Osmose

Description

a
Matheus Paracampos
Mind Map by Matheus Paracampos, updated more than 1 year ago
Matheus Paracampos
Created by Matheus Paracampos almost 8 years ago
222
0

Resource summary

Osmose
  1. Célula animal
    1. Em animais, apesar da célula não possuir uma membrana plasmática dita "perfeita" em termos de permeabilidade (devido ao facto de nela passar, não só água mas também outras substâncias como íons de sódio e potássio) é possível a ocorrência de osmose por transporte passivo. Uma pequena quantidade de água (meio hipotónico), no entanto, pode resultar na ruptura da célula: o exemplo clássico para esse acontecimento é a ruptura das hemácias, conhecida como hemólise.Em oposto, no momento em que há uma grande saída de água (meio hipertónico), a célula enruga-se
    2. Célula vegetal
      1. Em vegetais, apesar de grande similaridade com animais, a osmose tem suas particularidades. Primeiramente por não haver ruptura da célula devido à resistência que a parede celular proporciona e também pela presença do vacúolo que suporta certa quantidade de água. Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água. Ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular ou membrana celulósica, que é totalmente permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da célula. Assim, a entrada de água na célula não depende apenas da diferença de pressão osmótica entre o meio extracelular e o meio intracelular (principalmente a pressão osmótica do suco vacuolar, líquido presente no interior do vacúolo da célula vegetal). Depende, também, da pressão contrária exercida pela parede celular. Essa pressão é conhecida por pressão de turgescência, ou resistência da membrana celulósica à entrada de água na célula
      2. Osmose é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia.
        1. Solução hipertônica
          1. Solução que está mais concentrada em soluto que o meio
            1. Se a célula estiver em uma região hipertônica em relação à ela, a água irá em direção ao ambiente que estiver mais concentrado, neste caso, causando a perda de água pela célula, deixando-a murcha.
          2. Solução hipotônica
            1. Solução que está menos concentrada em soluto que o meio;
              1. Se a célula estiver em uma região hipotônica em relação à ela, tende a receber água do meio. Se entrar mais água do que a membrana plasmática da célula animal pode expandir para receber, a membrana irá se romper, causando a "lise celular". No caso da célula vegetal, o vacúolo vai exercer uma Pressão de Turgência, pressionando a água para fora da célula.
            2. Solução isotônica
              1. Quando a concentração de soluto na célula e no meio são iguais.
                1. Se a célula estiver em uma região isotônica, nada acontece. Por isso é utilizado o soro fisiológico, que possui a mesma concentração da célula, evitando que ela sofra qualquer tipo de pressão osmótica.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            BIOQUÍMICA CELULAR
            paulo.ximendes
            Bioquímica
            Luíza Cristina
            Ecologia I
            kyungsos
            Glossário de Biologia
            GoConqr suporte .
            Sistema Respiratório - Biologia
            GoConqr suporte .
            Sistemas do Corpo Humano
            GoConqr suporte .
            2a Lei de Mendel
            Andrea Barreto M. Da Poça
            A Célula
            Nathalia - GoConqr
            Reino Monera
            nathaliaires
            Exercícios- Tipos de Reprodução
            Andrea Barreto M. Da Poça