GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Ensaio sobre a Dádiva

Emiliano Torquato Junior Torquato Teoria Antropológica I Grado Superior Portuguese 5.0Average rating 5.0 out of 5 (1 rating)

Map content

Ensaio sobre a Dádiva

  1. O ensaio sobre a dádiva de Marcel Mauss apresenta a forma como os objetos eram comercializados entre os povos primitivos.

  2. A teoria da dádiva é a seguinte: aquele que doa ou dá alguma coisa como presente gera a obrigação no outro de lhe retribuir de volta também um presente.

    • Dar
    • Receber
    • Retribuir
  3. Mauss reconhece que essas práticas ajudam as sociedades a se firmarem do ponto de vista da união, por constituírem alianças, evocando, assim, o espírito solidário, de assistência e de acolhimneto entre os indivíduos.

  4. Lévi-Strauss nos informa que foi no "Ensaio sobre a dádiva" que Mauss desenvolveu a ideia daquilo que seria o fato social total.

    • Sociológica
    • Histórica
    • Físico-psicológico
  5. Para Levi-Strauss, Mauss partiu da descrição e comparação erudita para formas de comparação mais comuns, ou seja, ele perpassou o empirismo muito presente na etnologia da época.

Information

Description
Grado Superior Teoria Antropológica I Mind Map on Ensaio sobre a Dádiva, created by Emiliano Torquato Junior Torquato on 09/12/2015.
Views
9
Rating
Average rating 5.0 out of 5 (1 rating)

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?