Literatura — Testes/Segundo Bimestre

Description

.
Giovana Figueiredo
Note by Giovana Figueiredo, updated more than 1 year ago
Giovana Figueiredo
Created by Giovana Figueiredo almost 6 years ago
28
0

Resource summary

Page 1

— Temas

Capítulo 1: A Linguagem do Classicismo Renascentista   Capítulo 4: O Classicismo em Portugal

— A Linguagem do Classicismo renascentista

Século 16/17;   Período de grandes pensadores como Da Vinci, Galileu e Copérnico;   Muitas descobertas científicas —> descobrimos mais sobre o corpo humano e ciência no geral;   Período de grande racionalismo;   Classicismo: — Nome derivado da literatura clássica; — Predomínio da razão; — Paganismo; remete mais a cultura grega; grande influência da cultura greco-romana; — Poesias com formas clássicas; uso da Medida Nova (cada verso tem 10 sílabas gramaticais) — Antropocentrismo; o centro da sociedade deixa de ser Deus e a religião cristã em geral e passa a ser o homem; — Nacionalismo; —  Busca por clareza e equilíbrio; — Universalismo; pode ser compreendida por todos;

— O Classicismo em Portugal

Principal autor: Camões — Poesia Épica:  - "Os Lusiadas", obra mais importante; [herói individual: Vasco da Gama / herói coletivo: todos os portugueses]; — Poesia Lírica:  - Amorosa [Neoplatônico ou Sensual];  - Filosófica [Camões no fim de sua vida sofrendo pelo mundo em que vivia]   Estrutura da Obra "Os Lusíadas":  — Introdução:  - Proposição; no começo da obra, nela Camões indica sua proposta;  - Invocação; ele invoca as ninfas do rio Tejo para lhe dar inspiração para escrever a obra;  - Dedicatória; Camões dedica a obra a D. Sebastião; — Narração:  Todo o texto em si. — Epílogo:  O final da obra, o desfecho.

— Extra

Quatro diferenças entre o Trovadorismo e o Classicismo:  Diferente do Trovadorismo, o Classicismo tem o predomínio da razão, grande influência greco-romana, usa a forma clássica de poesia e grande presença de nacionalismo.   Significado de Renascentismo:  Representa o "renascimento" da cultura clássica, já que tem grande influência da cultura grega.   Explique o quadro social de quando aconteceu a Reforma de 1571:  Em meio de todas as novidades científicas que apareceram durante a época e o movimento antropocentrista que tomava conta da população a Igreja se sentiu ameaçada. Então, em uma tentativa de não perder seu poder e retomar sua força na sociedade, ela botou em prática a Reforma.   Explique as 3 Tipologias de Herói:  É dividido em três: o herói clássico, aquele que está presente nas epopeias e que se aproxima de Deus por seus feitos; o herói romanesco, aquele que é superior aos humanos normais, mas não se aproxima de Deus; e o herói problemático, aquele que se sente moralmente abaixo dos homens normais.

Show full summary Hide full summary

Similar

Literatura Brasileira
Alessandra S.
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Gêneros Literários
Larissa Borela
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
TROVADORISMO
Denise Teófilo
RESUMO DE LITERATURA (PARTE 1)
Ana Loss
Quinhentismo
Isadora Borges
LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
jhonathannicolas
Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
Letícia Freato
MODERNISMO NO BRASIL
Carlos Moreira
De quem é a frase?
Liciane Brun