Estado Nacional Moderno ou Antigo Regime

Description

trabalho 4°b historia 1
Kivia de Castro
Mind Map by Kivia de Castro, updated more than 1 year ago
Kivia de Castro
Created by Kivia de Castro over 7 years ago
61
1

Resource summary

Estado Nacional Moderno ou Antigo Regime
  1. O Estado Nacional Moderno ou Antigo Regime consistiu em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política.
    1. A partir do século XVI, a Europa Ocidental sofreu diversas transformações que promoveram o crescimento das cidades, das atividades comerciais e da ciência.
      1. Foi em meio a essas mudanças que as Monarquias Nacionais surgiram, contribuindo para o fortalecimento do poder real e acarretando no desaparecimento gradual da servidão e no declínio do mundo feudal.
        1. O processo de centralização política nas mãos do rei foi o símbolo da formação dos Estados Modernos na Europa, os exemplos mais clássicos desse processo foram Espanha, Portugal e França.
          1. Entre os principais aspectos que caracterizaram as Monarquias Nacionais estão:
            1. A burocracia administrativa, que ganhou um corpo de funcionários que tinham a função de desempenhar tarefas de administração pública; A força militar, que gerou a necessidade de criação de um exército nacional para conter possíveis invasões ou confrontos com outros países e também para estabelecer ordem pública na sociedade;
              1. Leis e justiças unificadas, que foram responsáveis pela formação de leis que possuíam caráter da manutenção da ordem, além de melhor proteger os direitos e deveres dos cidadãos; Sistema burocrático, que marcou o surgimento das tarifas e tributos cobrados pelo rei para sustentar as despesas públicas.
                1. O desenvolvimento da navegação marítima marcou a busca por expansão territorial dos Estados Nacionais Modernos. Os reis almejavam conquistar riquezas no além-mar, obtendo novos mercados e expandindo o comércio.
                  1. A busca por metais preciosos e o interesse na propagação da fé cristã também impulsionaram a descoberta de novos territórios. O Estado Nacional Moderno Português retratou claramente isso na colonização da América Portuguesa no século XVI. O objetivo dos portugueses foi concretizado na prática colonizadora que ocasionou a ampliação de suas fronteiras, a obtenção de novos comércios, o descobrimento de locais com metais preciosos e a disseminação do catolicismo, resumindo perfeitamente as ambições que os Estados Nacionais Modernos possuíam.
                    1. A formação do Estado Nacional Moderno representou uma nova fase das relações comerciais de alguns países europeus e contribuiu para centralização do poder político real, como foi o caso do rei francês Luís XIV, que simbolizou em uma frase esse período dizendo que o “Estado sou eu”. Chamado também de Rei “Sol”, Luís XIV retratou o apogeu dos reis no Antigo regime até o surgimento do período iluminista (século XVIII) que criticou a política centralizadora dessa época.
                      1. Com isso aconteceu o absolutismo inglês que foi a dinastia Tudor (Henrique VII foi o primeiro monarca), que conseguiu obter, a partir de 1485, apoio do Parlamento inglês e da burguesia, favorecendo a formação do absolutismo na Inglaterra. - Centralização do poder nas mãos do monarca, que controlava a política, a justiça e a economia da Inglaterra.
                        1. A Guerra das Rosas foi resultado dos problemas sociais e financeiros decorrentes da Guerra dos Cem Anos, combinados com o reinado considerado fraco de Henrique VI, que perdeu muitas das terras francesas conquistadas por seu pai e foi severamente questionado pela nobreza.
                          1. Os Tudor foi um século de poder eles conseguiram dar fim a uma guerra civil, criaram uma nova religião e colocaram a Inglaterra no caminho para se tornar uma potência. Isso tudo em apenas 100 anos
                            1. o governo de Luís XIV também representou as contradições geradas pelo próprio absolutismo. Para impedir a ascensão política da classe burguesa, Luís XIV realizou a revogação do Edito de Nantes. Com tal medida, o rei poderia perseguir a burguesia no momento em que ela contrariasse os interesses monárquicos. Após o fim do seu governo, a tensão entre Estado e burguesia preparou terreno para a deflagração da Revolução Francesa, em 1789.
                              1. A dinastia capetiana, também chamada dinastia rebelada, foi uma dinastia real que governou a França durante mais de trezentos anos. O nome vem da alcunha do fundador, Hugo, duque dos francos. Como se tratava do mais importante vassalo do rei Luís V de França, Hugo conseguiu fazer-se eleger rei quando da morte de Luís, em 987. Hugo Capeto era também primo de Luís V e descendente da dinastia carolíngia - então reinante -, como neto do rei Roberto I de França.
                                1. A expressão Guerra dos Cem Anos, surgida em meados do século XIV, identifica uma série de conflitos armados, registrados de forma intermitente, durante o século XIV e o século XV (de 1337 a 1453, concordando com as datas convencionais), envolvendo a França e a Inglaterra.[1] Embora a guerra tenha durado 116 anos o tempo foi arredondado para 100.
                                  1. A longa duração desse conflito explica-se pelo grande poderio dos ingleses de um lado e a obstinada resistência francesa do outro. Ela foi a primeira grande guerra europeia que provocou profundas transformações na vida econômica, social e política da Europa Ocidental.
                                    1. A Guerra dos 3 Henriques (1587-1589) aconteceu na França, logo após a morte do rei Carlos IX. Foi disputada por Henrique de Guise, Henrique de Navarra Bourbon e Henrique III, irmão de Carlos IX.
                                      1. Durante o século XVI, os reis Bourbon governaram Navarra e França. Já no século XVIII, membros da Casa de Bourbon detiveram tronos em Espanha, Duas Sicílias e Parma. Espanha e Luxemburgo são atualmente duas monarquias governadas pelos Bourbon.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          O Governo-Geral Brasil colônia
          jacson luft
          Iluminismo
          Priscila Reinaldo
          Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)
          Isadora Borges
          Idade Média
          Duda moschen
          Historia - Feudalismo
          Maria Clara Ferreira
          Filosofia Medieval
          Artur B. Linhares
          Antiguidade Oriental
          Izadora Sulzbacher
          Independência do Brasil.
          Marina Amaral
          HISTÓRIA DA LITERATURA
          Thais Meira
          Antiguidade Clássica: Grécia II
          Bruno Fernandes3682
          Antiguidade Clássica - Grécia III - Período Clássico
          Bruno Fernandes3682