GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Choque séptico

Annielly Parreira Portuguese

Map content

Choque séptico

  1. Se trata de uma síndrome hemodinâmica de caráter dinâmico que se caracteriza por perfusão tissutar baixa e de foma generalizada.

  2. Etiologia

    • Bactérias Gram +
    • Bactérias Gram -
      • Cerca de 80% dos casos de choque são causadas por bactérias Gram-negativas
        • -Escherichia coli, -Klebsiella-aerobacter, Pseudomonas aeruginosa, -Proteus mirabilis, -P. rettgeri, -P. vuigaris e P. bacteroides, Paracolobactrum e Mima herelleae e mais raramente Salmonelas sp, Shigelas e Meningococcus.
    • Fungos
    • Infecções polimicrobianas
    • Anaeróbicos
  3. Afecções predisponentes

    • Geralmente acometem pacientes acima dos 40 anos, hospitalizados e portadores não raramente de DM, cirrose hepática, aplasia de medula, agranulocitose, linfomas, leucoses, mieloma, carcinomatose, IC, insuficiência renal ou queimaduras extensas
    • Infecções localizadas e que usualmente são causa de bacteremia por Gram-Negativos são as infecções biliares, de peritônio, cutâneas e pulmonares.
    • Obs.: A infecção urináaria crônica é a causa mais frequente do choque endotóxico
  4. Manifestações clínicas

    • Reconhecimento clínico- Uma bacteremia por Gram-negativos resulta em febre, calafrios, taquipnéia, pele quente e seca, cianose em extremidades, hipotensão arterial, torpor, agitação ou distúrbio de comportamento, oligúria e não raramente icterícia
    • Com a instalação do choque- Surgem alterações na característica do pulso, que se torna bradicárdico, pele úmida, pegajosa e fria, extremidades cianosadas, oligúria, taquipnéia, queda do nível de consciência
  5. Achados laboratoriais

    • O hemtócrito geralmente é alta; Há leucocitose com presença de granulações tóxicas e vacúolos no citoplasma dos neutrófilos. Pode haver deficit de plaquetas e de fatores da coagulação. Elevação moderada ureia e creatinina. Tendência a hipponatremia e hipocloremia. Elevação do lactato plasmático e no início de um quadro de alcalose respiratória substituído por acidose metabólica.
    • No ECG evidencia alteração de S-T e distúrbios difusos da repolarização ventricular. Discretas elevações nos níveis de transaminases. A PVC geralmente é baixa, a resistência periférica aumentada, o débito cardíaco reduzido e o tempo circulatório lento.
  6. Tratamento

    • A administração de antibióticos deve ser iniciada imediatamente, usadas somente drogas bactericidas e que cubram o mais amplo espectro possível (abrangendo E. Coli, Klebsiella-Aerobacter, Pseudomnas e Proteus).
    • Pode-se utilizar- Gentamicina+Ampicilina ou Kanamicina+ Ampicilina ou Colistin + Ampicilina
    • Cuidados com as doses devem ser tomadas na presença de insuficiência renal severa, desde que estas drogas são potencialmente nefro e neurotóxica, particularmente Kanamicina, Gentamicina e Colistin
    • O uso de drogas vasoativas deverá ser iniciado após a administração de fluidos com a finalidade de corrigir os distúrbios de microcirculação: Isuprel, Corticóides, Dibenzilina, Amplictil.
    • Ofertar oxigênio quando o PO2 for abaixo de 70mmHg, tratar acidose metabólica com bicarbonato, tentar manter a diurese com manitol ou ácido etacrinico, a administração de heparina em casos comprovados de coagulaçõa intravascular

Information

Description
Mind Map on Choque séptico, created by Annielly Parreira on 29/08/2022.
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?