A assistência humanizada no trabalho de parto: percepção das adolescentes 1

Description

Humanização no trabalho de parto e parto em adolescente
Keliane Melo
Mind Map by Keliane Melo, updated more than 1 year ago
Keliane Melo
Created by Keliane Melo almost 8 years ago
44
0

Resource summary

A assistência humanizada no trabalho de parto: percepção das adolescentes 1
  1. Em relação à gravidez na adolescência, A humanização do parto é de suma importância para a promoção dos fatores físicos e emocionais da mulher , visto que as mesmas geralmente enfrentam grandes dificuldades, pois é uma mudança muito grande na vida de uma adolescente perante a família, a sociedade e ao parceiro neste período.
    1. Percepção das puérperas sobre o atendimento da equipe de saúde obstétrica: Diante dos depoimentos e se tratando da assistência oferecida, percebe-se que para as mulheres, o parto rápido, o bom tratamento da equipe, o pouco sofrimento e o bom estado da mãe e do bebê foram os aspectos mais importantes na visão positiva do parto.
      1. O acompanhante: direito conquistado O direito ao acompanhante da gestante é garantido pela Lei nº 11.108/05 A Lei garante às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
      2. Práticas obstétricas instituídas
        1. Quanto ao oferecimento e/ou estímulo, pela equipe obstétrica, ao banho às gestantes em trabalho de parto, percebemos que não foi oferecido e/ou estimulado, como também negado, pela equipe obstétrica
          1. Quanto ao oferecimento, pela equipe obstétrica, de água às gestantes em trabalho de parto, poucas vezes as adolescentes relatarem que sim, foi oferecido a ingesta de líquidos, em sua maioria a resposta foi negativa.
            1. Quanto à realização do enema ou lavagem intestinal pela Equipe Obstétrica, às gestantes em trabalho de parto, Percebe-se que a Maternidade não vem acorrendo o enema como prática comum a obstetrícia
              1. Quanto à utilização do acesso venoso, para a administração de ocitocina, pela equipe obstétrica às gestantes em trabalho de parto e parto percebe-se claramente nos depoimentos a associação do acesso venoso com o fato de sentirem mais dores relativas ao processo parturitivo, portanto caracterizando essa relação biunívoca.
                1. Quanto à realização da episiotomia o que pode-se perceber foi a falta de informação em relação aos procedimentos realizados no corpo da parturiente, onde a mesma diz achar que foi realizado a episiotomia, pela correlação de ter percebido a ação da sutura, mas não por ter ciência do fato.
                2. MÉTODO
                  1. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de natureza qualitativa. Amostra: quinze adolescentes/puérperas do alojamento conjunto da Maternidade Oswaldo de Nazareth da cidade do Rio de Janeiro, mediante entrevista semiestruturada e analisado com os preceitos da análise
                  2. OBJETIVO
                    1. Identificar as percepções das adolescentes em relação á assistência oferecida no momento do seu trabalho de parto e parto; discutir essas percepções com a assistência humanizada no trabalho de parto e parto.
                    2. CONCLUSSÃO
                      1. Percebe-se a grande dificuldade encontrada pela Maternidade municipal para implementar uma assistência humanizada à mulher durante o trabalho de parto/parto, principalmente sendo ela adolescente, que pela própria fase passa por um período conturbado e com tantas modificações. Portanto, conclui-se que a implementação e a sensibilização dos profissionais de saúde para uma assistência humanizada fazem parte da principal estratégia para modificar esse cenário.
                      2. Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN)
                        1. O Programa defende a assistência ao trabalho de parto, parto e nascimento, com intenção de resgatar o caráter fisiológico de forma positiva e sem traumas para a mulher.
                          1. O objetivo primordial do PHPN é assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério às gestantes e ao recém-nascido, na perspectiva dos direitos de cidadania.
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          Definições do ECA - 02.10.2014
                          Marcelo Llaberia
                          Hormônios na Gestação
                          Gabriela Ferreira
                          Fundamentos da Educação
                          Sandra Aparecida Rincon Fernandes
                          Atendimento Humanizado
                          Adriele Arrais
                          Quiz Blog Pais Ninjas
                          Blog Pais Ninjas
                          Quiz da Gestante
                          Manuela Pinheiro
                          Trabalho
                          Gabriella Cesta
                          Distúrbios Hipertensivos da Gestação
                          Charles Bruno Trujillo
                          Exames complementares
                          Murilo Siqueira
                          ECA - mapa
                          Josih Godoy