CREAS

Description

Psicologia Mind Map on CREAS, created by Alciene Telles on 30/11/2021.
Alciene Telles
Mind Map by Alciene Telles, updated more than 1 year ago
Alciene Telles
Created by Alciene Telles over 2 years ago
7
0

Resource summary

CREAS
  1. Psicologia: contribuir com a proteção social especial de famílias e/ou indivíduos tendo como foco a subjetividade e os processos psicossociais.
    1. Para compreender esse sujeito que chega ao CREAS, a(o) profIssional de Psicologia precisa ter elementos para apreender tanto as relações complexas presentes no contexto de vulnerabilidade social associado a violação de direitos, quanto a maneira como esse sujeito percebe e vivencia esse contexto.
      1. O que se pretende não é defnir uma única teoria para a atuação profssional, mas sim, apontar para princípios que devem nortear a sua prática, tais como: respeito aos direitos humanos, democracia, emancipação e autonomia dos sujeitos.
      2. Esta contribuição da Psicologia coaduna com os objetivos da atenção ofertada no CREAS, que deve orientar-se pela garantia das seguranças socioassistenciais, viabilizando intervenções especializadas no âmbito do SUAS, na busca de romper com situações de violação e promover o fortalecimento da função protetiva da família, a partir das ações desenvolvidas no seu acompanhamento.
        1. Na busca de metodologias e estratégias, a atuação dos profssionais deve respeitar as singularidades de cada caso, priorizando a decisão conjunta com famílias e indivíduos.
          1. Tipifcação Nacional de Serviços Socioassistenciais descreve os serviços a serem ofertados nos CREAS, a saber: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço Especializado de Abordagem Social assegurado também em unidade referenciada da rede socioassistencial, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços a Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Defciência, Idosas e suas Famílias que pode ser ofertado no Domicilio do Usuário do serviço, em Centro-Dia, no CREAS ou Unidade Referenciada. (BRASIL, 2011, p.19 a 26(b))
            1. A atenção ofertada pelos serviços do CREAS tem como objetivos propiciar: acolhida e escuta qualificada visando o fortalecimento da função protetiva da família; a interrupção de padrões de relacionamento familiares e comunitários com violação de direitos; a potencialização dos recursos para superação da situação vivenciada e reconstrução de relacionamentos familiares, comunitários e com o contexto social ou construção de novas referências; o acesso aos direitos socioassistenciais e à rede de proteção; o protagonismo e participação social; a prevenção do agravamento da violação e da institucionalização (BRASIL, 2011, p. 51(b)).
              1. As principais atividades relacionadas ao atendimento direto, atividades fns, da população no CREAS são: Acolhida: Acompanhamento Psicossocial; Entrevista; Visita Domiciliar; Intervenções grupais; Articulação em Rede; Registro de Informação (Prontuários - Relatório Técnico - Reunião de Equipe - Reunião para Estudo de Caso);
      3. Segundo Barros (2007), a atuação do profssional de Psicologia deve levar em conta três dimensões: Teórica – em que deve utilizar conceitos e categorias da teoria que funcionem como uma lente para poder aprofundar o conhecimento da realidade; Ético-política que considera aspectos éticos, princípios, visão de homem e de mundo que ajudam o profssional a determinar sua forma de atuação; e Metodológica - que possui um conjunto de técnicas, de instrumentos, de estratégias que favoreceram questões
        1. Guia de Orientações Técnicas do CREAS
          1. O fortalecimento da função protetiva da família; • A construção de possibilidades de mudança e transformação em padrões de relacionamento familiares e comunitários com violação de direitos; • A potencialização dos recursos para a superação da situação vivenciada e a reconstrução de relacionamentos familiares, comunitários e com o contexto social, ou construção de novas referências, quando for o caso; • O empoderamento e a autonomia; • O exercício do protagonismo e da participação social; • O acesso das famílias e indivíduos a direitos socioassistenciais e à rede de proteção social; e • A prevenção de agravamentos e da institucionalização. (BRASIL, 2011, p. 51)
          2. Centro de Referência Especializado de Assistência Social
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            PSICOLOGIA DA GESTALT
            eleuterapara
            DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
            eleuterapara
            Behaviorismo - Skinner
            Suliane Makelry
            Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
            Silvio R. Urbano da Silva
            Quiz sobre Freud
            Yasmin Padovan
            TERAPIA FAMILIAR
            dacir martins
            POLÍTICAS PÚBLICAS
            Alan Nunes
            PSICOMETRIA
            Alan Nunes
            TEORIA SEXUAL FREUD
            eleuterapara
            Psicologia da Educação
            rsgomes88
            FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
            Lorena S. Sousa