1 - Fundamentos da controladoria

Description

2 Fundamentos da Controladoria Mind Map on 1 - Fundamentos da controladoria, created by Jessé Barbosa on 19/08/2015.
Jessé Barbosa
Mind Map by Jessé Barbosa, updated more than 1 year ago
Jessé Barbosa
Created by Jessé Barbosa over 8 years ago
322
1

Resource summary

1 - Fundamentos da controladoria
  1. Vamos entender o universo de atuação da controladoria, como é usada no suporte para análise e fornecimento de subsídios para a tomada de decisões operacionais, financeiras ee de investimentos.
    1. Surgimento da controladoria
      1. Com o processo de intercâmbio da empresa com os diversos agentes de mercado, começaram a aparecer uma série de fenômenos econômicos , sociais, educacionais, tecnológicos, ecológicos e regulatórios, fazendo com que as necessidades das empresas na busca de maior eficácia ultrapassem os conceitos tradicionais oferecidos pela administração, contabilidade e economia. Desta forma, tornou-se muito importante, para analisar, dar explicação e fornecer uma compreensão a esses fenômenos, a definição de um modelo de gestão interativa entre os diversos dados de uma empresa: contábeis, econômicos, financeiros, sociais... Surgiu assim a controladoria. Esta surgiu no século XX nas grandes corporações norte-americanas, tendo como finalidade, realizar rígido controle de todos os negócios das empresas relacionadas.
        1. No Brasil, começa aparecer na década de 60, por conta de instalação de empresas multinacionais norte-americanas no país. Nessa época, profissionais dessas empresas vinham ao Brasil, para ensinar as teorias aos diferentes tipos de usuários da contabilidade. O ponto de partida para o surgimento se deu em função da dificuldade que os gestores estavam tendo com a interpretação dos dados contábeis e financeiros que precisavam ser transformados em gerenciais.
      2. O que vem a ser controladoria??
        1. Podemos entender como o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais e gerenciais. A controladoria em si, define como uma unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da ciência contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades, ela pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da administração, economia, psicologia, e muitas outras areas. Pode ser considerada com um órgão de STAFF, consultoria interna.
        2. Estrutura da controladoria
          1. 1 - A área contábil e fiscal, responsável pelas informações societárias, fiscais e pelas funções de guarda de ativos, tais como demonstrativos a serem publicados, controle patrimonial e seguros, gestão de impostos, controle de inventários; 2 - A área de planejamento e controle, que incorpora a questão orçamentária, projeções e simulações, custos e a contabilidade por responsabilidade. Dentro da controladoria, é extremamente importante um setor que se responsabilize pelo acompanhamento do negócio.
            1. QUAL É A MISSÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES
              1. Garantir o cumprimento da missão e continuidade da respectiva organização. O papel consiste em coordenar os esforços para conseguir um resultado global. Missão: Assegurar a otimização do resultado Econômico da organização, garantindo sua continuidade.
                1. A controladoria para ser eficaz, depende da cultura organizacional vigente. Ao participar da definição de um modelo de gestão com apoio da controladoria, a organização deve-se divulgar e esclarecer os conceitos de gestão econômico, bem como deve disponibilizar esclarecimentos sobre os instrumentos necessários para a condução de suas atividades e ainda, zelar pelo pronto atendimento das requisições da controladoria.
            2. OBJETIVOS DA CONTROLADORIA
              1. É uma área coordenadora das informações sobre gestão econômnico-financeira, contudo, ela não substitui a responsabilidade dos gestores por seus resultados obtidos, mas busca orientá-los para otimização dos resultados. as principais atribuições: Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado para o controle e análise das operações e das finanças de uma empresa; Medir a performance entre os planos operacionais aprovados e os padrões, reportar e interpretar os resultados das operações dos diversos níveis gerenciais; Medir e reportar a eficiência dos objetivos do negócio e efetividade das políticas empresariais, da estrutura organizacional e dos procedimentos para o atingimento desses objetivos.
                1. Prover proteção para os ativos da empresa. Isso inclui adequados controles internos e cobertura de seguros; Analisar a eficiência do planejamento dos sistemas operacionais; Sugerir melhorias para as reduções de custos; Verificar sistematicamente o cumprimento dos planos e objetivos traçados pela organização; Analisar as causas de desvios nos orçamentos e projetos e sugerir correção desses planos ou instrumentos e sistemas de controle, Analisar e contribuir para a adequada utilização dos recursos materiais, humanos e financeiros de uma organização.
              2. UM RESUMO bÁSICO DAS FUNÇÕES DA CONTROLADORIA
                1. INFORMAÇÃO: Compreende os sistemas contábil-financeiros-gerenciais AVALIAÇÃO: Refere-se aos efeitos gerados pelo sistema de controle sobre o comportamento interno e externo da organização PLANEJAMENTO: Assessora a direção da empresa na determinação, acompanhamento e avaliação dos projetos e objetivos ACOMPANHAMENTO: Verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas ou revisar tais planos.
                  1. INSTRUMENTOS DA CONTROLADORIA
                    1. PROCESSO DE GESTÃO: Planejamento estratégico, planejamento operacional, planejamento financeiro: programação, execução e controle. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES: Simulações: orçamentos (Padrões e realizados), mapas de custos projeções de resultados, fluxos de caixa e projeção de balanços patrimoniais. SISTEMAS DE AVALIAÇÃO> Indicadores operacionais, indicadores de investimentos, índices econômicos-financeiros e indicadores de capital de giro.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Gestão de Controladoria
                  Eduardo Larica Wanderley
                  Slides de Gestão de Controladoria
                  Eduardo Larica Wanderley
                  Processo Decisório
                  Leandro Rodrigues
                  CONTROLADORIA
                  DANIEL SOBREIRA
                  KPI - Key Performance Indicators
                  WILLIAN FELIPE RODRIGUES DA SILVA
                  ASPECTOS PROCEDIMENTAIS
                  Edilso Teófilo
                  Análise do Retorno Sobre o Investimento
                  elenice santos
                  Líder
                  Tatiane Dias
                  Sistemas de Controle Gerencial
                  Vinícius Bahia
                  Controladoria e o Processo de Gestão
                  Antonio Alexandre dos Santos
                  CONTROLADORIA
                  maiara carneiro