O que é leitura (Maria helena martins)

Description

Mind Map on O que é leitura (Maria helena martins), created by yamen_dogan on 14/03/2016.
yamen_dogan
Mind Map by yamen_dogan, updated more than 1 year ago
yamen_dogan
Created by yamen_dogan about 8 years ago
62
2

Resource summary

O que é leitura (Maria helena martins)
  1. 1 A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele.

    Annotations:

    • li
    1. 2 Quando começamos a organizar o conhecimento adquiridos,a partir das situações que a realidade impõe e da nossa nela; quando começamos a estabelecer relações entre a experiência e a tentar resolver os problemas que se nos apresenta - aí então estamos procedendo leituras as quais nos habilitam a ler tudo e qualquer coisa.
      1. 3 A psicanálise que tudo quanto de fato impressionou a nossa mente jamais é esquecido, mesmo que permaneça muito tempo na obscuridade do inconsciente . Essa construção evidencia a importância da memoria tanto para a vida quanto para a leitura.
        1. 4 O propósito é compreender a leitura, tentando desmitificá-la, por meio de uma abordagem desmitifica-la que permita avaliar aspectos básicos do processo, dando margem a se conhecer mais o próprio ato de ler.
          1. 5 Leitura sensorial: A visão, o tato, a audição, o olfato e o gosto podem ser apontados como os referenciais mais . elementares do ato de ler. O exemplo, visto anteriormente, dos momentos iniciais da relação da criança com o mundo ilustra a leitura sensorial
            1. 6 Leitura emocional: Sob o ponto de vista da cultura letrada, se a leitura sensorial parece menor, superficial pela sua própria natureza, a leitura emocional também tem seu teor de inferioridade: ela lida com os sentimentos, o que necessariamente implicaria falta de objetividade, subjetivismo. No terreno das emoções as coisas ficam ininteligíveis, escapam ao controle do leitor, que se vê envolvido por verdadeiras armadilhas trançadas no seu inconsciente.
              1. 7 Leitura racional: Para muitos só agora estaríamos no âmbito do status letrado, próprio da verdadeira capacidade de produzir e apreciar a linguagem, em especial a artística. Enfim, leitura é coisa séria, dizem os intelectuais. Relacioná-la com nossas experiências sensoriais e emocionais diminui sua significação, revela ignorância.
                1. 8 O treinamento para a leitura efetiva implica aprendermos e desenvolvermos determinadas técnicas. Dos manuais didáticos aos estudos aprofundados sobre o ato de ler, todos oferecem orientações ora menos ora mais objetivas e eficientes. Todavia, cada leitor tem que descobrir, criar uma técnica própria para aprimorar seu desempenho. Auxiliam-no, entre os fatores imediatos e externos, desde o ambiente e o tempo disponível até o material de apoio: lápis, papel ern branco, bombons, almofadas, escrivaninha ou poltrona, alto-falantes, fones - aí entra toda a parafernália de objetos que se fazem necessários ou que fazem parte do mise-en-scene de cada leito
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Números decimais
    Tania Goncalves
    Atividade 9°
    J.M.Soares Silva
    Livros para ler nas férias
    GoConqr suporte .
    INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
    wilton simão
    PROVA 1 - Metodologia Científica
    Isabel Fernandes
    LEITURA
    Luana Schramm
    Inglês Instrumental
    Luciano Braida
    Método das 28 palavras - menina, menino, uva e dedo
    Sofia Gaspar
    ESTRATÉGIAS DE LEITURA
    Emilio Augusto Ferreira da Silva
    O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
    ANTÓNIO DOMINGOS PIRES
    O Milagre da Manhã
    Gabriel Areco