FOGO

Description

Aspectos gerais ,evolução e cultura relacionados a descoberta do fogo.
GIULIA MIRANDA
Mind Map by GIULIA MIRANDA, updated more than 1 year ago
GIULIA MIRANDA
Created by GIULIA MIRANDA over 7 years ago
56
0

Resource summary

FOGO
  1. A origem da sociedade humana, como a conhecemos atualmente, ocorreu a partir do momento em que o Homem passou a dominar o fogo.
    1. CULTURA
      1. Nos gregos, há Apolo como o deus originário da luz e do fogo ;era considerado protetor do fogo do lar, da cidade, das colônias e também dos rebanhos.
        1. Flechas incendiárias eram atiradas em direção ao sol por ocasião de um eclipse, o que revela um desejo de domínio mágico do sol, entre tribos peruanas.
          1. Há tribos árabes que acendem as fogueiras e saltam, repetindo o salto sete vezes. Além de julgarem o fogo purificador, também usam as cinzas das fogueiras como benéficas, e passam-nas pelo corpo e cabeça.
            1. Na Bíblia Sagrada, existem dezenas de referências ao fogo, muitas das quais o tratando de forma simbólica. Uma das mais marcantes referências do fogo na Bíblia trata-se da sua associação à presença Divina na vida do cristão.
            2. EVOLUÇÃO
              1. Melhorou o regime de alimentação, proporcionou uma defesa veio trazer proteção contra o frio. Fonte de luz e calor, o fogo contribuiu Homens para estreitar os laços de solidariedade entre os membros dos bandos que se juntavam à noite em volta das fogueiras.
                1. passou a ser empregado na agricultura e pecuária, servindo para limpeza de áreas; e foi amplamente empregado na fundição de metais
                  1. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL- As primeira máquinas foram usadas para extrair a água das minas de carvão, mas logo foram aplicadas nas indústrias e no desenvolvimento dos trens. Em poucas décadas, essas máquinas transformaram o mundo.
                    1. Com o advento da máquina a vapor, usando o fogo como fonte de energia, ocorreu o grande processo de industrialização que nos levou ao atual estágio tecnológico
                      1. As máquinas térmicas ; máquinas de combustão interna, produzem calor em resultado da queima de combustíveis fósseis, com a consequente libertação dos gases poluentes resultantes da combustão. Contribuindo para o efeito estufa, grande desafio que coloca em risco a humanidade e o meio ambiente.
                2. desperta medo pelo efeito devastador que pode ter, podendo destruir plantações, florestas, casas, matando pessoas e animais.
                  1. na natureza as queimadas sempre influenciaram o habitat selvagem lém da mortalidade de animais em grandes incêndios, esta relacionada a caça predatória da cadeia alimentar
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              RENASCIMENTO CULTURAL
              Lucas Villar
              CEJA VIRTUAL - FASCÍCULO 1 - UNIDADE 1 - CULTURA E IDENTIDADE
              Hilário Jr
              Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
              Jean Silva
              A ação humana e os valores
              Paulo Gomes
              Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
              osmar oliveira
              Atividade sobre Corporeidades
              Cejarj Cecierj
              Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
              Cleime José da Silva
              COLEÇÃO DE JOIAS - TCC MACKENZIE - DESIGN
              Débora Rodrigues Brisighello
              Tema: Cultura
              Cezar Augusto
              Contextualização da disciplina Antropologia e cultura brasileira
              Sanielle Oliveira
              AULA 01- LIBRAS - GERAL
              Emannuelle Araújo