CAATINGA

Description

Mapa 02
Anny Isabelle Correia Assis
Mind Map by Anny Isabelle Correia Assis, updated more than 1 year ago
Anny Isabelle Correia Assis
Created by Anny Isabelle Correia Assis over 2 years ago
4
0

Resource summary

CAATINGA
  1. A Caatinga abrange cerca de 70% das terras nordestinas e uma porção minoritária do território mineiro, cobrindo, ao todo, 11% do território brasileiro, o menos úmido de todos os encontrados no Brasil, predominam as espécies xerófilas, com médias de temperaturas anuais elevadas e chuvas pouco abundantes e irregulares.
    1. Durante o período da seca, a sua condição ressecada faz jus à sua denominação de “mata branca’’; na estação chuvosa, a paisagem é radicalmente transformada, com vegetação verdejante e similar à do Cerrado. Bioma composto de ecossistemas predominantemente abertos e arbustivos. Entre os animais, já foram catalogadas 1 487 diferentes espécies, muitas também endêmicas.
      1. As espécies desse bioma possuem diversas adaptações para superar a deficiência hídrica. Caducifólias (perdem as folhas ao longo da maior parte da estação seca); espinhosas (ajuda a reduzir a evapotranspiração); suculentas (capazes de reterem água do período chuvoso no seu interior para atravessar a longa estiagem)
        1. A Mata dos Cocais é um importante ecossistema de transição entre a Caatinga e a Floresta Amazônica. É nesse ambiente que se encontra a palmeira babaçu e a carnaúba. O clima nessa região é mais úmido do que na Caatinga, vegetação mais exuberante.
          1. Os solos da Caatinga é rasa e pedregosa. Essas condições estão associadas às particularidades do clima Semiárido. As milhões de pessoas que moram nos territórios desse bioma desenvolveram técnicas para lidar com a escassez hídrica, dentre elas a construção de açudes, que são grandes reservatórios de água, e a construção de cisternas para o armazenamento da água da chuva.
            1. Atividades agropecuárias ocorrem na Caatinga há séculos, o modelo do agronegócio de agricultura intensiva que se expandiu no Cerrado não é replicado nesse bioma. A limitada oferta de água não é uma justificativa para a baixa produtividade da agropecuária regional. A questão mais li- mitante para o pleno desenvolvimento econômico da região da Caatinga é a falta de acesso a tecnologias
              1. Essa dificuldade de acesso a tecnologias modernas e práticas agropecuárias sustentáveis não apenas prejudica os resultados econômicos, como perpetua certos costumes, mais de 45% da Caatinga já tenham sido destruídos, ocasionando perdas irreparáveis à sua biodiversidade.
                1. A desertificação pode ser um processo natural. Porém, o que vem ocorrendo no Brasil é majoritariamente resultado da ação antrópica e do uso insustentável dos recursos da Caatinga. O processo é iniciado com o desmatamento predatório da vegetação, principalmente da lenha, que foi, durante séculos, a principal fonte de energia, e atualmente é utilizada para a produção de carvão vegetal .
                  1. O pisoteio excessivo do gado sobre um solo suscetível à erosão contribui de forma decisiva para que aos poucos ele perca a capacidade de sustentar vida vegetal, reduzindo a capa- cidade de percolação da água ou mesmo de ventilação, que são condições básicas para um solo saudável.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Períodos geológicos
                    Alessandra S.
                    Projeto Med 2015: História e Geografia
                    elisacoltro
                    O Clima - Geografia
                    GoConqr suporte .
                    Simulado Geografia
                    Marina Faria
                    Geografia do Brasil
                    JOISSE DE OLIVEIRA
                    Geografia - Mapa do Brasil
                    GoConqr suporte .
                    Blocos econômicos
                    Ighor Ferreira
                    Aplicações do Mapa Mental
                    Alessandra S.
                    Como criar um Mapa Mental
                    GoConqr suporte .
                    Mapa Mental de GoConqr
                    GoConqr suporte .
                    Como criar um Mapa Mental
                    Alex Farias