GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

HILEMORFISMO TELELÓGICO

Felipe Torejiani Portuguese

HILEMORFISMO TELELÓGICO

Map content

HILEMORFISMO TELELÓGICO

  1. Hilemorfismo, Em Filosofia é a teoria elaborada por Aristóteles e desenvolvita na filosofia escolástica, segundo a qual todos os seres corpóreos são composto por matérias e forma.

    • Aristóteles (384 - 322a.) noutro ponto, a doutrina ética aristotélica se fundamento no teleologismo. Para ele, tudo Corresponde a um fim, nada há que se encontre desprovido de um fim. Se toda técnica , todo raciocínio, toda ciência corresponde a um fim, também a ação corresponderá a um fim.
  2. MÁTERIA E FORMA

    • Aristóteles afirma que a realidade é constituída por diversas coisas particulares que apresentam uma unidade de " forma " e matéria".
    • MATÉRIA (Hylé, em grego) O princípio indeterminado dos seres , mas que é determinável pela forma.
    • FORMA (Morphé, em grego) O princípio determinado em si próprio, mas que é determinante em relação á matéria.
  3. POTÊNCIA E ATO

    • Ato é a forma assumida por um ser em um determinado momento, sua realização(atualização de potência é aquilo em que é possível algum ser se transforma em virtude desse fim próprio. Assim, uma semente é uma potência da árvore.
      • O ATO: A manifestação atual do ser que ele já é ( por exemplo : A semente é , em ato, uma semente)
      • A POTÊNCIA : As possibilidades do ser ( capacidade de ser ) aquilo que ainda não é mas que pode vir a ser (por exemplo: a semente é, em potência , a árvore).
      • Conforme essa concepção, todas as coisas naturais são ato e potência: Uma semente pode tornar- se uma árvore se encontra as condições para isso, do mesmo modo que uma árvore florida, manifestando em ato aquilo que já continha intrinsecamente como potência.
  4. SUBSTÂNCIA E ACIDENTAL

    • ARISTÓTELES classifica esses, ou qualidades do ser, como acidentes, ou seja, algo que ocorreu no ser, mas que não faz parte de seu devemos distinguir em todas os seres existentes o que neles é:
      • Substancial : Atributo estrutural e essencial do ser, aquilo que mais intimamente o ser é e sem o qual ele não é. Assim, todo ser tem sua substância, de modo que devemos exisitir tantas substâncias, de modo que devem existir tantas substâncias quando seres existam ( Pluralismo ontológico).
      • ACIDENTAL : Atributo circunstancial e não essencial do ser, aquilo que ocorre no ser , mas que não é necessário para definir a natureza própria dessa ser.

Images and files in the map

  • HILEMORFISMO TELELÓGICO
  • HILEMORFISMO TELELÓGICO
  • HILEMORFISMO TELELÓGICO

Information

Description
Mind Map on HILEMORFISMO TELELÓGICO, created by Felipe Torejiani on 23/06/2021.
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?