A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no norte de onde hoje se localiza a França, no século XII.

Description

UAJ
Mehiel Santos
Mind Map by Mehiel Santos, updated more than 1 year ago
Mehiel Santos
Created by Mehiel Santos over 7 years ago
23
1

Resource summary

A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no norte de onde hoje se localiza a França, no século XII.
  1. Difundiu-se inicialmente como um estilo arquitetônico para diversas localidades da Europa até o século XV. A arte gótica é considerada como uma expressão do triunfo da Igreja Católica durante a Idade Média, já que era uma expressão artística notadamente religiosa.
    1. O estilo gótico era contraposto ao estilo arquitetônico românico, anteriormente em voga nas construções medievais, principalmente em mosteiros e basílicas. Essas construções eram caracterizadas pelos arcos de volta perfeita, redondos, e por abóbodas de arestas (constituídas pela penetração de duas abóbodas) feitas em estruturas maciças e com poucos vãos.
      1. No estilo gótico, as estruturas das construções são mais leves, formadas por vãos mais amplos, cujo objetivo é conseguir uma maior luminosidade no interior das edificações, auxiliada pela utilização de janelas delicadamente trabalhadas e de vitrais em forma de rosáceas.
        1. Mas o estilo gótico não se resumiu à arquitetura. Nas representações escultóricas houve também mudanças, caracterizadas principalmente com a intenção de dar vida às figuras humanas através da expressão de sentimentos. Colocadas nos pórticos das catedrais, as esculturas góticas parecem movimentar-se e olhar uma para as outras, carregando ainda símbolos que permitiam a identificação dos personagens bíblicos, por exemplo. Um dos nomes de destaque na escultura gótica foi Nicola Pisano.
          1. Na pintura é de se destacar as iluminuras realizadas nos manuscritos religiosos, onde mais uma vez a intenção de retratar os sentimentos humanos foi expressa. Na pintura gótica, o nome de Giotto di Bondone (1267-1337) destacou-se, apesar de o pintor italiano representar uma transição para o Renascimento, desenvolvendo novas concepções e métodos de trabalho, buscando um realismo cada vez maior.
            1. Outro pintor de destaque foi o holandês Jan Van Eyck (1390-1441) que pretendeu registrar os aspectos da vida urbana e da nascente sociedade burguesa de sua época, buscando trabalhar também com a noção de perspectiva e com a representação dos detalhes em suas obras.
              1. A arte gótica acompanhou o período do renascimento urbano e comercial na Europa, disseminando-se com o poder econômico da nascente burguesia do continente. Não eram somente as catedrais que eram trabalhadas pelos arquitetos, escultores e pintores, mas também os edifícios seculares, não religiosos. Um exemplo foi a construção do Palácio dos Doges, iniciada, em 1309, em Veneza, no auge do poder econômico da cidade portuária italiana. A partir de finais do século XV, o gótico foi sendo paulatinamente superado pelo estilo artístico desenvolvido com o Renascimento.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Islamismo
                celine.stefany
                Arte Românica
                Pedro Harzer
                Arte Romana
                vithor lavor
                Racionais MC's
                Rian Sperling
                EDUCAÇÃO AMBIENTAL -LEI 9.265 - ES
                MARIA BERNARDETE GUIMARAES
                Intensivo UEL
                Otavio Ferreira
                Resumo do filme "Com Amor, Van Gogh" — Artes/Segundo Bimestre
                Giovana Figueiredo
                teste de artes
                sousavitoria033
                9º ano - Publicidade - Arte e o mundo dos negócios
                Pedro Correia