SUAS

Description

Mind Map on SUAS, created by Alciene Telles on 29/11/2021.
Alciene Telles
Mind Map by Alciene Telles, updated more than 1 year ago
Alciene Telles
Created by Alciene Telles over 2 years ago
1
0

Resource summary

SUAS
  1. * Criação: IV Conferência Nacional de Assistência Social (2003)
    1. Diretrizes estabelecidas pela LOAS (1993) aprovou-se a construção e implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
      1. * Intervenção: Proteção Social Básica, que dá conta da atenção básica, e a Proteção Social Especial, considerando a necessidade de ações de média e alta complexidades.
        1. Proteção Social Básica ocupa-se das ações de vigilância social, prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento e potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
          1. Proteção Social Especial: violação de direitos como: violência e abuso sexual, exploração do trabalho infantil, pessoas em situação de rua , entre outros, são encaminhados aos serviços e programas.
    2. Sistema Único de Assistência Social – SUAS
      1. As unidades da Assistência Social são: Cras – Centro de Referência de Assistência Social; Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Centro POP – Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua; Centro-Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias; Unidades de Acolhimento – Casa Lar, Abrigo Institucional, República, Residência Inclusiva, Casa de Passagem
      2. * Objetivo: Garantir a proteção social aos cidadãos; O apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.
        1. A NOB-RH/SUAS consolida os principais eixos a serem considerados para a gestão do trabalho na área da Assistência Social
          1. * Gestão: O Sistema Único de Assistência Social (Suas) comporta quatro tipos de gestão: da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios. As responsabilidades da União passam principalmente pela formulação, apoio, articulação e coordenação de ações.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        PSICOLOGIA DA GESTALT
        eleuterapara
        DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
        eleuterapara
        Behaviorismo - Skinner
        Suliane Makelry
        Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
        Silvio R. Urbano da Silva
        Quiz sobre Freud
        Yasmin Padovan
        TERAPIA FAMILIAR
        dacir martins
        POLÍTICAS PÚBLICAS
        Alan Nunes
        PSICOMETRIA
        Alan Nunes
        Psicologia da Educação
        rsgomes88
        TEORIA SEXUAL FREUD
        eleuterapara
        FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
        Lorena S. Sousa