PROPOSTAS PEDAGÓGICAS OU CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Description

Mind Map on PROPOSTAS PEDAGÓGICAS OU CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, created by ana paula correa da silva on 11/10/2016.
ana paula correa da silva
Mind Map by ana paula correa da silva, updated more than 1 year ago
ana paula correa da silva
Created by ana paula correa da silva over 7 years ago
24
2

Resource summary

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS OU CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  1. Diferentes pesquisadores têm enfatizado a importância de levar em conta os sujeitos (professores, crianças e jovens, famílias) na produção das propostas e nos estudos dos processos educacionais.
    1. O texto nos traz a história de como ocorreram os debates e discussões sobre a propostas peda´gogias ou curriculares da educação infantil, sendo que hoje temos o referencial curricular nacional, mas este ainda parece desprezar conquistas e questões críticas tais como: de que modo construir um currículo na tensão do universalismo e dos regionalismos? Como construir um currículo que não desumanize o homem, que não fragmente o sujeito em objeto da sua prática? Como romper com um contexto que não leva em conta as trajetórias dos professores, as questões étnicas, a desigualdade sócio-econômica?
      1. Então O debate em torno do currículo tem mordido as pontas do problema, mas não o miolo: ou se refere à escola; ou se vincula à dimensão macro, aborda modelos, desenhos e políticas numa perspectiva ampla, supondo que é possível mudar à força o real, com decretos, projetos, referenciais ou parâmetros sem mudar as condições. pois é necessário discuti-lo coletivamente. Sendo que conhecer propostas pedagógicas em ação implica conhecer os documentos por ela produzidos, e também sua história, seus discursos e as histórias das equipes e suas propostas, elos de uma corrente tantas vezes descontinuada, partida, interrompida.
        1. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS U CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: para retomao debate Sonia Kramer (PUCRIO)
    2. A origem das discussões sobre curriculo no brasil, está diretamente ligado ao movimento escolanovista, visto que sua crença no poder da escola, e a busca por ideias inovadoras, marcam este processo.
      1. O currículo inclui definições sobre o tipo de escola que se deseja, o que se pretende oferecer, a forma de administrá-la, o contexto histórico, ideológico, filosófico, sociológico, cultural, político, econômico e psicológico em que se insere.
        1. o currículo é como um roteiro de viagem coordenada por um parceiro mais eficiente: o educador ou professor. Atividades são programadas, estruturando um cotidiano dinâmico, agradavelmente disciplinado pela adequada participação de todos, em clima de autonomia e cooperação. Embora também incluam as necessárias tarefas de cuidado, como merenda e higiene, as atividades têm seu foco central no trabalho propriamente pedagógico realizado com as crianças.
          1. De um modo geral, o texto mostra que todos que estiveram incumbidos de discutir o mesmo consideram importante que o currículo, proposta ou projeto explicite esses valores e as respectivas concepções, especialmente aquelas relativas aos conceitos de infância, homem, educação, educação infantil, conhecimento, cultura, desenvolvimento infantil, função da instituição em relação à criança, à família e à comunidade. Tambem trazendo nos textos a preocupação comum diz respeito à necessidade de se considerar aspectos institucionais/organizacionais na definição e implementação do currículo, proposta ou projeto. Esses aspectos incluem recursos humanos, materiais e financeiros destacando-se a formação dos profissionais.
        2. Atra´ves de debate várias etapas foram registradas, várias ideias em relação a questão: O que é proposta pedagógica e currículo em educação infantil? Essas idéias foram o ponto de partida para a construção de procedimentos, critérios e instrumentos da análise das propostas pedagógicas ou curriculares realizada pelo MEC.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          The Elements of Drama
          amz.krust
          Chemistry Quiz General -3
          lauren_johncock
          A2 Geography- Water Conflicts
          sophielee0909
          P2 Radioactivity and Stars
          dfreeman
          Business Studies Unit 1
          kathrynchristie
          20 Study Hacks To Improve Your Memory
          jen.sch.ca
          GCSE Chemistry C1.1 - Fundamental Ideas in Chemistry
          chancice.branscombe
          GCSE- Music keywords and definitions.
          Camille Bailey
          Musical Terms
          Abby B
          Body Systems Revision
          D Arora
          SFDC App Builder 1 (176-200ish)
          Connie Woolard