Manutenção

Description

Para você que gostaria de estudar !!!
Caio Umbelino
Mind Map by Caio Umbelino, updated more than 1 year ago
Caio Umbelino
Created by Caio Umbelino over 7 years ago
21
0

Resource summary

Manutenção
  1. Porque aplicar ?
    1. Com o tempo, cada parte da máquina ou equipamento sofre desgastes durante a operação. Estes desgastes podem ser dos mais diversos tipos como: abrasão, corrosão, erosão, envelhecimento, contaminação, dano, erro de funcionamento, etc. Os desgastes possuem um limite em cada equipamento e toda vez que este limite é rompido, o equipamento quebra. A única atividade que é capaz de corrigir estas condições é a manutenção, que consegue restaurar os desgastes e condição inicial dos equipamentos, mantendo os mesmos em níveis satisfatórios que garantem a operação da planta. Em uma indústria de processo contínuo, a manutenção torna-se crítica porque uma pausa no processo é muito caro, uma vez após a quebra do equipamento, leva-se um tempo considerável para restabelecer o ciclo do processo. Em muitos casos ainda, durante o restabelecimento, consome-se muita matéria-prima sem produzir nada. Como exemplo, podemos citar o combustível que é consumido pelo gerador de vapor durante a operação de arranq
    2. O que é ?
      1. Manutenção é a ação de manter, sustentar, consertar ou conservar alguma coisa ou algo. A manutenção é formada por um conjunto de ações que ajudam no bom e correto funcionamento de algo, como por exemplo a manutenção das máquinas de um avião. O termo manutenção também pode estar relacionado com a conservação periódica, ou seja, com os cuidados e consertos que são feitos entre determinados períodos de tempo com o intuito de preservar, como por exemplo a manutenção de um patrimônio histórico. A manutenção tem o intuito de reparar ou repor algo que está estragado ou que não funciona corretamente, consertando para que volte a desenvolver a função requerida inicialmente.
      2. Tipos
        1. Planejada
          1. Manutenção Preventiva
            1. Manutenção baseada no tempo
              1. Manutenção baseada nas condições
              2. Manutenção de Parada
                1. Manutenção Corretiva
                  1. Manutençao Produtiva Total
                  2. Não Planejada
                    1. Manutenção de Quebra
                  3. Sinônimos
                    1. conserto
                      1. substantivo masculino 1. restauração ou recomposição de coisa rasgada, descolada, partida, deteriorada etc. "haverá c. para esta tela rasgada?" 2. recolocação em atividade ou no andamento normal de algo desregulado ou parado. "c. de um motor"
                      2. sustentação
                        1. substantivo feminino 1. abastecimento renovado do conjunto das substâncias necessárias à conservação da vida; nutrição, alimentação, sustento. "o solo pobre não fornece suficiente s. às plantas" 2. ato ou efeito de dar apoio. "hoje poucos partidos estão dando s. ao governo"
                        2. subsistência
                          1. substantivo feminino 1. estado das pessoas ou coisas que subsistem, que se mantêm; existência, permanência. "s. de uma disposição legal" 2. conjunto das coisas essenciais à manutenção da vida; sustento. "meios de s."
                          2. preservação
                            1. substantivo feminino 1. m.q. CONSERVAÇÃO ('conjunto de medidas'). 2. série de ações cujo objetivo é garantir a integridade e a perenidade de algo; defesa, salvaguarda, conservação. "p. de um bem cultural"
                            2. conservação
                              1. substantivo feminino 1. preservação contra dano, perda ou desperdício. "c. do solo" 2. conjunto de medidas permanentes para impedir que se deteriorem com o tempo objetos de valor, como monumentos, livros, obras de arte etc. "empresa de c."
                            3. Outros
                              1. Manutenção de software
                                1. Em engenharia de software, manutenção de software é o processo de melhoria e otimização de um software já desenvolvido (versão de produção), como também reparo de defeitos. A manutenção do software é uma das fases do processo de desenvolvimento de software, e ocorre a seguir a entrada do software em produção. Esta fase envolve: mudanças no software para corrigir defeitos e deficiências que foram encontrados durante a utilização pelo usuário novas funcionalidades para melhorar a aplicabilidade e usabilidade do software.
                                2. Software de manutenção
                                  1. Os softwares de manutenção, também chamados de "CMMS" (Computerized Maintenance Management System) são sistemas específicos criados para informatizar, gerenciar e otimizar uma série de procedimentos do setor de manutenção de empreendimentos que variam de pequenas empresas a multinacionais. Integrados a toda a grade de processos, softwares de manutenção agilizam o trabalho dos funcionários e também permitem que outros setores acompanhem, através de gráficos e relatórios, a performance das áreas contempladas por seus serviços.
                                  2. Manutenção em sistemas de esteiras industriais.
                                    1. Os acionamentos de esteiras transportadoras médias de hoje exigem projetos compactos, consumo reduzido de graxa, menor inspeção manual e menos manutenção. Projeto mais seguro e ergonômico também é importante, uma vez que essas esteiras transportadoras frequentemente operam em ambientes fechados. Para lidar com essas condições, os projetistas estão procurando maneiras de diminuir as emissões do projeto, reduzir o consumo de graxa e limitar a inspeção manual e os requisitos de manutenção. A SKF pode ajudar você a otimizar o desempenho do sistema de acionamento Permitindo uma operação mais segura e ergonômica para realizar a montagem e a manutenção de maneira mais rápida e fácil, a SKF pode otimizar o desempenho do sistema de acionamento de várias maneiras. Os avançados sistemas de lubrificação, rolamentos, vedações e mancais SKF podem ajudar a aumentar a confiabilidade e cortar os custos operacionais.
                                    2. Manutenção em equipamentos industriais
                                      1. A importância da manutenção de equipamentos industriais está diretamente ligada com o fato de que essas ferramentas, assim como qualquer outro objeto, se degeneram com o tempo. Algumas medidas devem então ser tomadas para um progresso financeiro e técnico. Uma empresa séria e responsável, realiza a manutenção de equipamentos industriais de maneira que seus técnicos inspecionem e corrijam falhas técnicas, além de aplicar medidas de intercessão seguras para os diferentes sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos de uma indústria.
                                      2. Manutenção de computador
                                        1. A manutenção relacionada a computadores é a ação, ou conjunto de ações, desencadeada visando solucionar um problema diagnosticado no computador, ou antever o problema por meio de análise de situações no funcionamento do computador, relacionado a software e/ou hardware.
                                      3. Objetivos
                                        1. Os diferentes tipos de manutenção, apesar de se diferenciarem nos seus aspectos, possuem alguns objetivos comuns, dentre os quais podemos citar: Assegurar a disponibilidade de equipamentos com qualidade nos serviços; Corrigir eficiências perdidas de forma a proporcionar o menor custo de produção; Garantir a segurança de equipamento operacional e a segurança das pessoas que trabalham na empresa.
                                        Show full summary Hide full summary

                                        Similar

                                        Manutenção de Máquinas e equipamentos
                                        Ilvan Ferreira da Silva
                                        Física: Mecânica - Cinemática
                                        GoConqr suporte .
                                        Fórmulas de MU e MUV
                                        riquefda
                                        LEITURAS DE FÍSICA (MÊCANICA) 1-10
                                        Biancamedeiros
                                        Física - ENERGIA
                                        Nathália e Ana Paula
                                        Mecânica Basica
                                        Dalmo Lacerda da Filho
                                        AVALIAÇÃO DE MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
                                        Leandro almeida
                                        Fórmulas de Pressão
                                        riquefda
                                        LEITURAS DE FÍSICA (MECÂNICA) 11-20
                                        Biancamedeiros
                                        Avaliação Teórica - Manutenção de Computadores
                                        niltonoliveira