Industrialização Brasileira

Description

rf
sr.gabrieldias
Mind Map by sr.gabrieldias, updated more than 1 year ago
sr.gabrieldias
Created by sr.gabrieldias over 8 years ago
28
0

Resource summary

Industrialização Brasileira
  1. Como aconteceu: somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra usadas nestas fábricas eram, na maioria, formada por imigrantes italianos.

    Attachments:

    1. Modelo de Industrialização: basicamente, temos o conhecimento de três tipo de modelos de industrialização, sendo eles: Industrialização clássica, Industrialização planificada e Industrialização tardia ou periférica. No Brasil, o modelo utilizado a Industrialização tardia ou periférica, tal que ocorreu principalmente em países subdesenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil. Iniciou-se a partir de meados do século XX, primeiramente na América Latina, na década de 1950,
      1. Características Industriais de 1950: nesta época, o Brasil possuía dois tipos de indústrias, sendo elas: empreendimentos centrados na produção de bens perecíveis e semiduráveis, destacando-se particularmente as indústrias têxtil, alimentar, editorial, de vestuário, fumo, couro e peles; e também, empresas inteiramente nacionais, normalmente gerenciadas pelo núcleo familiar proprietário.
        1. Presença norte-americana: no início da década de 50 já cogitava-se a opção de investimentos de capital estrangeiro, mas já era visível a presença norte americana em nossa economia. Em 1951 a Comissão Mista Brasil-Estados Unidos reuniu-se para elaborar um grandioso projeto no setor energético e viário, em que uma considerável soma de capital norte-americano seria aplicada: cerca de 400 milhões de dólares. Em oposição a essa abertura ao capital estrangeiro, surgiu um maciço movimento de nacionalização do petróleo, sob o lema “O petróleo é nosso”.
          1. O Segundo Governo de Vargas (1951-1954): O suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de 1954, representou a vitória dos partidários do desenvolvimento dependente do capital estrangeiro. Getúlio não concordava com o alinhamento completo do Brasil aos Estados Unidos, como estes pareciam desejar. Na verdade, recusava-se a atuar como peça subordinada ao capital estrangeiro. O "desenvolvimentismo" juscelinista
            1. A formação do modelo: foi através da execução do Plano de Metas de Juscelino, que conseguiu-se adquirir a configuração do modelo de desenvolvimento industrial que o Brasil finalmente adotaria. Dessa forma a introdução do capital estrangeiro ocorreu de forma maciça, ocupando os ramos da indústria pesada: indústria automobilística e de caminhões, de material elétrico e eletrônico, de eletrodomésticos, de produtos químicos e farmacêuticos, de matéria plástica. Iniciou se aí a organização das multinacionais, que, monopolizando aquele que viria a ser o setor mais dinâmico da economia.
              1. Significado econômico de 1964: nesta época, foi implantado o regime militar tal que durou de 1964-1985. Nesse período o Brasil, teve um crescimento considerado “milagroso”, pois foi neste período que conseguimos alcançar os maiores investimentos, o setor industrial cresceu absurdamente como jamais visto.
                1. As multinacionais: a penetração e consolidação das empresas multinacionais. Desde Juscelino (Plano de Metas), a instalação de multinacionais no Brasil foi maciça. A partir de então, os setores fundamentais da indústria foram passando para o controle estrangeiro. Segundo Gabriel Cohn, o controle externo das indústrias automobilísticas, de cigarro e de eletricidade variou em torno de 80% a 90%. Nas indústrias farmacêutica e mecânica, a proporção foi de 70%.
                  1. Principal Polo Industrial: Movimentada pelas maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial é diversificada. São Paulo concentra o maior parque industrial e participa com 36,5% do PIB (referência: 1999). Embora os ramos de calçados e têxtil se mostrem os mais aquecidos, percebe-se, no final dos anos 90, relativa queda de investimentos no setor industrial, em virtude, principalmente, dos incentivos fiscais adotados por outras regiões. Ainda assim, o Sudeste consegue manter elevada sua participação no PIB industrial. O interior paulista desponta, no decorrer da década, como um dos principais pólos de atração de investimentos.
                    1. Empresas destaques no Brasil: o Brasil é composto de milhares de empresas tal que são as principais contribuintes para a economia de nosso país, dentre essas milhares de empresas algumas se destacam, tais como: Petrobras, BR Distribuidoras, Vale, Ipiranga e Vivo .
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      O Brasil chega ao século XX
                      jacson luft
                      A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
                      Josenildo Germano
                      O Brasil chega ao século XX
                      Karla Lecchi
                      O Brasil chega ao século XX
                      Rachel Lubatchewsky
                      O Brasil chega ao século XX
                      ESTUDE DANTE
                      História; 9º ano; 3º Bimestre
                      João H. Nunes
                      Forms of Business Ownership Quiz
                      Noah Swanson
                      Topic 1 Quiz - Elements & The Periodic Table
                      Musicdudejoe
                      “The knower’s perspective is essential in the pursuit of knowledge.” To what extent do you agree with this statement?
                      Lucia Rocha Mejia
                      NSI Course
                      Yuvraj Sunar
                      NSI / PSCOD/ ASSD
                      Yuvraj Sunar