NITROGLICERINA

Description

Mind Map on NITROGLICERINA, created by patrícia sansigolo on 09/06/2021.
patrícia sansigolo
Mind Map by patrícia sansigolo, updated more than 1 year ago
patrícia sansigolo
Created by patrícia sansigolo almost 3 years ago
9
0

Resource summary

NITROGLICERINA
  1. A nitroglicerina é um vasodilatador muito utilizado nos quadros agudos de descompensação de doença coronariana, insuficiência cardíaca e no edema de agudo pulmonar.
    1. Mecanismo de ação: a nitroglicerina é convertido em óxido nítrico (NO), o que estimula a produção de GMP cíclico, levando a um relaxamento da musculatura lisa vascular. Causa venodilatação sistêmica, com redução da pré-carga.
      1. Contra-indicações: alergia a nitroglicerina ou aos componentes da fórmula. Uso recente de inibidor de fosfodiesterase V, como sildenafil (< 24hs); ou uso de ergotamínicos. Evitar o uso em pacientes com tamponamento cardíaco, cardiomiopatia restritiva ou pericardite constritiva, já que o débito cardíaco é dependente do retorno venoso. Evitar em glaucoma de ângulo fechado.
        1. Este medicamento apresenta ação rápida além de permitir um ajuste controlado da dose ao ser administrado na veia, ou seja, a dose é ajustada de acordo com a resposta clínica que o paciente apresentar garantindo maior segurança de uso em casos de reações adversas. Por isso, o medicamento é administrado em hospitais para que o profissional de saúde possa monitorar os sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca) e tratar uma situação de emergência caso ela ocorra.
          1. As infusões de nitroglicerina somente devem ser administradas através de uma bomba que possa manter uma velocidade controlada de infusão.
            1. Os efeitos nocivos da nitroglicerina podem ser caracterizados por manifestações sistêmicas, inclusive o aumento da pressão intracraniana seguida de cefaleia persistente, tonturas e febre moderada, vertigem, palpitação, distúrbios visuais, náusea e vômitos (possivelmente com cólica e até mesmo diarreia sanguinolenta); síncope (especificamente na postura ereta); falta de ar e dispneia, posteriormente seguida de menor esforço ventilatório; diaforese com pele ruborizada ou fria e pegajosa; bloqueio cardíaco e bradicardia, paralisia, coma, desmaios e óbito.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              DROGAS VASOATIVAS
              giga mais
              Tips for IB History Paper 1
              enyarko
              9 History- The Treaty of Versailles
              melgallagher
              CHEMISTRY C1 3
              x_clairey_x
              Edexcel History A Gcse ~ USA 1919-1941
              Kieran Elson
              ICT Revision 2014
              11RaceyG
              GCSE Biology heart notes
              Kamila Woloszyn
              Atomic Structure
              Jenni
              GCSE REVISION TIMETABLE
              neharaniga
              Cells And Cell Techniques - Flashcards (AQA AS-Level Biology)
              Henry Kitchen
              Flashcards for CPXP exam
              Lydia Elliott, Ed.D