Mapa mental de literatura

Description

3º ano Literatura Mind Map on Mapa mental de literatura, created by João Coletti on 22/03/2023.
João Coletti
Mind Map by João Coletti, updated more than 1 year ago
João Coletti
Created by João Coletti about 1 year ago
3
0

Resource summary

Mapa mental de literatura
  1. Realismo

    Annotations:

    • *O que foi: --------------- Surgiu na França em meados do século XIX, e que teve como principal objetivo retratar a realidade de forma objetiva e crítica. Os escritores realistas buscavam retratar a vida cotidiana da sociedade em sua época, com suas lutas, vícios e virtudes. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// *Pricnipais autores e obras: ------------------------------------- -Machado de Assis (Dom Casmurro - 1899, Memórias Póstumas de Brás Cubas - 1881) -Eça de Queiroz (Os Maias - 1888, O Crime do Padre Amaro - 1875) -Émile Zola (Germinal - 1885, Naná - 1880)
    1. Simbolismo

      Annotations:

      • O que foi: ------------- Surgiu em meados do século XIX, na França, e teve como principal característica a busca pelo mistério e pelo oculto. Os simbolistas acreditavam que a realidade não era apenas aquilo que podia ser visto e tocado, mas também algo que podia ser sentido e imaginado. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////Principais autores e obras:------------------------------------Alphonsus de Guimaraens (Ismália - 1923, Pastoral aos crentes do amor e da morte - 1923) -Cruz e Sousa (Brooquéis - 1893, Evocações - 1898) -Augusto dos Anjos (Eu - 1912, Minha Singularíssima Pessoa)
      1. Parnasianismo

        Annotations:

        • O que foi: ------------- Surgiu na França no final do século XIX, e teve como principal objetivo o culto à arte pela arte. Os poetas parnasianos buscavam a perfeição formal em suas obras, utilizando uma linguagem clássica e erudita, e valorizando a precisão, a objetividade e a beleza formal. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// Principais autores e obras: ------------------------------------ -Olavo Bilac (Via Láctea, O Pássaro Cativo) -Raimundo Correia (Primeiros sonhos - 1879, Sinfonias - 1883) -Alberto de Oliveira (Sonetos e Poemas - 1885, Visconde de Taunay)
        1. Naturalismo

          Annotations:

          • O que foi: ------------- Surgiu na França em meados do século XIX, e teve como principal característica a representação objetiva da realidade, com ênfase no determinismo social e biológico. Os naturalistas acreditavam que as ações e comportamentos humanos eram determinados pelas condições sociais e biológicas em que as pessoas viviam. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// Principais autores e obras: ------------------------------------ -Aluísio Azevedo (O Cortiço - 1890, O Mulato - 1881) -Júlio Ribeiro (A Carne - 1888,  -Júlia Lopes de Almeida (Grammatica Portugueza - 1881)
          1. Considerações finais

            Annotations:

            • Em resumo, cada um desses movimentos literários teve como objetivo principal retratar a realidade de uma forma específica, seja de maneira objetiva e crítica, seja explorando o mistério e o imaginário, seja valorizando a forma e a precisão, ou ainda enfatizando as condições sociais e biológicas como determinantes das ações humanas.
            1. Adendo

              Annotations:

              • O Realismo, o Simbolismo, o Parnasianismo e o Naturalismo são quatro movimentos literários que surgiram no século XIX e influenciaram a literatura ocidental até os dias de hoje.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Mercantilismo
              Professor Junior
              Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
              Letícia Freato
              Literatura Brasileira
              Alessandra S.
              Períodos literários brasileiros
              GoConqr suporte .
              Gêneros Literários
              Larissa Borela
              Literatura - Escolas Literárias
              Amanda Destro
              TROVADORISMO
              Denise Teófilo
              RESUMO DE LITERATURA (PARTE 1)
              Ana Loss
              Quinhentismo
              Isadora Borges
              LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
              jhonathannicolas
              MODERNISMO NO BRASIL
              Carlos Moreira