Astecas,Maias e Incas

Description

Mind Map on Astecas,Maias e Incas, created by Gabriel Leme on 11/08/2015.
Gabriel Leme
Mind Map by Gabriel Leme, updated more than 1 year ago
Gabriel Leme
Created by Gabriel Leme over 8 years ago
314
1

Resource summary

Astecas,Maias e Incas
  1. Astecas
    1. O povo asteca foi uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que se desenvolveu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México. Era um povo guerreiro. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. Ficaram conhecidos como um povo guerreiro. A sociedade era hierarquizada e rigorosamente dividida. Era liderada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais inferior da sociedade era coagida a exer
    2. Maias
      1. A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México). Este povo nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
      2. Incas
        1. A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco. Foram conquistados e dominados pelos espanhóis no ano de 1532.O imperador, conhecido por Sapa Inca, era considerado um deus na Terra. A sociedade era extremamente hierarquizada e formada por: nobres ( governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média ( funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Esta última camada pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Rates of Reaction
        Evie Papanicola
        C2 - Formulae to learn
        Tech Wilkinson
        Periodicity
        hanalou
        GCSE Maths Quiz
        Andrea Leyden
        Nazi Germany Dates
        Georgina.Smith
        The Cold War Quiz
        Niat Habtemariam
        AS Psychology Unit 1 - Memory
        Asterisked
        GCSE Maths: Geometry & Measures
        Andrea Leyden
        Health and Social Care
        Kelsey Phillips
        AN ECONOMIC OVERVIEW OF IRELAND AND THE WORLD 2015/16
        John O'Driscoll
        1PR101 2.test - Část 8.
        Nikola Truong