Mind map
3. Análise
Map content
3. Análise
Conceito de Discurso
- O conceito histórico-social (contexto de enunciação) constitui parte do sentido do discurso. Para AD, os sentidos são historicamente construídos
- O texto se constitui de discursos divergentes cujas fronteiras se intersectam, sendo composto por posições ideológicas conflitantes e propostas heterogêneas. Authier-Revuz aponta três tipos de heterogeneidade:
- a) O locutor usa suas próprias palavras para traduzir o discurso de um Outro
- b) O locutor assinala as palavras do Outro em seu discurso
- c) A presença do outro é mostrada no espaço do implícito, como no discurso indireto
- Para Bakhtin, a verdadeira substância da língua é constituída pelo fenômeno social da interação verbal. O discurso instaura-se em uma pluralidade de sentidos
Noção de sentido para AD
- O caráter dialógico do discurso é constitutivo de seu sentido, dependendo da relação das formações discursivas no interior do espaço interdiscursivo
- A formação discursiva, apesar de heterogênea, sofre coerções da formação ideológica na qual está inserida
- O sentido é determinado simultaneamente às posições ideológicas
Conceito de sujeito na AD
- Na AD-1, o sujeito é concebido como sendo assujeitado à maquinaria, estando submetido às regras específicas que delimitam o discurso que enuncia. Quem de fato fala é uma ideologia, instituição ou teoria.
- Na AD-2, o sujeito é concebido como uma dispersão, no sentido de não ser mais formado por elementos ligados entre si por um princípio de unidade, tal qual a FD.
- O sujeito passa a desempenhar diferentes papéis de acordo com as posições que ocupa no espaço interdiscursivo. No entanto, ainda não é totalmente livre.
- Na AD-3 o sujeito é definido de forma menos estruturalista, sendo essencialmente heterogêneo, clivado e dividido, entre o consciente e inconsciente.
- Em ambas as fases o sujeito sofre coerção de forma ideológica e discursiva
Condições de produção do discurso
- As condições de produção do discurso são estabelecidas de maneira imaginária (jogo de imagens de um discurso) e determinam aquilo que o sujeito pode ou não dizer.
- O jogo de imagens não é preestabelecido antes que o sujeito enuncie o discurso, sendo constituído à medida que se constitui o discurso
Information
- Description
- Mind Map on 3. Análise, created by Luisa Lemos on 18/08/2021.
- Created by
- Luisa Lemos
- Views
- 1
- Rating