GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Acupuntura

Barbara Gatti Portuguese

Map content

Acupuntura

  1. Definição

    • Técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que consiste na inserção de agulhas em pontos anatômicos específicos do corpo, com o objetivo de produzir efeito terapêutico ou analgésico.
    • Alternativa de terapia adjuvante ao controle da dor, já que possui mínimos efeitos adversos e contraindicação. Ela pode ser utilizada para promover analgesia abdominal do membro torácico da coluna, do tórax e do membro pélvico.
  2. Aplicações na Medicina Veterinária

    • Indicada no tratamento e controle da dor, de traumas vertebrais, de doenças do disco intervertebral, da Síndrome de Horner idiopática, dentre outros.
    • Produz hipoalgesia. Utilizada como única ferramenta no controle da dor em alterações musculoesqueléticas, mas não no pós-operatório.
  3. Métodos

    • Moxabustão
      • Aquecimento do ponto de acupuntura com a queima de bastões de uma planta chamada Artemisia vulgaris. A técnica pode ser realizada de forma direta, queimando os bastões diretamente sobre a pele, ou indireta.
    • Acupressão
      • Consiste na aplicação de pressão sobre a superfície do corpo de uma forma geral (massagem) ou em pontos específicos.
    • Laserpuntura
      • A aplicação do soft-laser aumenta a síntese de adenosina trifosfato (ATP) na célula, causando hiperpolarização e bloqueio de estímulos menores, diminuindo a transmissão de impulsos dolorosos.
    • Aquapuntura
      • Injeção de produtos medicinais nos acupontos. É especialmente indicada na auriculoterapia. Também pode ser empregada para tratar lombalgias, melhorando a excreção de toxinas metabólicas e substâncias álgicas pela vias linfáticas
    • Eletroacupuntura
      • Consiste na utilização de estímulo elétrico pelas agulhas, emitido por meio de um aparelho de eletroestimulação. Efetiva no alívio da dor central e periférica.
  4. Principais pontos analgésicos

    • BINAO (IG 14)
      • Indicado para dores na região do ombro e antebraço
    • QUCHI (IG 11)
      • Indicado para tratamento da dor na osteocondrite do membro torácico
    • HEGU (IG 4)
      • Indicado para tratamento do membro anterior, de dores de dente e de mandíbula e dor funcional do olho.
    • SANYANGLUO (TA 8)
      • Indicado para analgesia do membro torácico e associado ao TA 6 é indicado para hipoalgesia do tórax

Information

Description
Mind Map on Acupuntura, created by Barbara Gatti on 04/05/2022.
Created by
Barbara Gatti
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?