Conceitos Demográficos

Description

Mind Map on Conceitos Demográficos, created by Luis Eduardo on 23/08/2021.
Luis  Eduardo
Mind Map by Luis Eduardo, updated more than 1 year ago
Luis  Eduardo
Created by Luis Eduardo over 2 years ago
23
0

Resource summary

Conceitos Demográficos
  1. Tipos de Conceitos
    1. Taxa de Natalidade representa o número de crianças nascidas vivas no período de um ano. Exclui-se desse cálculo o número de crianças nascidas mortas ou que morreram logo após o nascimento. Esse indicador representa a relação entre o número de nascimentos e de habitantes de um determinado local. O cálculo é feito a cada mil habitantes, e o resultado é dado em permilagem (número por mil).
      1. Saldo Migrátorio é o resultado do número de imigrantes (pessoas que chegam) menos o número de emigrantes (pessoas que saem).
        1. Crescimento vegetativo, também conhecido como crescimento natural, representa a diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade no período de um ano.
          1. Taxa de Mortalidade representa o número de óbitos ocorridos ao longo de um ano. Esse indicador é calculado a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de óbitos anuais e de habitantes de um determinado local
          2. Densidade Demográfica
            1. Densidade demográfica ou densidade populacional é um índice demográfico que permite avaliar a distribuição da população em um dado território. A densidade demográfica permite que sejam feitas comparações entre as diferentes regiões avaliadas.
            2. Transição Demográfica
              1. Relaciona-se às variações nas taxas de mortalidade e natalidade em uma dada sociedade. Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais.
              2. Teorias Demográficas
                1. Teoria Malthusiana: é uma ideia sobre demografia que defende que a população cresce mais rápido do que a produção de alimentos. Esta ideia foi criada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1766-1834), no final do século XVIII, em plena Revolução Industrial.
                  1. Teoria Neomalthusiana Essa teoria aponta que uma população jovem e em elevada quantidade necessita de pesados investimentos em educação e saúde. Em consequência, cai a oferta de recursos para a produção de alimentos. A teoria neomalthusiana defende que quanto maior o número de habitantes, menor a possibilidade de distribuição de renda.
                    1. Teoria Reformista Essa teoria é uma inversão das duas anteriores. Ela defende que é preciso enfrentar os problemas sociais e econômicos para que exista o controle espontâneo de natalidade. O número de filhos cai à medida que as famílias são atendidas com serviços de melhor qualidade e elevam o padrão de vida.
                      1. Teoria da Transição Demográfica Elaborada em 1929, essa teoria aponta que o crescimento da população passa a ser equilibrado a partir da redução das taxas de natalidade e mortalidade. Essa teoria é dividida em três fases:
                        1. Fase pré-industrial - Nessa fase, havia baixos índices de crescimento vegetativo em consequência de condições sanitárias inadequadas, guerras, fome, doenças, entre outros.
                          1. Fase Transicional - Como consequência da Revolução Industrial, há também maior investimento em pesquisa médica e grande crescimento populacional. A natalidade passa a cair à medida que o acesso à tecnologia cresce.
                            1. Fase Evoluída - Equilíbrio demográfico com baixas taxas de natalidade e mortalidade. Foi alcançada pelos países desenvolvidos.
                          2. Piramide Etária
                            1. É um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. Esse gráfico é formado por barras superpostas que se concentram em torno de um eixo.
                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            All the Countries of the World and their Capital Cities
                            PatrickNoonan
                            Biology AQA 3.1.3 Absorption
                            evie.daines
                            Metallic bonding
                            anna.a.graysmith
                            FCE Practice Fill In The Blank
                            Christine Sang
                            Frankenstein by Mary Shelley
                            nina.stuer14
                            GCSE AQA Biology 1 Variation, Genetics & Reproduction
                            Lilac Potato
                            GCSE REVISION TIMETABLE
                            gracemiddleton
                            The Five Minute Lesson Plan Template
                            tom.roche_
                            Teaching students to be digitally literate
                            Micheal Heffernan
                            Study tips/hacks
                            Sarah Biswas
                            General Pathoanatomy Final MCQs (401-519)- 3rd Year- PMU
                            Med Student