CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Description

Mind Map on CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO, created by valceliafma on 19/02/2016.
valceliafma
Mind Map by valceliafma, updated more than 1 year ago
valceliafma
Created by valceliafma about 8 years ago
5
0

Resource summary

CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO
  1. Associacoes
    1. “ Provindo de áreas inconsciente do nosso ser, as associações compõe a essência de nosso mundo imaginativo. São correspondências, conjecturas evocadas a base de semelhanças, ressonâncias intimas em cada um de nós com experiências anteriores e com todo um sentimento de vida.”
      1. “As associações nos levam para o mundo da fantasia.[...] Geram nosso mundo de imaginação. Geram um mundo experimental, de um pensar e agir em hipótese.”
        1. - De forma espontânea , as associações fazem interligações das ideias e dos sentimentos, leva o ser humano a fantasiar e imaginar uma serie de associações possíveis entre objetos e eventos, mesmo sem que o objeto esteja presente fisicamente.
      2. Ser consciente- sensível- cultural
        1. “ ... O homem será um ser consciente e sensível em qualquer contexto cultural.”
          1. - Essa característica do homem é algo natural, uma herança biológica.
            1. “ O comportamento de cada ser humano se molda pelos padrões culturais, históricos, do grupo em que ele, individuo, nasce e cresce.”
              1. - A cultura onde o individuo se insere sempre será a referencia para tudo que ele desenvolver, mesmo um desenvolvimento biológico que se dá a longo prazo, parte de uma mudança cultural que houve anteriormente. Por tanto a cultura sempre será a base para tudo que o ser humano faz.
            2. Ser sensivel
              1. “ Inata ou até mesmo inerente à constituição do homem, a sensibilidade não é peculiar somente a artistas ou alguns poucos privilegiados. Em si, ela é patrimônio de todos os seres humanos. [...] Uma grande parte da sensibilidade, a maior parte talvez, incluindo as sensações internas, permanece vinculada ao inconsciente.[...] Uma outra parte, porem, também participando do sensório, chega ao nosso consciente.[...] É a nossa percepção.[...] A percepção delimita o que somos capazes de sentir e compreender, porquanto corresponde a uma ordenação seletiva dos estímulos e cria uma barreira entre o que percebemos e o que não percebemos.”
                1. - Esse trecho nos leva a refletir sobre o ato criador que como citado não é algo apenas para alguns, todos nós possuímos a capacidade de criar , pois somos seres sensíveis. E dentro do campo da sensibilidade, temos então a percepção, que é responsável pela elaboração mental das sensações, ou seja, a percepção seleciona os estímulos que recebemos e constrói estruturas em níveis do consciente, nos dando a capacidade de compreender o mundo e refletir sobre as nossas ações e as consequências.
              2. Ser cultural
                1. “ ... o homem surge na historia como um ser cultural. Ao agir, ele age culturalmente, apoiado na cultura e dentro de uma cultura.”
                  1. - O homem nasce inserido em uma cultura e passa a agir a partir dessa cultura apreendida e portanto, ele através da sua ação também passa a produzir cultura.
                  2. "cultura: são as formas materiais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se comunicam e cuja experiência coletiva pode ser transmitida através de vias simbólicas para a geração seguinte."
                    1. A linguagem e as ferramentas como símbolo e mediação: “Os homínidas deviam poder comunicar suas experiências. Por meios rudimentares que fossem, em parte imitativos talvez, deviam ter mostrado aos jovens quais as pedras que serviam, como lascá-las e como caçar. Sua sobrevivência dependia disso. Só o poderiam ter feito usando algum tipo de expressão simbólica que designasse o objeto presente, a pedra, e também o objeto ausente, a finalidade da ação, o animal.”
                  3. Ser conciente
                    1. “ Ao se tornar consciente de sua existência individual, o homem não deixa de conscientizar-se também de sua existência social, [...] Nos processos de conscientização do individuo, a cultura influencia também a visão de cada um.”
                      1. - Partindo da reflexão do ser e estar no mundo, o homem se apropria dos valores vigentes da sua cultura e age a partir desse contexto. A cultura orienta os interesses e também o desejo de agir socialmente.
                      2. Valores: “A própria natureza em suas manifestações múltiplas é filtrada no consciente através de valores culturais, submetida a premissas que não se isentam das atitudes valorativas de um contexto social.
                        1. Fenômenos sociais: “a sensibilidade se converteria em criatividade ao ligar-se estreitamente a uma atividade social significativa para o indivíduo. No enfoque simultâneo do consciente, cultural e sensível, qualquer atividade em si poderia tornar-se um criar.”
                    2. Potencial
                      1. “Criar é basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo.[...] O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar.”
                        1. - Podemos identificar o ato criador em simples tarefa, pois para construí-lo necessitamos passar por essas fazes supra citadas de, compreender, relacionar, ordenar, configurar e significar. Tarefa esta que, apenas o homem é capaz de realizar.
                          1. “... o homem é um ser formador. [..]Nas perguntas que o homem faz ou nas soluções que encontra, ao agir, ao imaginar, ao sonhar, sempre o homem relaciona e forma.”
                            1. - Como um sujeito integral, ou seja, o homem como ser afetivo, racional, histórico, etc, o homem sempre relacionará e formará significados a partir da sua vivencia e da cultura a qual está inserido.
                              1. “ ... Em cada ato nosso no exercê-lo, no compreendê-lo e no compreender-nos dentro dele, transparecer a projeção de nossas ordem interior. Constitui uma maneira específica de focalizar e de interpretar os fenômenos, sempre em busca de significados. Nessa busca de ordenações e de significados reside a profunda motivação humana de criar.”
                                1. - O ato criador do homem, sempre partirá da sua necessidade.
                                  1. “... a percepção consciente na ação humana se nos afigura como uma premissa básica da criação, pois além de resolver situações imediatas o homem é capaz de a elas se antecipar mentalmente.”
                                    1. - A percepção se dá como o ponto de partida para o ato criador do homem. Através da percepção podemos identificar ou reconhecer certos problemas e suas soluções antes mesmo deste acontecerem. Essa imagem mental é uma característica que distingue a criatividade humana.
                              2. “O homem surge dotado de um dom singular: mais do que homo faber”
                                1. – O ser humano como ser capaz de fabricar ou criar a partir de ferramentas e inteligência.
                              3. Memoria
                                1. “ Em nosso consciente destaca-se o papel desempenhado pela memoria. Ao homem torna-se possível interligar o ontem e o amanhã. As intenções se estruturam junto com a memoria. São importantes para o criar.
                                  1. - A memoria toma um papel fundamental para a evolução do homem, pois a partir dela é possível interligar o passado e o futuro. E se utilizando da memoria o homem pode criar mentalmente soluções como por exemplos para alguma fracasso do passado, gerando novas experiências.
                                  2. “Supõe-se que os processos de memoria se baseia na ativação de certos contextos e não fatos isolados, [...] Nossa memoria seria, portanto, uma memoria não factual. Seria uma memoria de vida vivida. Sempre com novas interligações e configurações, abertas as associações."
                                    1. - A memoria cria uma estrutura com as situações vividas, interligando-os. Por serem interligados, os fatos e situações se dão conforme o contexto e se associam a fatos anteriores que sejam semelhantes.
                                  3. Falar, simbolizar
                                    1. “ Grande parte das associações liga-se à fala, [...] Mas o pensar e falar só se tornam possível dentro do quadro de ideias de uma língua.
                                      1. - O ser humano pensa falando, é uma fala silenciosa. Faz essas associações a partir da sua língua, da sua cultura, pois essas ideias se dão no contexto afetivo, portanto parte da cultura.
                                        1. “usamos palavras.[...] as palavras representam unidades de significação. Sua função é variada, porquanto são variados os relacionamentos em que as palavras formulam o conhecimento que temos do mundo. Entre outros, podem funcionar como signos e símbolos. Nos relacionamentos semânticos, o signo se coloca anterior ao símbolo,”
                                          1. - O homem possui a capacidade de, a partir da palavra trazer um objeto para o real por intermédio da noção que se tem dele. Não precisa mostrar uma cadeira para poder se falar dela, apenas falando temos a noção do que é uma cadeira e relacionar ao que esta sendo falado.
                                            1. “ As línguas são experiências coletiva, no sentido de nelas a experiência e a criatividade individual se tornarem anônimas. No mesmo sentido, as línguas são criação cultural; constituem o ambiente humano que age sobre individuo, o qual por sua vez atua sobre o ambiente. Por isso, ainda que a capacidade de falar e de simbolizar seja um potencial inato, o aprendizado da fala implica um aprendizado cultural; o potencial natural da língua, cada individuo o realiza num dado contexto cultural.
                                              1. A dificuldade em traduzir uma determinada língua se dá exatamente por esta ser rodeada de contexto cultural.
                                        2. Formas simbólicas e ordenações anteriores
                                          1. “Existem, na faixa de mediação significativa entre nosso mundo interno e o externo, outras linguagens além das verbais. Diríamos que, ao simbolizarem, as palavras caracterizam uma via conceitual. Essencialmente porém, no cerne da criação está a nossa capacidade de nos comunicarmos por meio de ordenações, isto é, através de FORMAS.”
                                            1. “ No que o homem faz, imagina, compreende, ele faz ordenando. Tudo se lhe dá a conhecer em disposições, nas quais as coisas se estruturam.[...] Na medida em que entendemos o sentido de ordenações, respondemos com outras ordenações que são entendidas, por sua vez, justamente no sentido de sua ordem.
                                          2. Potencial criador
                                            1. “ O potencial criador é um fenômeno de ordem mais geral, menos especifica do que os processos de criação através dos quais o potencial se realiza.
                                              1. "O potencial criador elabora-se nos múltiplos níveis do ser sensível-cultural-consciente do homem , e se faz presente nos múltiplos caminhos em que o homem procura captar e configurar as realidades da vida.”
                                            2. Tensão psíquica
                                              1. “ ... no acumulo energético necessário para levar a efeito qualquer ação humana, já se assinala a presença de uma tenção. No homem, em função de sua percepção consciente, o fenômeno não seria apenas de ordem física e sim se faria sentir em repercussão psíquicas.”
                                                1. “ E m cada atuação nossa, assim como também em cada forma criada, existe um estado de tensão.
                                                  1. "A tensão psíquica é vista as vezes como conflito emocional.[...] o conflito é condição de crescimento."
                                                    1. "não acreditamos que seja o conflito emocional o portador da criatividade. O que o conflito faria, dada a sua área e sua configuração particular em cada caso, ao intervir na produtividade de um artista, seria eventualmente propor a temática significativa por ser ela tão imediata e relevante para a pessoa. Poderia também, junto ao assunto assim selecionado, influir na escolha, ainda que inconsciente, Formas simdos meios e das formas de configurar.”
                                                  Show full summary Hide full summary

                                                  Similar

                                                  Blood Brothers (Characters)
                                                  nuhaheza
                                                  Romeo and Juliet essay
                                                  Tambo234
                                                  PE 1 Multi Choice Questions
                                                  Cath Warriner
                                                  Ebola Virus Disease
                                                  rubyduggan
                                                  GCSE Chemistry C1 (OCR)
                                                  Usman Rauf
                                                  Mind Maps with GoConqr
                                                  croconnor
                                                  Characters in "An Inspector Calls"
                                                  Esme Gillen
                                                  Bay of Pigs Invasion : April 1961
                                                  Alina A
                                                  5 Tips for motivating your students
                                                  Jen Molte
                                                  1PR101 2.test - Část 10.
                                                  Nikola Truong
                                                  General Pathoanatomy Final MCQs (111-200)- 3rd Year- PMU
                                                  Med Student