SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Description

Mind Map on SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL, created by chandepoubel on 11/26/2013.
chandepoubel
Mind Map by chandepoubel, updated more than 1 year ago
chandepoubel
Created by chandepoubel over 11 years ago
66
1

Resource summary

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
  1. CONSELHO MONETARIO NACIONAL

    Annotations:

    • É o orgão superior do sistema financeiro nacional. Tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País. Composição: Ministro da Fazenda, Presidente do Conselho      Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão     Presidente do Banco Central do Brasil
    1. BANCO CENTRAL

      Annotations:

      • É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional.
      1. Política Monetária
        1. Política Cambial
          1. Política de Crédito
          2. COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

            Annotations:

            • A CVM tem como atribuições: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários;estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.
            1. Mercado de Capitais

              Annotations:

              • Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
              1. Bolsa de Valores

                Annotations:

                • A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções.
                1. Risco

                  Annotations:

                  • Cálculo de risco pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza na obtenção do retorno esperado em uma determinada aplicação financeira ou investimento realizado. Dessa forma, os investimentos podem ser classificados como de baixo, médio e alto risco. Geralmente, investimentos de baixo risco apresentam um maior nível de segurança ao investidor, mas em contrapartida costumam ter um retorno menor. Investimentos de alto risco, por outro lado, podem trazer um retorno mais alto, mas com um grau muito maior de incerteza, podendo até mesmo trazer prejuízos aos investidores.
                2. Mercado Futuro

                  Annotations:

                  • Os contratos de futuros são contratos de compra e venda padronizados, notadamente no que se refere às características do produto negociado, conforme regulamentação da Bolsa. Através desses contratos, as partes compradora e vendedora se comprometem a comprar e vender determinada quantidade de um ativo financeiro ou ativo "real" (bens tangíveis), em uma data futura. Por serem padronizados, os contratos futuros são negociáveis em bolsa. Constituem a base do chamado mercado futuro ou mercado de futuros. Portanto, o mercado futuro que opera através de contratos em que se estabelece um compromisso entre comprador e vendedor de venda ou compra, numa data futura, de determinado ativo (commodity, moeda estrangeira, ação, valor mobiliário, etc.) a um preço predefinido. No mercado futuro, os participantes apostam em cotações futuras destes ativos, para se proteger ou simplesmente especular.
                  1. Derivativo

                    Annotations:

                    • Derivativo é um contrato no qual se estabelecem pagamentos futuros, cujo montante é calculado com base no valor assumido por uma variável, tal como o preço de um outro ativo (ação ou commodity), a inflação acumulada no período, a taxa de câmbio, a taxa básica de juros ou qualquer outra variável dotada de significado econômico. Derivativos recebem esta denominação porque seu preço de compra e venda deriva do preço de outro ativo, denominado ativo-objecto. No início do desenvolvimento dos mercados financeiros, os derivativos foram criados como forma de proteger os agentes econômicos (produtores ou comerciantes) contra os riscos decorrentes de flutuações de preços, durante períodos de escassez ou superprodução do produto negociado.
                    1. Swaps

                      Annotations:

                      • Contratos que determinam um fluxo de pagamentos entre as partes contratantes, em diversas datas futuras. Negocia-se a troca (em inglês, swap) do índice de rentabilidade entre dois ativos. Por exemplo: a empresa exportadora A tem uma dívida cujo valor é corrigido pela inflação e prevê que terá dólares em caixa. Portanto, ela pode preferir que sua dívida seja atualizada pela cotação do dólar. Já a empresa B, que só vende no mercado interno, tem um contrato reajustado em dólar, e pode preferir usar outro indexador, tal como a taxa de juros. Então, A e B, interessadas em trocar seus respectivos riscos, poderiam firmar um contrato de swap (diretamente ou mediante a intermediação de uma instituição financeira). O swap, no entanto, implica um certo risco. Variações inesperadas nos indexadores das dívidas podem eventualmente prejudicar um dos signatários, prejudicando o outro.3 Tal como a operação a termo, a operação de swap é liquidada integralmente no vencimento.
                      1. Opções

                        Annotations:

                        • Mercado de opções é o mercado onde se negociam opções, que são instrumentos financeiros utilizados no mercado financeiro. Uma opção confere, ao titular, o direito (e não obrigação) de comprar um determinado ativo (ação, título ou bem qualquer) por um valor determinado, enquanto o vendedor é obrigado a concluir a transação. Uma opção pode ser vista como uma apólice de seguro; em particular a opção de venda é análoga a um seguro de automóvel, pois permite recuperar um valor predeterminado pelo ativo, mesmo que este tenha desvalorizado muito. Já a opção de compra é semelhante ao sinal pago na compra de um imóvel, pois garante o preço fixo e a preferência na compra. Uma opção, como o próprio nome diz, é de exercício opcional, ela só dá direitos a seu possuidor. O emissor ou lançador de opções, por outro lado, assume a obrigação de honrar o prometido pelo papel. Por conta disso, uma opção tem custo adicional, pago pelo possuidor. Embora seja um instrumento de controle de risco e hedge o investimento em opções exige perfeita compreensão dos fundamentos e planejamento estratégico sob pena de graves prejuízos.
                        1. Hedge

                          Annotations:

                          • Em finanças, chama-se cobertura (hedge, em inglês) ao instrumento que visa a proteger operações financeiras contra o risco de grandes variações de preço de determinado ativo. Em finanças, uma estratégia de hedging consiste em assumir uma posição comprada ou vendida (ativo/passivo), normalmente com a contratação de um derivativo financeiro ou um investimento, com o objetivo específico de reduzir ou eliminar o risco de outro investimento ou transação.
                      2. Risco

                        Annotations:

                        • O risco do investimento está relacionado com a probabilidade da obtenção de um retorno menor que o retorno esperado – quanto maior for a probabilidade da obtenção de retornos baixos ou negativos, maior risco terá o investimento. A taxa de retorno esperada de um investimento é o valor esperado da distribuição de probabilidade dos possíveis retornos; Investidores racionais detêm portfolios de ativos com risco, mas estão mais preocupados com o risco da carteira do que com o risco de cada um dos ativos. Risco sistêmico ou de mercado é um tipo de risco que afeta todas as empresas em geral e não é passível de ser reduzido pela diversificação. Diz respeito à incerteza dainflação, da política monetária e orçamental, às mudanças conjunturais. Como é um risco que não pode ser combatido pela estratégia da diversificação, o acionista para fazer aplicações na empresa, em alternativa aos títulos do tesouro (taxa sem risco), vai exigir uma remuneração adicional pelo risco de mercado que incorre. É de fácil entendimento pois está relacionado com a variação do valor dos ativos. É o risco de ganhar ou perder montantes financeiros pela simples mudança dos preços dos ativos no mercado financeiro. 
                  2. Instituições Especiais
                    1. Caixa Economica
                      1. Banco do Brasil
                        1. BNDES
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      SmartStudy Flash Cards - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional
                      Jáder da Mota Mendonça
                      SmartStudy - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional - SFN
                      Jáder da Mota Mendonça
                      Sistema Financeiro Nacional (SFN)
                      Dito Póvoa
                      SFN E SBP - Geral
                      glenerdourado
                      Estrutura do Sistema NacionalFinanceiro(SFN)
                      samykzy
                      Sistema Financeiro Nacional (SFN)
                      Andreza Ferreira
                      Organização do SFN
                      Euler RA
                      SFN: Demais Instituições Financeiras - Bancos de Investimentos
                      paula_sena023
                      Sistema Financeiro Nacional(SFN)
                      ferreiradaniel17
                      SFN e Sist. Pag.
                      Euler RA
                      Sistema Financeiro Nacional (SFN)
                      Matheus Costa