. Supermotivação: uma estratégia para dinamizar todos os níveis da organização. 2.ed. São Paulo: Futura, 1997.
“algumas pessoas são motivadas, outras não”. Mito: É importante compreender que todos os seres humanos têm um conjunto completo de necessidades, desejos e expectativas, quer ativos quer latentes.
“as recompensas conseguirão motivar os funcionários”. Mito: “a verdadeira motivação não está à venda! Comprar fidelidade não é uma estratégia motivadora eficaz a longo tempo.”
“a ameaça é a única motivação que algumas pessoas entendem”. Mito: Sabe-se que o medo bloqueia a criatividade e limita a produção.
“funcionários felizes são motivados”. Essa crença não diferencia a emoção relaxante positiva da emoção positiva estimulante. Ou seja, aquela melhora o humor, a partir de descontrações, mas não leva necessariamente a pessoa a produzir. O estimulo, no entanto, é expresso por desafios que levam a ações realizadoras.
“a motivação é responsabilidade do departamento pessoal ou do supervisor”. Ou seja, atribuem a um departamento e a um supervisor a responsabilidade e não aos gestores o tratamento das questões humanas: sabe-se que gerentes lidam com recursos e líderes com pessoas.
“motivação é bom senso” Pensar que motivação é apenas bom senso é um mito simplista. A motivação exige conhecimentos e aplicação de estratégias de satisfação.
Verdade “Conseguir que a motivação não desapareça é fazer com que se continue vendo algum sentido naquilo que se está fazendo”
Verdade "...a igualdade e justiça, virtualmente, ditam que, se as pessoas são responsáveis por níveis elevados de desempenho e lucratividade, desejarão compartilhar os benefícios.”
Verdade “...grandes diferenças na alocação de recompensas organizacionais podem motivar as pessoas a conseguir essas recompensas”
Verdade “nenhum outro tipo de atividade é tão amplamente motivador ou tem a mesma importância espiritual e psicológica que o trabalho. Para muitas pessoas, o trabalho é a maior fonte de identidade e significado”
Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
Liliane Tubino
Recrutamento e seleção de pessoas
brunocmt
Levantamento de Necessidades de Treinamento
psico_aline
Avaliação das Necessidades de Treinamento
miriampgoliveira
GP - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Esquadrão Pra Ci
9 Gerenciamento de recursos humanos
Clenia Paradela
Os três pilares de uma gestão eficaz
Liliane Tubino
OS 7 ERROS FATAIS DA CONTRATAÇÃO QUE PREJUDICAM O BOM PROCESSO DE SELEÇÃO.
Liliane Tubino
GESTÃO DE PESSOAS
cesarfabr
Os processos de gestão de pessoas
brunocmt
GESTAO ESTRATÉGICA DE RH
Matheus Miranda