CLASSICISMO

Description

Mind Map on CLASSICISMO, created by Jéssica Santos on 10/12/2013.
Jéssica Santos
Mind Map by Jéssica Santos, updated more than 1 year ago
Jéssica Santos
Created by Jéssica Santos over 10 years ago
675
2

Resource summary

CLASSICISMO
  1. O SÉCULO XV TRAZ O SER HUMANO PARA O CENTRO DOS ACONTECIMENTOS RELEGANDO PARA SEGUNDO PLANO O DEUS TODO-PODEROSO DO PERÍODO MEDIEVAL. ESSA MUDANÇA DE MENTALIDADE, QUE SE INICIOU COM O HUMANISMO, CHEGA AO APOGEU COM O RENASCIMENTO
    1. A EUROPA
      1. O ABANDONO DA PERSPECTIVA TEOCÊNTRICA MEDIEVAL E A RETOMADA DOS ENSINAMENTOS E MODELOS DA GRÉCIA E DE ROMA DEFINEM O RENASCIMENTO. ESSE TERMO FOI ESCOLHIDO PARA IDENTIFICAR O DESEJO DE PROMOVER UMA RENOVAÇÃO FILOSÓFICA, ARTÍSTICA, ECONÔMICA E POLÍTICA, DE MODO A RECRIAR, NA EUROPA, UMA SOCIEDADE ORGANIZADA A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
        1. O CLASSICISMO: VALORIZAÇÃO DAS REALIZAÇÕES HUMANAS
          1. NAS OBRAS DOS MESTRES GREGOS E ROMANOS OS ARTISTAS DO RENASCIMENTO ENCONTRARAM O MODELO IDEAL PARA DEFINIR O "NOVO" INDIVÍDUO.
            1. O PROJETO LITERÁRIO DO CLASSICISMO
              1. ASSOCIADO AO RENASCIMENTO, O CLASSICISMO REVELA EM SEU NOME A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE SEU PROJETO LITERÁRIO: A RETOMADA DE MODELOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
      2. OS AGENTES DO DISCURSO
        1. AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS PROMOVIDAS PELO ENRIQUECIMENTO DAS CIDADES AFETARÃO DIRETAMENTE O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DA LITERATURA DO CLASSICISMO. A CIRCULAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS CONTINUA SOB O IMPACTO DA INVENÇÃO DA PRENSA MÓVEL
          1. • O CLASSICISMO E O PÚBLICO
            1. NA EUROPA DO RENASCIMENTO, AS CORTES AINDA SÃO CENTROS DE PODER E , PORTANTO, DE PRODUÇÃO CULTURAL. A CULTURA TORNA-SE, PARA ESSAS PESSOAS, SINÔNIMOS DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL, JÁ QUE NÃO CONTAM COM UM SANGUE "NOBRE" QUE LHES GARANTA PRESTÍGIO E RECONHECIMENTO IMEDIATO.
      3. CRIAÇÃO E IMITAÇÃO
        1. O CONCEITO DE ORIGINALIDADE NA CRIAÇÃO LITERÁRIA É UMA INVENÇÃO MODERNA. DURANTE O RENASCIMENTO,OS ESCRITOS INVESTIRAM NA RECRIAÇÃO DE TEMAS CLÁSSICOS E RETOMARAM, EM SUAS OBRAS,O PRINCÍPIO ARISTOTÉLICO DA MIMESE.
          1. OLHAR RACIONAL PARA O MUNDO
            1. PARA REVELAR O QUE ESTÁ NO UNIVERSO, O ARTISTA DO CLASSICISMO ADOTA A RAZÃO COMO PARÂMETRO DE OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE. O SONETO, TIPO DE COMPOSIÇÃO PREFERIDA DOS CLÁSSICOS, REVELA O DESEJO DE ADAPTAR A EXPRESSÃO LÍRICA A UMA FORMA QUE PERMITA O DESENVOLVIMENTO DE UM RACIOCÍNIO COMPLETO.
        2. PERSPECTIVA DE VIDA
          1. OUTRA CONSEQUÊNCIA DO DESEJO DE COMPREENDER O MUNDO É PROCURAR CONHECER A NATUREZA HUMANA. OS GRANDES ARTISTAS SE PREOCUPAVAM EM COMPREENDER A MECÂNICA DOS MOVIMENTOS PARA SEREM CAPAZES DE REPRESENTAR O CORPO HUMANO DE MODO HARMÔNICO, RESPEITANDO AS RELAÇÕES DE PROPORÇÃO ENTRE AS PARTES E REVELANDO UMA CONCEPÇÃO DE BELEZA ASSOCIADA À HARMONIA E À SIMETRIA.
            1. TENDÊNCIA A UNIVERSIDADE
              1. A BUSCA DE NOVOS TERRITÓRIOS E A EXPANSÃO COMERCIAL AMPLIAM OS HORIZONTES HUMANOS. EM TERMOS ESPACIAIS, O MUNDO DO RENASCIMENTO É MUITO MAIOR DO QUE CONHECIDO NA IDADE MÉDIA.
            2. O RESGATE DA POESIA CLÁSSICA
              1. OS POEMAS DO CLASSICISMO GIRAM EM TORNO DA TEMÁTICA AMOROSA OU BUCÓLICA. A POESIA ÉPICA, QUE EXALTAVA OS FEITOS HEROICOS, TAMBÉM É RETOMADA.
                1. LINGUAGEM E FORMAS
                  1. OS SONETOS DE PETRARCA MOSTRAM UM NOVO MODO DE TRATAR A TEMÁTICA AMOROSA, EM VOGA NA ITÁLIA DESDE O SÉCULO XIII E CHAMADO DE "DOCE ESTILO NOVO". A INFLUÊNCIA GRECO-LATINA TAMBÉM SE MANIFESTA NO REAPARECIMENTO DA ODE E DA ELEGIA, MAS O SONETO CONTINUA SENDO A FORMA POÉTICA PREDOMINANTE.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Classicismo
            thiagosilva327
            Classicismo
            Laryssa Valencise
            Classicismo Online
            pomposelle.mei
            Escolas Literárias
            Lucas Souza
            Classicismo (XIV - XVIII)
            Leonardo Menegon
            escolas literárias (1ª parte)
            Lu B
            Classicismo
            Ingridy Vieira
            Escolas
            Julia Marchi
            Literatura — Testes/Segundo Bimestre
            Giovana Figueiredo
            CLASSICISMO EM PORTUGAL
            Júlia de Brito Silva